Professora de Jundiaí ganha prêmio nacional ao inovar método para ensinar bebês
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Educação

Professora de Jundiaí ganha prêmio nacional ao inovar método para ensinar bebês

Com reuniões online para os pais e as crianças, a professora desenvolveu técnicas para aumentar o vínculo entre família e escola

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Com mais de 16 anos de carreira, Márcia Mendonça de Souza ganhou destaque em método para ensinar crianças de até 3 anos (Foto: Arquivo pessoal)

Márcia Mendonça de Souza é professora de Educação Infantil na Emeb Paulo Gonçalves de Melo, no Jardim do Lago, em Jundiaí. É especialista em Neuropsicopedagogia e estudante de pós-graduação em Gestão EAD pela Universidade Federal de São Carlos. Com 16 anos de carreira, ela enfrentou no último ano o maior desafio da profissão: ensinar à distância bebês de até três anos.

Mas a professora não só se reinventou, como ganhou destaque e foi uma das vencedoras na premiação nacional “Educação Infantil: Boas Práticas de Professores Durante a Pandemia”, realizada dia 31 de março.

O objetivo da iniciativa era identificar práticas e os métodos utilizados por professores de ensino infantil para aprendizagem das crianças, a fim de mostrar o significado e a relevância deste trabalho à população.

Márcia conta sobre os desafios enfrentados para ensinar on-line no início da pandemia. “O maior foi atingir o público de até três anos. Com essa idade, há um trabalho específico de interação com crianças, é preciso brincar e estimular o aprendizado. Por meio do computador, isso parecia impossível”.

Pais

O primeiro contato remoto das iniciativas foi com os pais. Ela iniciou o método conversando com os responsáveis por e-mail e sugerindo atividades para serem feitas em casa, porém não recebia a devolutiva. A mesma situação ocorreu quando criaram um grupo de WhatsApp da sala.

Com tudo isso, Márcia resolveu conversar com os responsáveis individualmente para entender a situação. A partir daí, teve a ideia de flexibilizar o horário de trabalho e promover aulas interativas pelo Google Meet. “Minhas técnicas se basearam em fazer exercícios com música e história, com a participação de pais e filhos”.

Márcia, em um das aulas pelo Google Meet com as crianças (Foto: Arquivo pessoal)

Além das atividades nas aulas, ela começou a passar dever de casa, que consistia em fazer vídeos durante a semana para compartilhar no grupo do WhatsApp. “Todos adoraram a ideia. Comecei a receber vídeos que os pais gravavam em momentos de lazer: os primeiros passos das crianças, as primeiras falas… todos se envolveram. Os pais elogiavam uns aos outros sobre o desenvolvimento dos pequenos e isso iniciou um vínculo muito grande. Foi emocionante”, compartilha Márcia.

Premiação

Com o método bem aceito, Márcia tomou conhecimento da premiação de Boas Práticas. “Conheci a iniciativa através da minha antiga diretoria, que compartilhou o link em um grupo que eu estava. Fiz a inscrição e deu certo”, relembra.

A professora de ensino infantil também desabafa sobre a importância desta conquista. “De início achei que fosse impossível, depois vi que as minhas técnicas foram positivas. Ganhar a premiação, além de ser uma superação pessoal – pois faço tratamento de depressão – é saber que minhas práticas podem ajudar outros educadores”.

Ela ressalta ainda que o objetivo foi atingido. “Na pandemia, ficou evidente que o papel principal é mediar a educação à distância. Com esse resultado, eu contribuí com a minha área da paixão, a educação”, finaliza.

No total, mais de 700 práticas de todo Brasil – entre 15 estados e o Distrito Federal – foram inscritas. Dessas, 100 iniciativas foram vencedoras e cada uma ganhou R$ 1.000, além de um curso de 40 horas online com atividades sobre a Base Nacional Comum Curricular e Educação Infantil.

O prêmio é promovido pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, que desde 2007 trabalha pela causa da Primeira Infância com o objetivo de impactar positivamente o desenvolvimento de crianças em seus primeiros anos de vida, em parceria com a Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) e Itaú Social.

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Estão abertas as inscrições para os Cursos de Qualificação ou Aperfeiçoamento Profissional na Escola SENAI de Jundiaí para 2025

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Imagem promocional do SENAI Jundiaí anunciando inscrições abertas para cursos livres 2025, com fundo amarelo e materiais técnicos de engenharia.

Veja abaixo a relação de alguns cursos disponíveis: Analista da Qualidade - (160 horas)Analista de Recursos Humanos – (80 horas)Black Belt em Lean Seis Sigma – (100 horas)Green Belt em Lean Seis Sigma - (80 horas)Inspetor de Qualidade – (160 horas)Liderança – Autodesenvolvimento e formação de equipes – (60 horas) Para mais informações e inscrição!Acesse: https://sp.senai.br/cursos/0/0?unidade=502&modalidade=1

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Inscrições para o Fies 2025 abrem nesta terça-feira (4)

Candidatos podem se inscrever até sexta-feira (7) pelo portal oficial. Saiba mais!

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Portal do Fies 2023
Inscrições podem ser feitas entre os dias 4 a 7 de fevereiro (Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil)

Os interessados em participar do processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies 2025) para o primeiro semestre de 2025 já podem efetuar sua inscrição a partir desta terça-feira (4). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela internet até sexta-feira (7).  📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp!…

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Educação

Último dia! Matrículas do Sisu 2025 terminam nesta segunda-feira (3)

Os resultados do processo seletivo foram divulgados no dia 27 de janeiro, com um dia de atraso, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

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Site Sisu
Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Os estudantes aprovados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025 têm até esta segunda-feira (3) para realizar a matrícula na instituição de ensino superior pública para a qual foram selecionados. A maioria das instituições participantes do Sisu pertence à rede federal de ensino superior, incluindo universidades e institutos federais em todo o país. Números do Sisu 2025 Nesta edição do…

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