Connect with us

Educação

Horta da escola dá um novo sentido na aula de ciências em Jundiaí

Alunos da EMEB Aparecido Garcia, no Jardim Martins, tiveram aula de ciências na ação chamada de “Gincana na Horta”, que integra as atividades de desemparedamento da escola em Jundiaí

Published

on

Emeb Aparecido Garcia. (Foto: Divulgação)
Emeb Aparecido Garcia. (Foto: Divulgação)

Em meio a verduras e legumes plantados na horta da escola, os alunos da EMEB Aparecido Garcia, no Jardim Martins, tiveram aula de ciências nesta quinta-feira (18). A ação chamada de “Gincana na Horta” integra as atividades de desemparedamento da escola e vai ao encontro da iniciativa da Prefeitura de Jundiaí, pela Unidade de Gestão de Educação (UGE), para o desenvolvimento da aprendizagem em espaços abertos e junto à natureza.

Rafael Sousa Silva, de 9 anos, identificou tanto verduras e legumes conhecidos, como a alface e a berinjela, como alguns não tão famosos, como a taioba. Depois, correu colocar “os achados” em uma lousa de azulejos, que também fica na área externa da EMEB. A atividade foi realizada com respeito aos protocolos sanitários. “É mesmo uma gincana: identificamos o que está plantado e corremos para escrever no nosso quadro. Ganha quem consegue colocar mais nomes”, contou animado.  

Horta na escola de Jundiaí. (Foto: Divulgação)

Depois da identificação foi a vez de escrever tudo na lousa, que também fica na área externa da EMEB. (Foto: Divulgação)

Segundo a professora da turma, Marina Formis de Oliveira, o envolvimento das crianças com a horta começou quando fizeram o plantio na escola e também nos quintais de casa, antes da pandemia. “Agora, estamos trabalhando a identificação do que foi plantado, utilizando inclusive aplicativos para o estudo de plantas e espécies. É uma aula vivenciada. Se utilizássemos apenas o livro não teríamos o mesmo resultado”, destaca adiantando que na próxima fase o “Gincana na Horta” sairá dos muros escolares. “Vamos para as ruas reconhecer as árvores, refletir sobre o bairro, ampliando o projeto, entrando também na disciplina de geografia”, acrescentou.

Para a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques, toda a rede municipal de ensino está envolvida com a proposta de desemparedamento. “São inúmeras as iniciativas e todas muito positivas. As crianças estão sendo estimuladas de forma diferente, com ações práticas. Elas estão aprendendo muito com essas ações inovadoras.”

Ensino híbrido

O retorno presencial na rede municipal de ensino não é obrigatório. As aulas estão sendo oferecidas no formato híbrido (online e presenciais), com limite de até 35% de alunos em cada escola e monitoramento diário dos índices epidemiológicos. Para o acesso à alimentação, as famílias têm a opção de levar os filhos todos os dias para a escola. Professores e outros profissionais também têm acesso a todos os equipamentos necessários para proteção na escola.

Com informações da assessoria de imprensa.

Educação

Dia Mundial da Infância: Instituto Sicoob muda a vida de crianças com educação financeira e cooperativismo

Comprometido com o desenvolvimento social, o Sicoob Integrado realiza ações voltadas para a comunidade, incluindo iniciativas voltadas às crianças. Conheça.

Published

on

No dia 21 de março, é celebrado o Dia Mundial da Infância, uma data criada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da educação e do bem-estar social das crianças. Diferente do Dia das Crianças, que tem um caráter mais comercial, essa é uma ocasião para reflexão sobre…

Continue Reading

Educação

Faculdade Anhanguera de Jundiaí oferece cursos presenciais, infraestrutura completa e conexão com o mercado

A Anhanguera Jundiaí está há 25 anos transformando vidas com educação de qualidade. Conheça.

Published

on

A Faculdade Anhanguera de Jundiaí se destaca há 25 anos como referência em educação de qualidade, unindo teoria e prática para preparar seus alunos para o mercado de trabalho. Com uma localização privilegiada e o melhor custo-benefício da região, a instituição oferece uma infraestrutura completa e um corpo docente altamente qualificado, composto por mestres e doutores. Infraestrutura moderna e ensino…

Continue Reading
Advertisement
Pular para o conteúdo