Padroeira de Jundiaí: Família devota conta emocionante história de intercessão pela vida da filha
Conecte-se conosco

Jundiaí

Padroeira de Jundiaí: Família devota conta emocionante história de intercessão pela vida da filha

Bruna conta que tem muitas graças recebidas por meio de Nossa Senhora do Desterro, mas a mais significativa é sobre sua filha mais velha.

Publicado

em

Atualizado há

Família em igreja
Após intercessão à Nossa Senhora do Desterro, a filha de Bruna voltou para casa saudável (Foto: Arquivo Pessoal)

Nesta segunda-feira, 15 de Agosto, a cidade de Jundiaí comemora o Dia da Padroeira da cidade, Nossa Senhora do Desterro. De acordo com o catolicismo, a padroeira de uma cidade é aquela que protege, defende e é como uma mãe para os cidadãos. No caso de Jundiaí, é como se Nossa Senhora do Desterro fosse a mãe dos jundiaienses.

Naturalmente, essa visão tem relação com a religião, e muitos na cidade são devotos de Nossa Senhora do Desterro. Um dos fieis é Bruna Bellodi Bacchin (34), que acredita que por intercessão da santa, sua filha mais velha pode sair do hospital.

“Sou devota de Nossa Senhora do Desterro há vários anos. Sou paroquiana, então naturalmente nos “aproximamos”. Não dá pra negar colo de Mãe”, comenta Bruna. “Tenho muitas graças recebidas por meio dela, mas a mais significativa é sobre minha filha mais velha”.

Mãe e filha
Foto: Arquivo Pessoal

Diagnóstico inesperado

Há 10 anos, quando Bruna deu à luz sua primeira filha, aparentemente a criança nasceu saudável. Mas, cerca de 12 horas depois, o quadro clínico e exames detectaram sepse neonatal grave. A Sepse é uma reação séria generalizada a uma infecção que se espalha pelo sangue.

Recém-nascidos diagnosticados com sepse em geral se apresentam apáticos, não se alimentam bem, costumam ter uma coloração acinzentada na pele e muitos apresentam febre ou temperatura corporal baixa. Na época, Bruna trabalhava na área da saúde, atendia crianças com o mesmo diagnóstico, e conhecia os riscos.

“Ela precisou ficar na UTI. Eu sabia que se ela se recuperasse, poderia inclusive ter sequelas”, comentou a mãe.

De acordo com especialistas, a infecção na corrente sanguínea pode se disseminar até os tecidos que recobrem o cérebro e o próprio cérebro, meningite.

Intercessão à Nossa Senhora do Desterro

Assim como qualquer filho, Bruna recorreu à sua mãe do coração, a santa padroeira de Jundiaí, para interceder por sua filha recém-nascida.

“Pedimos intercessão de Nossa Senhora do Desterro para que cuidasse dela. Somos ativos na Paróquia, temos uma comunidade. Desde que foi dado o diagnóstico, todos – família e comunidade – rezávamos”, explica.

Família em igreja
Foto: Arquivo Pessoal

“Nas visitas na uti, de modo muito particular, segurávamos a mão dela e rezávamos juntos (eu e meu marido) a oração de Nossa Senhora do Desterro.”

Incrivelmente, a menina superou o diagnóstico, sem nenhuma sequela ou sinal da Sepse. “Ela saiu da UTI como se não tivesse tido absolutamente nada. Hoje já tem 10 anos, e inclusive canta no coral da novena desde os 6 anos.”

Padroeira de Jundiaí

No Brasil há, segundo o historiador, duas importantes cidades que fazem menção a essa padroeira: Jundiaí e Florianópolis.

“A invocação de Nossa Senhora do Desterro se dá para lembrar a fuga da Família Sagrada para o Egito, quando o rei Herodes mandou matar todas as crianças que nasceram naquela época, porque as profecias diziam que dali nasceria o Rei dos Judeus. A Sagrada Família foi ‘desterrada’, portanto, e se refugiaram em outro lugar por alguns anos. Daí o termo de Nossa Senhora do Desterro”, explica Samuel Vidilli, cientista social que desenvolveu um trabalho de escrita sobre a história de Jundiaí.

Padroeira de Jundiaí Nossa Senhora do Desterro é a mãe dos imigrantes
Padroeira de Jundiaí Nossa Senhora do Desterro é a mãe dos imigrantes

Esse significado de fuga ainda traduz para Jundiaí, como ele mesmo disse, ‘uma obra do acaso’, que remete principalmente aos imigrantes italianos, que vieram para cá no século 19 fugindo do desemprego na Europa.

“Nossa Senhora do Desterro é muito comum na Itália, é a ‘Madonna dei Emigrante’. E essa é a padroeira da Vila, depois da cidade de Jundiaí. Há uma imagem do século 18 até hoje na Catedral que mostra a Sagrada Família, em fuga, para o Egito”.

Jundiaí

JundiaíShopping entrega carro 0km para ganhadora do sorteio de Dia das Mães

“Essa foi a primeira vez que ganhei um sorteio na vida”, comemorou Tatiana, vencedora do sorteio e nova dona de um Volkswagen Taos Confortline 0km.

Publicado

em

A imagem mostra uma família de quatro pessoas posando ao lado de um carro novo em um shopping. O grupo inclui um homem, uma mulher, uma menina e um menino.
O sorteio, que encerrou a promoção de Dia das Mães de 2024, foi realizado por meio da Loteria Federal da última quarta-feira (15) (Foto: Divulgação/JundiaíShopping)

A jundiaiense Tatiana Cristina é a feliz ganhadora de um automóvel Volkswagen Taos Confortline 0km. Tatiana ganhou o sorteio de Dia das Mães do JundiaíShopping com o número da sorte 7-82210. O sorteio, realizado através da Loteria Federal, aconteceu na última quarta-feira (15), com resultado confirmado na quinta-feira (16), de acordo com o que estava previsto no regulamento da promoção.…

Continuar lendo

Jundiaí

Alunos do Divino arrecadam mais de 3 toneladas de doações para entidades de Jundiaí e para o RS

A Gincana Estudantil Divino Salvador existe desde 1982 e tem momentos esportivos e culturais, além da solidariedade.

Publicado

em

Por

Foto: Divulgação/Colégio Divino

A tradicional Gincana Estudantil Divino Salvador 2024 - a GEDS - terminou esta semana com gosto de missão cumprida. Todos os anos, os alunos se unem para arrecadar doações e, este ano, planejaram entregar para 11 entidades sociais de Jundiaí. Ao todo, os alunos arrecadaram mais de 3 toneladas de alimentos, como leite, feijão, arroz, óleo, açúcar, além de itens…

Continuar lendo

Jundiaí

Intervenção Preventiva da APAE Jundiaí é investimento na saúde e desenvolvimento de bebês

O PIP não significa que o bebê terá alguma deficiência, mas sim que está recebendo o cuidado necessário para um desenvolvimento saudável.

Publicado

em

Foto: APAE de Jundiaí

O Programa de Intervenção Preventiva (PIP) da APAE de Jundiaí se destaca como uma iniciativa fundamental para o desenvolvimento saudável de bebês entre zero e dois anos. Com acompanhamento especializado em psicologia, fonoaudiologia e fisioterapia, o PIP oferece às crianças de alto risco ferramentas para alcançar seu pleno potencial. Destinado a bebês que apresentam fatores de risco para o desenvolvimento,…

Continuar lendo

Jundiaí

Obras do prolongamento da Av. Antônio Frederico Ozanan avançam e chegam a 55% de conclusão

Prefeito Luiz Fernando Machado e equipe em visita técnica às obras do prolongamento da Av. Antônio Frederico Ozanan

Publicado

em

A obra, que inclui pontes e duplicação de túnel, promete melhorar a mobilidade urbana e reduzir o tempo de viagem para milhares de motoristas. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A maior obra de mobilidade urbana de Jundiaí segue em ritmo acelerado e já atingiu 55% de execução. Nesta quinta-feira (16), autoridades municipais, incluindo o prefeito Luiz Fernando Machado, gestores, servidores e vereadores, realizaram uma visita técnica para acompanhar o andamento das obras do prolongamento da Avenida Antônio Frederico Ozanan. Um investimento significativo para Jundiaí O investimento total na obra…

Continuar lendo

Jundiaí

Fundo Social de Jundiaí abre inscrições para cursos gratuitos e em parceria com o Senai

Há cursos de Eletricista Residencial, Microsoft Power BI, Implantação de serviços em nuvem Google Cloud Foundations, Implantação de serviços em nuvem – AWS Cloud.

Publicado

em

O Fundo Social de Solidariedade (Funss) de Jundiaí abre inscrições para novas turmas de cursos gratuitos e em parceria com o Senai, a partir de segunda-feira (20). As inscrições podem ser feitas online, através do site da Prefeitura de Jundiaí. Cursos gratuitos Eletricista Residencial: Vagas: 16 Datas: 03 a 20 de junho, das 18h às 22h Total de aulas: 12…

Continuar lendo
Publicidade