Jundiaí é selecionada para rede nacional de primeira infância por qualidade no ensino
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Jundiaí é selecionada para rede nacional de primeira infância por qualidade no ensino

Agora, cidade integra a Rede Urban95 Brasil, iniciativa desenvolvida pela fundação holandesa Bernard Van Leer em parceria com o Instituto Cidades Sustentáveis

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Crianças reunidas em sala de aula
Boas práticas em políticas públicas e iniciativas voltadas à infância foram decisivos para seleção. (Foto: Prefeitura Municipal de Jundiaí)

Após seleção em nível nacional, Jundiaí passa a integrar a Rede Urban95 Brasil, desenvolvida pela fundação holandesa Bernard Van Leer em parceria com o Instituto Cidades Sustentáveis.

Por videoconferência, nesta terça-feira (7), o município foi oficialmente  inserido ao grupo de 11 cidades brasileiras (somados a São Paulo, Boa Vista e Recife, que já integravam a Rede). No Estado paulista, apenas três cidades participam da iniciativa. A aprovação ocorreu em razão de Jundiaí priorizar a primeira infância nas suas ações de políticas públicas.

Com a participação, a cidade passa a contar com a orientação da Urban95 para, entre outras questões, coletar dados sobre crianças pequenas e seus cuidadores em cada bairro e usá-los para melhorar a alocação de recursos; transformar os espaços físicos existentes em lugares onde as crianças pequenas brinquem sem perigo; promover hábitos saudáveis; aumentar o acesso e o uso dos serviços que as famílias precisam.

O prefeito Luiz Fernando Machado reforçou a trajetória de ações já realizadas. “A Prefeitura tem pensado estrategicamente o futuro da cidade e isso envolve a boa aplicação de recursos, centrados nas pessoas e voltados à primeira infância. No Plano Diretor local, temos um capítulo inteiro dedicado às crianças”, explica. “É uma honra o reconhecimento de que  Jundiaí pensa e age sob a perspectiva das crianças, com acesso a serviços públicos qualificados e ações determinantes para o pleno desenvolvimento.  Em dezembro do ano passado, tive a oportunidade, à convite da Bernard Van Leer, de dar visibilidade internacional aos projetos desenvolvidos em nossa cidade, durante o seminário em Rotterdam (Holanda), e, agora, recebemos a sinalização de que estamos no caminho certo”, afirma Luiz Fernando.

Entre os critérios da seleção para a Rede Urban95 constam a existência de liderança comprometida com a agenda da infância, boas práticas em políticas públicas e iniciativas voltadas à infância, representatividade regional do Município, entre outros. O número 95 faz referência à altura máxima, em centímetros, de uma criança, até os seis anos de idade, período designado como primeira infância. Este é o segundo reconhecimento nacional que Jundiaí recebe pelas ações ligada ao segmento, já que, desde outubro de 2018, faz parte da Rede Latino-Americana – Projeto Cidade das Crianças.

Claudia Vidigal, representante da Fundação Bernard van Leer no Brasil, também comemora a participação do Município na rede. “Jundiaí já é uma cidade que constrói suas políticas com as pessoas, e, mais especificamente, com as crianças em seu centro. É uma excelente parceira no diálogo, onde temos encontrado na figura do prefeito e demais gestores muito engajamento. A partir de agora, Jundiaí poderá aprender ainda mais com os outros integrantes da rede e contribuir com o que já vem desenvolvendo internamente. E de concreto, já iniciaremos com uma assessoria técnica para que os espaços públicos possam ser, cada vez mais pensados, para as crianças e seus cuidadores, além de outras transformações. Pois nós acreditamos que se mudarmos o começo da história, estaremos mudando a história toda.”

Para o gestor a Unidade de Gestão de Cultura, Marcelo Peroni, a indicação consolida uma linha do tempo de trabalho intersetorial. “Este segundo reconhecimento internacional pelas ações de Jundiaí resulta das iniciativas de diversas Unidades de Gestão pelo programa municipal Cidade das Crianças. Ele deriva, por exemplo da adesão à Rede Latino-Americana, a criação do Comitê das Crianças, a construção do Mundo das Crianças, o programa “Entre a casa e a escola”, e o início das atividades do Centro Internacional de Estudos, Memórias e Pesquisa da Infância (CIEMPI).”

Reconhecimento

Pela aplicação do programa Criança Feliz no Município e outras práticas, Jundiaí já havia recebido, em dezembro de 2018, a visita da comitiva holandesa e foi matéria de publicação. Já em junho do ano passado, Jundiaí recebeu também a visita da comitiva do Ministério da Saúde da Etiópia para conhecimento das práticas do Município, por meio de indicação do Ministério da Cidadania e da Fundação holandesa.

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Educadora portuguesa conhece o programa Escola Inovadora de Jundiaí: ‘Expectativas superadas’

Em sua quarta visita ao Município, Nora elogiou o trabalho da Prefeitura e destacou a felicidade que encontrou nas equipes e nas crianças.

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Educadora portuguesa conhece o programa Escola Inovadora de Jundiaí
Na EMEB do Novo Horizonte, Nora recebeu as boas-vindas calorosas da turma do G-5 (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Acompanhada da equipe da Unidade de Gestão de Educação, a educadora portuguesa Nora Cavaco visitou as instalações da Educação de Jundiaí. Nesta terça-feira (5), Nora esteve no Complexo Argos e em escolas da rede municipal de ensino. A educadora veio de Portugal para participar do 1º Encontro Internacional de Educação Inclusiva realizado pela Prefeitura. Assim, aproveitou a estadia para conferir as…

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Vereador de Sorocaba se inspira em Jundiaí e indica implementação do programa Escola Inovadora

De acordo com o vereador Ítalo Moreira (PSC), a proposta de inserção de tecnologia no ambiente educacional é inspirada no caso de sucesso de Jundiaí.

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Entrega da maior Escola Inovadora de Jundiaí
Para Ítalo Moreira, um dos aspectos relevantes do programa é a inclusão do ensino de programação nos currículos das escolas (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O vereador Ítalo Moreira (PSC), da cidade de Sorocaba, apresentou uma indicação ao Executivo da cidade solicitando a implementação do Programa Escola Inovadora na rede municipal de ensino. De acordo com o parlamentar, a iniciativa se baseia no modelo adotado por Jundiaí. O objetivo do programa Escola Inovadora é promover a integração eficaz da tecnologia no ambiente educacional, preparando os…

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Jundiaí: EMEB Profª Beatriz Blattner Pupo prepara alunos para Olimpíadas

Os estudantes se preparam para a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e para Olimpíada Brasileira de Informática (OBI).

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Foto: Prefeitura de Jundiaí

Todo ano os estudantes da rede municipal de ensino participam da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e para Olimpíada Brasileira de Informática (OBI). As avaliações estimulam a resolução de problemas e o raciocínio lógico e matemático. Em 2022, cerca de 4 mil alunos participaram da avaliação de matemática. Neste ano, a EMEB Profª Beatriz Blattner Pupo irá…

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‘Desemparedamento da Escola’ de Jundiaí é destaque em Denver, EUA

A Unidade de Gestão de Educação de Jundiaí participou de uma conferência de educação infantil nos Estados Unidos, com representantes da Holanda, Bélgica e Peru.

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Além de ser a única representante brasileira, Jundiaí também compõe o seleto grupo de iniciativas com todos os objetivos da “Children & Nature” (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Nesta quarta-feira (14), a Unidade de Gestão de Jundiaí participou da Conferência da “Children & Nature Network”, em Denver, nos EUA. Esse ano, o encontro teve como tema “Desemparedamento da Escola”, e Jundiaí, mais uma vez, foi destaque internacional. A "Children & Nature Network" começou no dia 12 de junho e termina hoje (15), no Estado do Colorado. O evento…

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Horta Urbana do Fazenda Grande recebe alunos de EMEB

Durante a visita, as crianças colocaram em prática o que aprenderam em sala de aula e tiveram a experiência de colher legumes e verduras.

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Nesta sexta-feira (28), 35 alunos do 3º ano “A” da EMEB Nassib Cury, no Fazenda Grande, em Jundiaí, conheceram a Horta Urbana do bairro. Através do programa de desemparedamento do Programa Escola Inovadora, os alunos aprenderam vários conceitos sobre a plantação de orgânicos e sobre sustentabilidade. Na horta, os alunos de verduras como alface, rúcula, couve, ervas aromáticas como salsinha,…

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