Alunos de Jundiaí participam de atividades sobre elementos da natureza em volta de fogueira
Conecte-se conosco

Escola Inovadora

Alunos de Jundiaí participam de atividades sobre elementos da natureza em volta de fogueira

Com a nova proposta, os pequenos da EMEB experimentaram milho e batata doce assados na hora e aprenderam mais sobre o fogo.

Publicado

em

Atualizado há

Crianças em volta de fogueira em EMEB de Jundiaí
As atividades realizadas fora das salas de aula promovem aprendizado e mais contato com a natureza (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O clima frio e a proposta de desemparedamento escolar do projeto Escola Inovadora contribuíram para uma nova atividade promovida aos alunos da EMEB Antonio Brunholi Netto, em Jundiaí, nesta terça-feira (3). Os pequenos se reuniram em volta de uma fogueira montada no tanque de areia da escola, e ainda experimentaram milho e batata doce assados na hora.

De acordo com a diretora da escola, Nelci Aparecida Aizza, a unidade trabalha com os elementos da natureza. “Já inserimos os elementos nas atividades do dia a dia. Com esses dias mais frios, decidimos por fazer a fogueira, que aquece nossos pequenos”, comentou.

Fogueira criada no taque de areia da EMEB Antonio Brunholi Netto (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A coordenadora Gabriela Lima e Silva também lembrou que mostrar o fogo para as crianças é importante para que possam conhecer o elemento. “Todas as atividades são extremamente supervisionadas pelos educadores”, explicou.

“Ao ter contato com o fogo, a criança passa a entender e respeitá-lo e com isso é possível evitar futuros acidentes, pois eles entendem os perigos que ele pode oferecer”, contou a educadora. 

A atividade e as comidas assadas diretamente no fogo foram aprovadas pelos alunos. Pedro Henrique Moura gostou de comer milho e batata doce, e Lívia David dos Santos elogiou a decoração da escola.

“Nessas atividades, a criança entra em contato com a natureza não somente pelo fato de estarem em espaços abertos, mas também com os elementos que dela fazem parte. Ao manipularem o milho cru e depois o experimentarem após estar cozido, a criança começa a perceber e entender a transformação pela qual o alimento passou. Isso é a Escola Inovadora, que coloca a criança para experimentar, vivenciar, explorar e ser a protagonista das suas descobertas”, afirma a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques. 

Escola Inovadora

Educadora portuguesa conhece o programa Escola Inovadora de Jundiaí: ‘Expectativas superadas’

Em sua quarta visita ao Município, Nora elogiou o trabalho da Prefeitura e destacou a felicidade que encontrou nas equipes e nas crianças.

Publicado

em

Por

Educadora portuguesa conhece o programa Escola Inovadora de Jundiaí
Na EMEB do Novo Horizonte, Nora recebeu as boas-vindas calorosas da turma do G-5 (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Acompanhada da equipe da Unidade de Gestão de Educação, a educadora portuguesa Nora Cavaco visitou as instalações da Educação de Jundiaí. Nesta terça-feira (5), Nora esteve no Complexo Argos e em escolas da rede municipal de ensino. A educadora veio de Portugal para participar do 1º Encontro Internacional de Educação Inclusiva realizado pela Prefeitura. Assim, aproveitou a estadia para conferir as…

Continuar lendo

Escola Inovadora

Vereador de Sorocaba se inspira em Jundiaí e indica implementação do programa Escola Inovadora

De acordo com o vereador Ítalo Moreira (PSC), a proposta de inserção de tecnologia no ambiente educacional é inspirada no caso de sucesso de Jundiaí.

Publicado

em

Por

Entrega da maior Escola Inovadora de Jundiaí
Para Ítalo Moreira, um dos aspectos relevantes do programa é a inclusão do ensino de programação nos currículos das escolas (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O vereador Ítalo Moreira (PSC), da cidade de Sorocaba, apresentou uma indicação ao Executivo da cidade solicitando a implementação do Programa Escola Inovadora na rede municipal de ensino. De acordo com o parlamentar, a iniciativa se baseia no modelo adotado por Jundiaí. O objetivo do programa Escola Inovadora é promover a integração eficaz da tecnologia no ambiente educacional, preparando os…

Continuar lendo

Escola Inovadora

Jundiaí: EMEB Profª Beatriz Blattner Pupo prepara alunos para Olimpíadas

Os estudantes se preparam para a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e para Olimpíada Brasileira de Informática (OBI).

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Todo ano os estudantes da rede municipal de ensino participam da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e para Olimpíada Brasileira de Informática (OBI). As avaliações estimulam a resolução de problemas e o raciocínio lógico e matemático. Em 2022, cerca de 4 mil alunos participaram da avaliação de matemática. Neste ano, a EMEB Profª Beatriz Blattner Pupo irá…

Continuar lendo

Escola Inovadora

‘Desemparedamento da Escola’ de Jundiaí é destaque em Denver, EUA

A Unidade de Gestão de Educação de Jundiaí participou de uma conferência de educação infantil nos Estados Unidos, com representantes da Holanda, Bélgica e Peru.

Publicado

em

Por

Além de ser a única representante brasileira, Jundiaí também compõe o seleto grupo de iniciativas com todos os objetivos da “Children & Nature” (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Nesta quarta-feira (14), a Unidade de Gestão de Jundiaí participou da Conferência da “Children & Nature Network”, em Denver, nos EUA. Esse ano, o encontro teve como tema “Desemparedamento da Escola”, e Jundiaí, mais uma vez, foi destaque internacional. A "Children & Nature Network" começou no dia 12 de junho e termina hoje (15), no Estado do Colorado. O evento…

Continuar lendo

Escola Inovadora

Horta Urbana do Fazenda Grande recebe alunos de EMEB

Durante a visita, as crianças colocaram em prática o que aprenderam em sala de aula e tiveram a experiência de colher legumes e verduras.

Publicado

em

Por

Nesta sexta-feira (28), 35 alunos do 3º ano “A” da EMEB Nassib Cury, no Fazenda Grande, em Jundiaí, conheceram a Horta Urbana do bairro. Através do programa de desemparedamento do Programa Escola Inovadora, os alunos aprenderam vários conceitos sobre a plantação de orgânicos e sobre sustentabilidade. Na horta, os alunos de verduras como alface, rúcula, couve, ervas aromáticas como salsinha,…

Continuar lendo
Publicidade