Professora de Jundiaí ganha prêmio nacional ao inovar método para ensinar bebês
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Educação

Professora de Jundiaí ganha prêmio nacional ao inovar método para ensinar bebês

Com reuniões online para os pais e as crianças, a professora desenvolveu técnicas para aumentar o vínculo entre família e escola

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Com mais de 16 anos de carreira, Márcia Mendonça de Souza ganhou destaque em método para ensinar crianças de até 3 anos (Foto: Arquivo pessoal)

Márcia Mendonça de Souza é professora de Educação Infantil na Emeb Paulo Gonçalves de Melo, no Jardim do Lago, em Jundiaí. É especialista em Neuropsicopedagogia e estudante de pós-graduação em Gestão EAD pela Universidade Federal de São Carlos. Com 16 anos de carreira, ela enfrentou no último ano o maior desafio da profissão: ensinar à distância bebês de até três anos.

Mas a professora não só se reinventou, como ganhou destaque e foi uma das vencedoras na premiação nacional “Educação Infantil: Boas Práticas de Professores Durante a Pandemia”, realizada dia 31 de março.

O objetivo da iniciativa era identificar práticas e os métodos utilizados por professores de ensino infantil para aprendizagem das crianças, a fim de mostrar o significado e a relevância deste trabalho à população.

Márcia conta sobre os desafios enfrentados para ensinar on-line no início da pandemia. “O maior foi atingir o público de até três anos. Com essa idade, há um trabalho específico de interação com crianças, é preciso brincar e estimular o aprendizado. Por meio do computador, isso parecia impossível”.

Pais

O primeiro contato remoto das iniciativas foi com os pais. Ela iniciou o método conversando com os responsáveis por e-mail e sugerindo atividades para serem feitas em casa, porém não recebia a devolutiva. A mesma situação ocorreu quando criaram um grupo de WhatsApp da sala.

Com tudo isso, Márcia resolveu conversar com os responsáveis individualmente para entender a situação. A partir daí, teve a ideia de flexibilizar o horário de trabalho e promover aulas interativas pelo Google Meet. “Minhas técnicas se basearam em fazer exercícios com música e história, com a participação de pais e filhos”.

Márcia, em um das aulas pelo Google Meet com as crianças (Foto: Arquivo pessoal)

Além das atividades nas aulas, ela começou a passar dever de casa, que consistia em fazer vídeos durante a semana para compartilhar no grupo do WhatsApp. “Todos adoraram a ideia. Comecei a receber vídeos que os pais gravavam em momentos de lazer: os primeiros passos das crianças, as primeiras falas… todos se envolveram. Os pais elogiavam uns aos outros sobre o desenvolvimento dos pequenos e isso iniciou um vínculo muito grande. Foi emocionante”, compartilha Márcia.

Premiação

Com o método bem aceito, Márcia tomou conhecimento da premiação de Boas Práticas. “Conheci a iniciativa através da minha antiga diretoria, que compartilhou o link em um grupo que eu estava. Fiz a inscrição e deu certo”, relembra.

A professora de ensino infantil também desabafa sobre a importância desta conquista. “De início achei que fosse impossível, depois vi que as minhas técnicas foram positivas. Ganhar a premiação, além de ser uma superação pessoal – pois faço tratamento de depressão – é saber que minhas práticas podem ajudar outros educadores”.

Ela ressalta ainda que o objetivo foi atingido. “Na pandemia, ficou evidente que o papel principal é mediar a educação à distância. Com esse resultado, eu contribuí com a minha área da paixão, a educação”, finaliza.

No total, mais de 700 práticas de todo Brasil – entre 15 estados e o Distrito Federal – foram inscritas. Dessas, 100 iniciativas foram vencedoras e cada uma ganhou R$ 1.000, além de um curso de 40 horas online com atividades sobre a Base Nacional Comum Curricular e Educação Infantil.

O prêmio é promovido pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, que desde 2007 trabalha pela causa da Primeira Infância com o objetivo de impactar positivamente o desenvolvimento de crianças em seus primeiros anos de vida, em parceria com a Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) e Itaú Social.

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A Escola SENAI de Jundiaí está com inscrições abertas para o curso de Pós-graduação em Usinagens Especiais

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Especialização: Lato SensuModalidade: PresencialDuração: 3 semestresAulas aos Sábados: Período integralValor: 18 parcelas de R$ 750,00 ou 24 parcelas de R$ 562,50. Ficou interessado? Clique em saiba mais, preencha o formulário que entraremos em contato: https://forms.office.com/r/W6DpP59EGd

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Oito em cada dez professores já pensaram em desistir da carreira

Dado é de pesquisa inédita divulgada pelo Instituto Semesp

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Foto: Sam Bayle/Unsplash

Um estudo recente revelou que oito em cada dez professores da educação básica no Brasil já consideraram abandonar a profissão. Esse levantamento, conduzido pelo Instituto Semesp, identificou diversas razões que levam os educadores a cogitar essa decisão, incluindo questões como remuneração insatisfatória, falta de reconhecimento profissional, carga horária excessiva e desinteresse dos alunos. Resultados da pesquisa Realizada entre os dias…

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Senai-SP oferece cursos de Operador de Empilhadeira em Jundiaí

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Matrículas abertas! Faça já sua inscrição pelo link: https://sp.senai.br/cursos/0/0?unidade=502&pesquisa=empilhadeira&pag=1

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Governo de SP abre inscrições para curso online gratuito de Libras

Curso voltado a adultos já qualificou mais de 23 mil pessoas em todo Estado; inscrições serão abertas a partir desta sexta (3)

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O Governo de São Paulo, através da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), abre nesta sexta-feira (3), às 10h, inscrições para o curso online de Libras, a Língua Brasileira de Sinais, voltado a adultos. O curso é gratuito já capacitou mais de 23 mil pessoas maiores de 18 anos em todo o estado. O curso será dividido…

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Senai-SP oferece cursos na área de Injetoras em Jundiaí

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Matrículas abertas! Faça já sua inscrição pelo link: https://sp.senai.br/cursos/0/0?unidade=502&pesquisa=injetora&pag=1

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