Turma de capacitação para cultivo de Hortas Urbanas de Jundiaí recebe certificação
Conecte-se conosco

Jundiaí

Turma de capacitação para cultivo de Hortas Urbanas de Jundiaí recebe certificação

O programa tem por objetivo disponibilizar áreas públicas ociosas para os munícipes que queiram cultivar

Publicado

em

Atualizado há

(Foto: divulgação)

A primeira turma de agricultores urbanos formada pelo programa Horta Urbana, da Prefeitura de Jundiaí, com 11 alunos, teve sua última aula e a entrega da certificação neste sábado (3), na Unidade de Desenvolvimento Ambiental (Unidam). A partir de agora, cada um cuidará de uma área pública já escolhida para o cultivo de legumes e verduras em antigos ‘vazios urbanos’.

Lançado na Semana do Meio Ambiente, o programa tem por objetivo disponibilizar áreas públicas ociosas para os munícipes que queiram cultivar hortaliças, plantas medicinais, aromáticas, ornamentais e espécies frutíferas. A iniciativa recebeu a inscrição de 56 interessados. Os nomes podem ser consultados na Imprensa Oficial Edição 4923, de 16 de junho de 2021. As áreas foram selecionadas nos bairros Novo Horizonte, São Camilo, Vila Nambi, Fazenda Grande, Cecap, Jardim do Lago, Jardim Tamoio, Caxambu, Vila Maringá, Alvorada e Anhangabaú.

Para o gestor da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), Sinésio Scarabello, este é um momento muito oportuno para a realização deste programa, considerando as dificuldades da pandemia, a necessidade de trabalho e de geração de renda. “Esta é mais uma forma que a gestão da Prefeitura de Jundiaí oferece para a população empreender, gerar renda e produzir em espaços que antes não eram utilizados”, detalha.

Nas próximas semanas será feita a formalização da cessão de uso da área e o preparo da terra nestas áreas escolhidas, segundo a diretora de Urbanismo da UGPUMA, Sylvia Angelini. “A formação foi o primeiro passo. Agora começa a fase de formação dos canteiros e definição das culturas, com a orientação da nutricionista Rita Stringari, coordenadora do programa”, adianta.

Para o gestor da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), Eduardo Alvarez, “os formados hoje agora serão tratados como produtores do Município, tendo direito a apoio técnico e participação nos programas da Prefeitura”. 

José Luiz Massaro, um dos formados, está animado com o curso que recebeu. “Tivemos aulas teóricas e práticas, aprender a formar os canteiros, a plantar e a cuidar. Isso foi um achado na minha vida. Espero colocar em prática tudo isso. Quero colocar em prática também nas escolas, ajudar as crianças e suas famílias a ter uma alimentação mais saudável, comentou.

O curso foi oferecido pela Escola de Gestão Pública, e terá novas edições em outubro.

Jundiaí

Roque, assistente de palco de Silvio Santos, é internado em hospital de Jundiaí

Ícone do SBT passa por raio-x e aguarda ressonância para confirmar diagnóstico e tratamento.

Publicado

em

O assistente de palco foi levado ao Hospital Santa Elisa, onde passou por exames e aguardará ressonância magnética para confirmar o diagnóstico. (Foto: Reprodução/Instagram)

Roque, o icônico assistente de palco de Silvio Santos no SBT, de 87 anos, foi internado no último sábado, 19 de maio. O incidente ocorreu após Roque passar mal durante um almoço em família, sendo prontamente levado ao Hospital Santa Elisa, em Jundiaí. Exames de raio-X realizados no hospital revelaram um "pequeno sangramento no crânio frontal". Para aprofundar o diagnóstico…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí prioriza segurança e sustentabilidade com modernização da iluminação pública

A iniciativa contempla várias áreas, incluindo a Vila Hortolândia e a Colônia, com investimentos significativos em infraestrutura e segurança.

Publicado

em

Alameda Cesp iluminada após a instalação de 71 lâmpadas, em um investimento de R$ 547 mil (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Modernidade, sustentabilidade e segurança para Jundiaí A Prefeitura de Jundiaí segue avançando na modernização da iluminação pública da cidade, com a instalação de lâmpadas de LED em diversos bairros. A iniciativa, que visa garantir mais segurança, sustentabilidade e qualidade de vida para a população, já beneficiou mais de 4,4 mil pontos desde 2020. Alameda Cesp recebe investimento em iluminação Um…

Continuar lendo

Jundiaí

Prefeito Luiz Fernando Machado nomeia nova diretoria da FMJ

A cerimônia de posse ocorrerá no Anfiteatro Pedro Favaro, com planos ambiciosos para expandir ensino, pesquisa e assistência na FMJ

Publicado

em

Evaldo Marchi e Ana Carolina Marchesini celebram nomeação para dirigir a FMJ, focando em inovação e excelência acadêmica até 2028 (Foto: FMJ)

O Prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, nomeou, através da portaria 78/2024, os professores Evaldo Marchi e Ana Carolina Marchesini de Camargo como diretor e vice-diretora da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) para o período de 2024 a 2028. A cerimônia de posse será realizada no dia 25 de maio, sábado, às 10h, no Anfiteatro Pedro Favaro da FMJ.…

Continuar lendo

Jundiaí

9ª Brasil Log chega a Jundiaí com encontros estratégicos, inovações e tendências

Descubra as últimas inovações em logística, participe de palestras exclusivas e faça networking com líderes do setor na Brasil LOG 2024

Publicado

em

A imagem mostra uma exposição ou feira de tecnologia industrial, onde pessoas estão observando e discutindo equipamentos de automação, como transportadores de rolos usados para movimentação de caixas. No centro, há uma máquina amarela com esteiras rolantes que transportam caixas de papelão. À direita, um grupo de pessoas, algumas de terno, conversa próximo aos estandes.
Visitantes exploram as soluções inovadoras e oportunidades de negócios apresentadas na feira (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A 9ª Feira Internacional de Logística, a Brasil Log, abre suas portas na próxima semana, de 22 a 24 de maio, no Parque Comendador Antonio Carbonari (Parque da Uva), em Jundiaí. Com a expectativa de reunir mais de 80 expositores e gerar R$ 15 milhões em negócios, a feira se consolida como um importante espaço para o networking, geração de…

Continuar lendo

Jundiaí

Dia da Coxinha: Jundiaí celebra seu patrimônio imaterial com sabor e tradição

Jundiaí celebra o Dia da Coxinha, destacando a coxinha de queijo como um ícone local e patrimônio imaterial há mais de 40 anos.

Publicado

em

A imagem mostra uma mesa coberta com uma toalha de mesa xadrez azul e branca, sobre a qual estão dispostas várias coxinhas de queijo apresentadas em pratos decorativos. As coxinhas têm formato cônico e algumas estão acompanhadas de guarnições como folhas verdes e molhos. Ao fundo, há outras mesas com toalhas de cor clara e pessoas desfocadas, sugerindo um ambiente de restaurante ou evento gastronômico.
Coxinha de queijo de Jundiaí é um símbolo cultural que une tradição e sabor, atraindo visitantes de todo o Brasil. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Neste sábado, dia 18 de maio, celebramos o Dia da Coxinha, o salgado mais amado do Brasil. E em Jundiaí, essa data tem um significado ainda mais especial: a coxinha de queijo é considerada patrimônio imaterial da cidade, um símbolo da gastronomia local que atrai fãs de todo o país. Mais que um salgado, uma tradição Presentes nos cardápios de…

Continuar lendo
Publicidade