Horta da escola dá um novo sentido na aula de ciências em Jundiaí
Conecte-se conosco

Educação

Horta da escola dá um novo sentido na aula de ciências em Jundiaí

Alunos da EMEB Aparecido Garcia, no Jardim Martins, tiveram aula de ciências na ação chamada de “Gincana na Horta”, que integra as atividades de desemparedamento da escola em Jundiaí

Publicado

em

Emeb Aparecido Garcia. (Foto: Divulgação)
Animados, os alunos cumpriram a proposta: identificaram verduras e legumes cultivados na horta. (Foto: Divulgação/PMJ)

Em meio a verduras e legumes plantados na horta da escola, os alunos da EMEB Aparecido Garcia, no Jardim Martins, tiveram aula de ciências nesta quinta-feira (18). A ação chamada de “Gincana na Horta” integra as atividades de desemparedamento da escola e vai ao encontro da iniciativa da Prefeitura de Jundiaí, pela Unidade de Gestão de Educação (UGE), para o desenvolvimento da aprendizagem em espaços abertos e junto à natureza.

Rafael Sousa Silva, de 9 anos, identificou tanto verduras e legumes conhecidos, como a alface e a berinjela, como alguns não tão famosos, como a taioba. Depois, correu colocar “os achados” em uma lousa de azulejos, que também fica na área externa da EMEB. A atividade foi realizada com respeito aos protocolos sanitários. “É mesmo uma gincana: identificamos o que está plantado e corremos para escrever no nosso quadro. Ganha quem consegue colocar mais nomes”, contou animado.  

Horta na escola de Jundiaí. (Foto: Divulgação)

Depois da identificação foi a vez de escrever tudo na lousa, que também fica na área externa da EMEB. (Foto: Divulgação)

Segundo a professora da turma, Marina Formis de Oliveira, o envolvimento das crianças com a horta começou quando fizeram o plantio na escola e também nos quintais de casa, antes da pandemia. “Agora, estamos trabalhando a identificação do que foi plantado, utilizando inclusive aplicativos para o estudo de plantas e espécies. É uma aula vivenciada. Se utilizássemos apenas o livro não teríamos o mesmo resultado”, destaca adiantando que na próxima fase o “Gincana na Horta” sairá dos muros escolares. “Vamos para as ruas reconhecer as árvores, refletir sobre o bairro, ampliando o projeto, entrando também na disciplina de geografia”, acrescentou.

Para a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques, toda a rede municipal de ensino está envolvida com a proposta de desemparedamento. “São inúmeras as iniciativas e todas muito positivas. As crianças estão sendo estimuladas de forma diferente, com ações práticas. Elas estão aprendendo muito com essas ações inovadoras.”

Ensino híbrido

O retorno presencial na rede municipal de ensino não é obrigatório. As aulas estão sendo oferecidas no formato híbrido (online e presenciais), com limite de até 35% de alunos em cada escola e monitoramento diário dos índices epidemiológicos. Para o acesso à alimentação, as famílias têm a opção de levar os filhos todos os dias para a escola. Professores e outros profissionais também têm acesso a todos os equipamentos necessários para proteção na escola.

Com informações da assessoria de imprensa.

Educação

Taxa de alfabetização da população brasileira chega a 93%, revela IBGE

Segundo dados do Instituto, em seis décadas, aumento foi de quase 20 pontos percentuais

Publicado

em

Instituto hoje (17) o 'Censo Demográfico 2022 – Alfabetização: Resultados do universo'. Foto: Geovana Albuquerque/Agência Brasília

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta sexta-feira (17) o Censo Demográfico 2022 – Alfabetização: Resultados do universo, cujos dados mostram o aumento da taxa de alfabetização da população. Dos 163 milhões de brasileiros com 15 anos de idade ou mais, 151,5 milhões sabem ler e escrever ao menos um bilhete simples, enquanto 11,4 milhões não possuem…

Continuar lendo

Educação

A Escola SENAI de Jundiaí está com inscrições abertas para o curso de Pós-graduação em Usinagens Especiais

Publicado

em

Por

Especialização: Lato SensuModalidade: PresencialDuração: 3 semestresAulas aos Sábados: Período integralValor: 18 parcelas de R$ 750,00 ou 24 parcelas de R$ 562,50. Ficou interessado? Clique em saiba mais, preencha o formulário que entraremos em contato: https://forms.office.com/r/W6DpP59EGd

Continuar lendo

Educação

Oito em cada dez professores já pensaram em desistir da carreira

Dado é de pesquisa inédita divulgada pelo Instituto Semesp

Publicado

em

Por

Foto: Sam Bayle/Unsplash

Um estudo recente revelou que oito em cada dez professores da educação básica no Brasil já consideraram abandonar a profissão. Esse levantamento, conduzido pelo Instituto Semesp, identificou diversas razões que levam os educadores a cogitar essa decisão, incluindo questões como remuneração insatisfatória, falta de reconhecimento profissional, carga horária excessiva e desinteresse dos alunos. Resultados da pesquisa Realizada entre os dias…

Continuar lendo

Educação

Senai-SP oferece cursos de Operador de Empilhadeira em Jundiaí

Publicado

em

Por

Matrículas abertas! Faça já sua inscrição pelo link: https://sp.senai.br/cursos/0/0?unidade=502&pesquisa=empilhadeira&pag=1

Continuar lendo

Educação

Governo de SP abre inscrições para curso online gratuito de Libras

Curso voltado a adultos já qualificou mais de 23 mil pessoas em todo Estado; inscrições serão abertas a partir desta sexta (3)

Publicado

em

Por

Foto: Canva

O Governo de São Paulo, através da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), abre nesta sexta-feira (3), às 10h, inscrições para o curso online de Libras, a Língua Brasileira de Sinais, voltado a adultos. O curso é gratuito já capacitou mais de 23 mil pessoas maiores de 18 anos em todo o estado. O curso será dividido…

Continuar lendo