Brasil deve seguir tendência mundial e exigir comprovação de vacina para públicos de eventos
Conecte-se conosco

Brasil

Brasil deve seguir tendência mundial e exigir comprovação de vacina para públicos de eventos

O setor foi um dos mais afetados pela pandemia da Covid-19, mas já definiu os protocolos para alguns tipos de evento.

Publicado

em

Atualizado há

Pessoas em evento, usando máscara
Festa no Parque da Uva. em novembro de 2019 (Foto: halfpoint/Envato Elements)

Na semana passada, o Governo de São Paulo autorizou a retomada de eventos sociais e feiras corporativas, e a decisão despertou a dúvida sobre a exigência de confirmação da vacinação contra Covid-19 para participação das reuniões. A medida já é tendência na maioria dos países que autorizaram a volta dos eventos.

O setor de festas e eventos foi um dos mais prejudicados durante a pandemia, e para os empresários do segmento, se a medida de comprovação de vacinação for adotada por aqui, seria um tipo de atestado de segurança.

“A apresentação da carteira de vacinação é primordial para garantir a segurança dos eventos. E o setor tem equipe preparada para fazer esse controle, como seguranças, cerimonialistas e bombeiros civis”, comentou Júlio César Hezel, diretor da sucursal Curitiba da Abrafesta e proprietário de um buffet na cidade.

Hezel entende que a medida seria mais rápida e eficaz do que realizar a testagem na entrada do evento, por exemplo, evitando assim casos de aglomerações.

O presidente da Abrafesta, Ricardo Dias, concorda que a medida é uma nova oportunidade para o setor. “A retomada que começa agora é o momento de as empresas cumprirem sua responsabilidade social com essa força de trabalho tão fragilizada. Em que pesem os prejuízos do setor, é dever do empresário garantir condições e salários dignos para esses trabalhadores”, diz.

Evento-teste

A princípio, as medidas restritivas para realização dos eventos e feiras são as mesmas aprovadas em um evento-teste, que aconteceu no dia 6 de agosto, no Club Athletico Paulistano. A ocasião reuniu 170 pessoas, associadas ao clube, entre às 18h30 e 23h, e os convidados entraram no local apenas após testar negativo contra Covid-19.

Além disso, na entrada do evento, os associados tiveram medida aferida e responderam um questionário com informações a respeito de sua saúde e dados pessoais para uma testagem após o evento.

No clube também foi obrigatório o uso de máscaras (exceto durante a alimentação) e a organização monitorou o distanciamento social. Também havia kits com álcool gel à disposição e a comida foi servida à la carte. O teste pós-evento foi realizado depois de 5 dias e houve apenas um resultado positivo, que foi comprovado mais tarde não ter relação com o evento.

“Planejamos os protocolos durante meses e nossa avaliação é que a experiência foi um sucesso”, disse Ricardo Dias, presidente da Associação Brasileira de Eventos (Abrafesta).

De acordo com ele, o evento-teste foi acompanhado por uma equipe da Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo. “Os protocolos foram validados e devem se tornar um decreto que vai nortear a realização de encontros do tipo (jantar sentado)”, explicou.

Brasil

Rio Grande do Sul: Chuvas diminuem, mas risco de novas inundações e queda de temperatura persistem

O governador Eduardo Leite enfatizou a necessidade de que os moradores de áreas inundadas não retornem para suas casas. Confira.

Publicado

em

Por

As autoridades pedem à população que se mantenha atenta aos avisos e siga as orientações de segurança (Foto: Gustavo Mansur/Palácio Palatini)

As chuvas no Rio Grande do Sul deram uma trégua, no entanto, as autoridades alertam a população para o risco de novas enchentes e iminente queda brusca de temperatura. O recado é, especialmente, para a região metropolitana de Porto Alegre. O governador Eduardo Leite enfatizou a necessidade de que os moradores de áreas inundadas não retornem para suas casas, frisando…

Continuar lendo

Brasil

Rio Grande do Sul usará sabão ecológico para limpar casas atingidas por enchentes

O produto é fabricado em laboratório da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul e já chegou a três municípios. Saiba mais.

Publicado

em

Por

Foto: Arquivo Pessoal/Silvia Gatiboni

O Laboratório de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) produz sabão ecológico para limpeza das casas atingidas pelas enchentes que assolaram 446 municípios gaúchos. A produção do sabão acontece na unidade da Uergs em Bento Gonçalves, localizada na região serrana. Foto: Arquivo Pessoal/Silvia Gatiboni O trabalho envolve estudantes e funcionários dos quadros…

Continuar lendo

Brasil

Mais de 10 mil animais resgatados nas enchentes do Rio Grande do Sul: uma história de esperança em meio à tragédia

ONGs e voluntários unem forças em resgates emocionantes, lutando contra o tempo para salvar vidas.

Publicado

em

Deise Falci e equipe em ação, resgatando animais das áreas afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul, salvando vidas uma a uma (Foto: Reprodução/Instagram @deisefalci)

A tragédia das enchentes no Rio Grande do Sul atingiu não apenas pessoas, mas também milhares de animais. No início da catástrofe, os bichos resgatados eram enviados para abrigos. Mas com o aumento do número de animais necessitados, os abrigos logo ficaram lotados. Muitos animais, sem ter para onde ir, foram parar na orla de Porto Alegre, onde se abrigavam…

Continuar lendo

Brasil

Justiça do RS determina retirada de notícias falsas do Facebook

A juíza Fernanda Ajnhorn atua em medida urgente contra desinformação durante calamidade no RS.

Publicado

em

Por

Tecal de celular com app do Facebook
Decisão visa proteger ações de resgate e manter a integridade das operações de emergência no estado. (Foto: Freepik)

A juíza do plantão do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), Fernanda Ajnhorn, determinou que a empresa Meta Plataforms, que gere o Facebook, exclua, em 24 horas, as publicações com conteúdo de desinformação que questionam a atuação do estado em ações de socorro às vítimas da tragédia climática que atinge os municípios gaúchos. A ordem atende a uma ação…

Continuar lendo

Brasil

Helicóptero Águia de SP socorre bebê e idosa infartada no Rio Grande do Sul

Mais de mil pessoas resgatadas em uma semana de apoio nas enchentes

Publicado

em

Por

Equipe do helicóptero Águia 33 durante missão de resgate no Rio Grande do Sul, fornecendo auxílio vital em meio à crise de enchentes (Foto: Governo de SP)

Na quinta-feira (9), o helicóptero Águia 33, equipado com UTI aeromédica, realizou duas missões cruciais no Rio Grande do Sul. Primeiramente, transportou um bebê de cinco meses com pneumonia do hospital regional de Tramandaí para a UTI pediátrica em Venâncio Aires. O pequeno paciente necessitava de aparelhos para respiração durante o trajeto. Em seguida, a aeronave viabilizou a remoção de…

Continuar lendo
Publicidade