Após greve dos ferroviários, Governo de SP planeja privatização de toda CPTM
Conecte-se conosco

Brasil

Após greve dos ferroviários, Governo de SP planeja privatização de toda CPTM

A greve na semana passada se deu por reivindicação do pagamento da PPR de 2020, que a CPTM não pagou.

Publicado

em

Atualizado há

Trem da CPTM. (Foto: Divulgação)
A greve do dia 15 de julho paralisou diversas linhas ferroviárias no Estado (Foto: Divulgação/CPTM)

Neste domingo (18), o secretário dos Transportes Metropolitanos de São Paulo, Alexandre Baldy, afirmou em suas redes sociais que o Governo do Estado planeja privatizar todas as linhas da CPTM, como resposta a última greve dos ferroviários, no dia 15 de julho, em que os trabalhadores do setor reivindicavam o pagamento da PPR do ano de 2020.

Ainda assim, a CPTM não pagou a pendência e também não se mostrou disposta a realizar os pagamentos. De acordo com Baldy, ao responder um usuário do sistema ferroviário na internet, a greve era “inacreditável” e afirmou que em alguns meses as linhas 8 e 9 estarão sob administração privada.

O secretário também comentou sobre o edital do Trem Intercidades, que incluirá a privatização da Linha 10-Turquesa e Linha 7-Rubi, da região de Jundiaí. Além disso, a decisão coloca no radar as linhas 11, 12 e 13. O plano do governador João Doria prevê que essas concessões de privatização ocorram até o final de 2021.

Greve de 15 de julho

Na quinta-feira da semana passada, entidades sindicais e trabalhadores da categoria ferroviária paralisaram diversas linhas de trens como forma de protesto. A greve se deu pela falta de entendimento entre os profissionais e a CPTM, em relação a questões salariais e da PPR (Programa de Participação nos Resultados) referente 2020, que não foi paga até então.

Como forma de tentar frear a greve, a CPTM conseguiu uma liminar na justiça que obriga que 80% da frota opere no horário de pico e 60% dos trens circulem nos demais horários. Isso aconteceu parcialmente, já que as linhas 11-coral, 12-safira e 13-jade funcionaram normalmente.

Antes da paralisação, as partes se reuniram em diversas reuniões. No entanto, não chegaram a um acordo. Além disso, a companhia argumentou reajuste zero e uma crise financeira causada pela pandemia da Covid19.

Brasil

Mega-sena acumula e prêmio vai para R$ 28 milhões

Publicado

em

Por

Foto de lotérica
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Nenhuma aposta acertou as seis dezenas do Concurso 2.719 da Mega-Sena, sorteadas nesta terça-feira (30). Os números são 16 - 25 - 27 - 30 - 42 - 48  Com isso, o prêmio da faixa principal para o próximo sorteio, no sábado (4), está estimado em R$ 28 milhões. A quina teve 39 apostas ganhadoras, e cada uma vai receber…

Continuar lendo

Brasil

Prazo final para MEI entregar Declaração Anual é dia 31 de maio

O microempreendedor que entregar a declaração em atraso está sujeito ao pagamento de multa, a ACE Jundiaí alerta.

Publicado

em

Por

Em Jundiaí há cerca de 43 mil MEIs, que precisam entregar a Declaração Anual do Simples Nacional (Foto: ACE Jundiaí)

Os Microempreendedores Individuais (MEIs) têm até o dia 31 de maio para entregar a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI) referente a 2023. Esta é uma obrigação do microempreendedor e quem entregar a declaração em atraso está sujeito ao pagamento de multa. Nesta declaração o MEI deve informar as receitas obtidas em 2023, de acordo com os diferentes tipos de…

Continuar lendo

Brasil

Escolha uma VPN gratuita para o Twitter (X) para navegar ilimitadamente no X do Brasil e enquanto estiver viajando

Publicado

em

Por

Foto de Souvik Banerjee na Unsplash

O Twitter é uma rede social popular no Brasil. Conforme os dados mais recentes, 40 milhões de brasileiros acessam a plataforma pelo menos uma vez por mês. De fato, é uma rede social conveniente que permite que você siga políticos, empresários e celebridades. No entanto, dada a batalha em andamento entre Alexandre de Moraes e Elon Musk, vale a pena…

Continuar lendo

Brasil

Casal acusa papelaria que se negou a fazer convite de casamento gay; loja fala em ‘heterofobia’

Após print de conversa viralizar na internet, casal denunciou homofobia e donos de empresa confirmaram que não trabalham com “eventos homossexuais”.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução - Redes Sociais/Canva

Nesta terça-feira (23), um casal de homens gays denunciou uma papelaria que se recusou a fazer o convite do seu casamento por ser um “evento homossexual”. Através das redes sociais, uma amiga dos noivos compartilhou um print de um conversa que o casal teve com a loja. Eles relataram que solicitaram o orçamento dos convites de seu casamento, marcado para…

Continuar lendo

Brasil

Brasil é um dos países mais desiguais do mundo, diz relatório internacional

O país teve 3,4 milhões de denúncias de violações de direitos humanos, como racismo, violência física e psicológica e assédio sexual, um aumento de 41% em comparação a 2022.

Publicado

em

Por

Desigualdade no Brasil
O relatório "O estado dos direitos humanos no mundo", é divulgado anualmente pela Anistia Internacional (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)

Nesta quarta-feira (24), a Organização Não Governamental (ONG) Anistia Internacional, divulgou um relatório que coloca o Brasil como um dos países mais desiguais do mundo. O chamado "Estado dos direitos humanos no mundo", divulgado anualmente, mostra um panorama sobre a garantia de direitos humanos em 155 países. O relatório estuda questões sociais, econômicas, culturais e políticas. De acordo com a…

Continuar lendo
Publicidade