Sesc Jundiaí celebra centenário de nascimento da escritora Clarice Lispector
Conecte-se conosco

Jundiaí

Sesc Jundiaí celebra centenário de nascimento da escritora Clarice Lispector

Dez dias com artistas diversos interpretando em vídeos de 1 minuto trechos marcantes da obra de um dos maiores nomes da literatura brasileira do século XX

Publicado

em

Atualizado há

Clarice Lispector no Sesc Jundiaí. (Foto; Divulgação)

Em dezembro do ano de 2020, a escritora Clarice Lispector completaria cem anos. Uma série de eventos no Brasil e no exterior está programada para celebrar a efeméride, e o Sesc Jundiaí se soma a esses tributos com o projeto Minuto Clarice.

Do dia 1 a 10 de dezembro, artistas dos mais diferentes segmentos apresentam, cada um à sua maneira, trechos memoráveis da obra da escritora de personalidade enigmática e de linguagem inovadora. Com duração de 1 minuto, um novo vídeo vai ao ar todos os dias, às 18h, nas redes sociais do @sescjundiai (Instagram, Facebook, Twitter e Youtube).

 Tida como um dos maiores nomes da literatura brasileira do século XX, Clarice Lispector estreou com o premiado romance Perto do coração selvagem (1943) não sem causar certo incômodo em parte da crítica da época, dada sua escrita peculiar e inovadora. Além de romancista, autora dos aclamados A paixão segundo G.H. (1964) e A hora da estrela (1977), firmou-se como grande contista graças a títulos como Laços de família (1960) e A legião estrangeira (1964). Sua produção inclui obras para o público infanto juvenil e um vasto número de crônicas. Seus livros hoje são amplamente traduzidos e divulgados, o que faz com que a escritora seja comparada a Virginia Woolf, James Joyce e Katherine Mansfield.

Clarice Lispector nasceu na Ucrânia em 1920, mas veio criança para o Brasil junto de sua família que fugia da perseguição aos judeus durante a Guerra Civil Russa (1918-1920). Com a família viveu em Maceió, Recife e Rio de Janeiro. E quando casada (seu marido era diplomata), viveu em muitos países do mundo, como Itália, Inglaterra, Suíça e Estados Unidos.

Naturalizada brasileira, a escritora se declarava pernambucana. Seu nome Clarice, de batismo Chaya (ou Haia, que significa vida, em russo), foi uma das formas que seu pai encontrou de esconder toda sua família quando chegaram ao Brasil.

A obra de Clarice Lispector permanece relevante e potente até os dias atuais e além de ser frequentemente estudada e traduzida é constante ponto de partida para inúmeras produções artísticas no cinema, na literatura, na dança, no teatro, entre outras.

 Confira a agenda completa da programação para não perder nenhum Minuto Clarice:

 1/12 – Brainstorm, com Mário Rebouças

 Mário Rebouças é ator e diretor de teatro e desenvolve pesquisa no universo de Clarice Lispector há quatro anos.Criou a performance Pelos Cantos da Cidade, em que apresenta e interpreta trechos da obra autora em diferentes pontos da cidade, sempre para um espectador de cada vez.

 2/12 – A hora da estrela, com Taline Jovaneli

 Taline Jovaneli é artista do Núcleo Híbrido de Pesquisa Cênica desde 2012 e atuou com a Cia de Teatro Educando com Arte, de 2006 a 2013. Bacharel em Teatro, pela Faculdade CEUNSP, em Salto.

 3/12 – Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres, com Camila Godoy

 Camila Godoi tem 49 anos. Engenheira Química formada pela Unicamp, após 21 anos de carreira docente, deixou as salas de aula no final de 2016 para se dedicar à música (musicista na banda Clandestinas e técnica nas equipes de Johnny Hooker, Orquestra Jabaquara e Girls Rock Camp) e à educação popular feminista (Promotoras Legais Populares).

 4/12 – A descoberta do mundo (“Se eu fosse eu”), com Maíra Rodrigues

 Maíra Rodrigues é estudante de Administração. Atua como técnica de sonoplastia do Núcleo Híbrido de Pesquisas Cênicas desde 2018. Integrou a Cia Performático Nômades de 2013 a 2014;a Cia de Teatro Educando com Arte de 2008 a 2013 e o Grupo Performático Corpo em 2013.

 5/12 – Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres, com Herberth Vital

Herberth Vital cursou bacharelado e licenciatura em teatro no CEUNSP (Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio) e foi preparador e coordenador pedagógico do Studio Fátima Toledo. Atuou nos longas-metragens‘Tudo que Aprendemos Juntos’ (de Sérgio Machado);‘Reza a Lenda’ (de Homero Olivetto); nas séries de TV ‘Zé do Caixão’ (de Vitor Mafra); ‘Carcereiros’ (de José Eduardo Belmonte) e no curta ‘O Mensageiro’. No teatro, destaque para o espetáculo Otelo (de William Shakespeare), em 2010 e 2011.Na função de diretor musical, destaque para a peça ‘O Navio Negreiro’ (2010), premiada em diversos festivais do interior paulista.

6/12 – Água viva, com João Veras de Carvalho

João Pedro Verasiniciou no teatro no ano de 2012. Dentre seus principais trabalhos como ator estão os espetáculos Clarabóia – uma Luz sobre Bastien (2017), Ainda Pulsa (2013) e TÍMON (2017) – sendo os dois últimos apresentados no Teatro Polytheama e teatro do Sesc Jundiaí, respectivamente.

7/12 – A descoberta do mundo (“As crianças chatas”), com LuciRose da Cunha

Luci Rose da Cunha é Educadora Física (ESEF), atriz, artesã e contadora de histórias na Trupe Artenativa. Realizou trabalhos em teatro com Carlos Vieira, Juliana Fernandes, Carlos Pasqualin, Carmen Seixas, Cláudio Melo, Sérgio Carvalho da Fonzeca e Maurílio Domiciano.

 8/12 – A descoberta do mundo (“O vestido branco”), com Valquíria Malagoli

 Valquíria Malagoli é autora de livros em verso e prosa, para os públicos adulto e infantil. Entusiasta da palavra, atua como letrista em parcerias com músicos de MPB, Rock e Jazz, além de colaborar com veículos de comunicação. Recentemente começou a criar também no campo das Artes Plásticas.

 9/12 – A horada estrela, com Laura Argento

 Laura Argento é atriz formada em Artes Cênicas e mestra em Educação (Unicamp). Atualmente pesquisa interfaces entre escrita e atuação cênicas.

 10/12 – Laços de família (“O búfalo”), com Hildon Vital de Melo, o Camaleão Albino

 Hildon Vital de Melo é escritor e professor de Filosofia (USP). Leciona na Escola Padre Anchieta e desenvolve trabalho com o Grupo da Melhor Idade na cidade de Jundiaí. Escreve para a Coluna Opinião do Jornal A Verdade – Regional.

 MINUTO CLARICE

Novos vídeos: todos os dias, às 20h (de 1 a 10/12)

Onde assistir: nas redes sociais do @sescjundiai

Jundiaí

Jundiaí prioriza segurança e sustentabilidade com modernização da iluminação pública

A iniciativa contempla várias áreas, incluindo a Vila Hortolândia e a Colônia, com investimentos significativos em infraestrutura e segurança.

Publicado

em

Alameda Cesp iluminada após a instalação de 71 lâmpadas, em um investimento de R$ 547 mil (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Modernidade, sustentabilidade e segurança para Jundiaí A Prefeitura de Jundiaí segue avançando na modernização da iluminação pública da cidade, com a instalação de lâmpadas de LED em diversos bairros. A iniciativa, que visa garantir mais segurança, sustentabilidade e qualidade de vida para a população, já beneficiou mais de 4,4 mil pontos desde 2020. Alameda Cesp recebe investimento em iluminação Um…

Continuar lendo

Jundiaí

Prefeito Luiz Fernando Machado nomeia nova diretoria da FMJ

A cerimônia de posse ocorrerá no Anfiteatro Pedro Favaro, com planos ambiciosos para expandir ensino, pesquisa e assistência na FMJ

Publicado

em

Evaldo Marchi e Ana Carolina Marchesini celebram nomeação para dirigir a FMJ, focando em inovação e excelência acadêmica até 2028 (Foto: FMJ)

O Prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, nomeou, através da portaria 78/2024, os professores Evaldo Marchi e Ana Carolina Marchesini de Camargo como diretor e vice-diretora da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) para o período de 2024 a 2028. A cerimônia de posse será realizada no dia 25 de maio, sábado, às 10h, no Anfiteatro Pedro Favaro da FMJ.…

Continuar lendo

Jundiaí

9ª Brasil Log chega a Jundiaí com encontros estratégicos, inovações e tendências

Descubra as últimas inovações em logística, participe de palestras exclusivas e faça networking com líderes do setor na Brasil LOG 2024

Publicado

em

A imagem mostra uma exposição ou feira de tecnologia industrial, onde pessoas estão observando e discutindo equipamentos de automação, como transportadores de rolos usados para movimentação de caixas. No centro, há uma máquina amarela com esteiras rolantes que transportam caixas de papelão. À direita, um grupo de pessoas, algumas de terno, conversa próximo aos estandes.
Visitantes exploram as soluções inovadoras e oportunidades de negócios apresentadas na feira (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A 9ª Feira Internacional de Logística, a Brasil Log, abre suas portas na próxima semana, de 22 a 24 de maio, no Parque Comendador Antonio Carbonari (Parque da Uva), em Jundiaí. Com a expectativa de reunir mais de 80 expositores e gerar R$ 15 milhões em negócios, a feira se consolida como um importante espaço para o networking, geração de…

Continuar lendo

Jundiaí

Dia da Coxinha: Jundiaí celebra seu patrimônio imaterial com sabor e tradição

Jundiaí celebra o Dia da Coxinha, destacando a coxinha de queijo como um ícone local e patrimônio imaterial há mais de 40 anos.

Publicado

em

A imagem mostra uma mesa coberta com uma toalha de mesa xadrez azul e branca, sobre a qual estão dispostas várias coxinhas de queijo apresentadas em pratos decorativos. As coxinhas têm formato cônico e algumas estão acompanhadas de guarnições como folhas verdes e molhos. Ao fundo, há outras mesas com toalhas de cor clara e pessoas desfocadas, sugerindo um ambiente de restaurante ou evento gastronômico.
Coxinha de queijo de Jundiaí é um símbolo cultural que une tradição e sabor, atraindo visitantes de todo o Brasil. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Neste sábado, dia 18 de maio, celebramos o Dia da Coxinha, o salgado mais amado do Brasil. E em Jundiaí, essa data tem um significado ainda mais especial: a coxinha de queijo é considerada patrimônio imaterial da cidade, um símbolo da gastronomia local que atrai fãs de todo o país. Mais que um salgado, uma tradição Presentes nos cardápios de…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí mais verde: programa Pé de Árvore alcança 1.375 mudas plantadas

A iniciativa da Prefeitura de Jundiaí integra esforços de moradores e unidades de gestão para criar espaços mais verdes e saudáveis na cidade.

Publicado

em

Mulher regando uma árvore recém-plantada em frente a uma casa. Ela está usando uma blusa rosa e calças amarelas, enquanto segura um regador azul. Um homem, que parece observá-la, está ao fundo, vestindo uma camiseta preta com uma estampa colorida e bermuda preta. A área ao redor da base da árvore é coberta com pedras brancas.
Tatiana Queiroz e Lino Melhado cuidam da árvore plantada em frente à casa deles (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Em prol da sustentabilidade e do bem-estar da população, Jundiaí avança com o programa Pé de Árvore. Desde sua criação em 2021, a iniciativa já presenteou a cidade com 1.375 novas mudas, distribuídas em diferentes bairros. Somente neste ano, 74 árvores nativas de diversas espécies foram plantadas, embelezando o cenário urbano e promovendo espaços mais saudáveis e convidativos. Um compromisso…

Continuar lendo
Publicidade