Terminal Intermodal de Jundiaí cresceu 10% em 2020
Conecte-se conosco

Jundiaí

Terminal Intermodal de Jundiaí cresceu 10% em 2020

O CEO Rodrigo Paixão relatou que o crescimento foi uma surpresa para o terminal de cargas.

Publicado

em

O Terminal Intermodal de Jundiaí movimenta milhares de toneladas em carga por ano (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Mesmo com os impactos negativos da pandemia do novo coronavírus em diversos setores, o Terminal Intermodal de Jundiaí (TIJU) obteve bons resultados no ano passado, e registrou um crescimento de 10% em suas operações no quarto trimestre de 2020, comparado com o mesmo período em 2019.

O TIJU pode movimentar até 1,2 milhão de toneladas de cargas em contêiner anualmente. O terminal faz transporte ferroviário do Porto de Santos até Jundiaí, e vice-versa, atendendo diversas empresas de segmentos diferentes, como eletroeletrônicos, de cerâmica, automotivo, alimentos e bens de consumo.

Para Rodrigo Paixão, CEO da Contrail que é responsável pela operação do TIJU, o aumento registrado no final de 2020 foi uma surpresa. De acordo com Paixão, as datas comemorativas desta época do ano, como Natal e Black Friday, foram elementos fundamentais para o crescimento.

O TIJU movimenta milhares de toneladas em contêineres todo ano (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, destaca que os resultados de crescimento do TIJU são um reflexo da força econômica da cidade. “Quando reativamos o terminal, em 2017, fizemos pensando em ter mais uma opção de transporte para as empresas que operam em Jundiaí e em nossa região, e assim reforçar ainda mais nossa economia, trazendo emprego e renda para a cidade”, diz. Segundo o prefeito, a opção de transporte ferroviário é menos poluente e tem mais segurança.

O gestor da Unidade de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Cristiano Lopes, afirma que a volta das operações ferroviárias em Jundiaí transforma a cidade em um “diferencial competitivo”. Assim, Jundiaí não só fideliza as empresas locais como oferece a vinda e instalação de novas empresas. “O Tiju tem sido um sucesso tão grande que prevê para breve um projeto de duplicação das operações”, revela.

Jundiaí

Roque, assistente de palco de Silvio Santos, é internado em hospital de Jundiaí

Ícone do SBT passa por raio-x e aguarda ressonância para confirmar diagnóstico e tratamento.

Publicado

em

O assistente de palco foi levado ao Hospital Santa Elisa, onde passou por exames e aguardará ressonância magnética para confirmar o diagnóstico. (Foto: Reprodução/Instagram)

Roque, o icônico assistente de palco de Silvio Santos no SBT, de 87 anos, foi internado no último sábado, 19 de maio. O incidente ocorreu após Roque passar mal durante um almoço em família, sendo prontamente levado ao Hospital Santa Elisa, em Jundiaí. Exames de raio-X realizados no hospital revelaram um "pequeno sangramento no crânio frontal". Para aprofundar o diagnóstico…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí prioriza segurança e sustentabilidade com modernização da iluminação pública

A iniciativa contempla várias áreas, incluindo a Vila Hortolândia e a Colônia, com investimentos significativos em infraestrutura e segurança.

Publicado

em

Alameda Cesp iluminada após a instalação de 71 lâmpadas, em um investimento de R$ 547 mil (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Modernidade, sustentabilidade e segurança para Jundiaí A Prefeitura de Jundiaí segue avançando na modernização da iluminação pública da cidade, com a instalação de lâmpadas de LED em diversos bairros. A iniciativa, que visa garantir mais segurança, sustentabilidade e qualidade de vida para a população, já beneficiou mais de 4,4 mil pontos desde 2020. Alameda Cesp recebe investimento em iluminação Um…

Continuar lendo

Jundiaí

Prefeito Luiz Fernando Machado nomeia nova diretoria da FMJ

A cerimônia de posse ocorrerá no Anfiteatro Pedro Favaro, com planos ambiciosos para expandir ensino, pesquisa e assistência na FMJ

Publicado

em

Evaldo Marchi e Ana Carolina Marchesini celebram nomeação para dirigir a FMJ, focando em inovação e excelência acadêmica até 2028 (Foto: FMJ)

O Prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, nomeou, através da portaria 78/2024, os professores Evaldo Marchi e Ana Carolina Marchesini de Camargo como diretor e vice-diretora da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) para o período de 2024 a 2028. A cerimônia de posse será realizada no dia 25 de maio, sábado, às 10h, no Anfiteatro Pedro Favaro da FMJ.…

Continuar lendo

Jundiaí

9ª Brasil Log chega a Jundiaí com encontros estratégicos, inovações e tendências

Descubra as últimas inovações em logística, participe de palestras exclusivas e faça networking com líderes do setor na Brasil LOG 2024

Publicado

em

A imagem mostra uma exposição ou feira de tecnologia industrial, onde pessoas estão observando e discutindo equipamentos de automação, como transportadores de rolos usados para movimentação de caixas. No centro, há uma máquina amarela com esteiras rolantes que transportam caixas de papelão. À direita, um grupo de pessoas, algumas de terno, conversa próximo aos estandes.
Visitantes exploram as soluções inovadoras e oportunidades de negócios apresentadas na feira (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A 9ª Feira Internacional de Logística, a Brasil Log, abre suas portas na próxima semana, de 22 a 24 de maio, no Parque Comendador Antonio Carbonari (Parque da Uva), em Jundiaí. Com a expectativa de reunir mais de 80 expositores e gerar R$ 15 milhões em negócios, a feira se consolida como um importante espaço para o networking, geração de…

Continuar lendo

Jundiaí

Dia da Coxinha: Jundiaí celebra seu patrimônio imaterial com sabor e tradição

Jundiaí celebra o Dia da Coxinha, destacando a coxinha de queijo como um ícone local e patrimônio imaterial há mais de 40 anos.

Publicado

em

A imagem mostra uma mesa coberta com uma toalha de mesa xadrez azul e branca, sobre a qual estão dispostas várias coxinhas de queijo apresentadas em pratos decorativos. As coxinhas têm formato cônico e algumas estão acompanhadas de guarnições como folhas verdes e molhos. Ao fundo, há outras mesas com toalhas de cor clara e pessoas desfocadas, sugerindo um ambiente de restaurante ou evento gastronômico.
Coxinha de queijo de Jundiaí é um símbolo cultural que une tradição e sabor, atraindo visitantes de todo o Brasil. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Neste sábado, dia 18 de maio, celebramos o Dia da Coxinha, o salgado mais amado do Brasil. E em Jundiaí, essa data tem um significado ainda mais especial: a coxinha de queijo é considerada patrimônio imaterial da cidade, um símbolo da gastronomia local que atrai fãs de todo o país. Mais que um salgado, uma tradição Presentes nos cardápios de…

Continuar lendo
Publicidade