Família de brasileira de 120 anos de idade tenta reconhecimento em Livro dos Recordes
Conecte-se conosco

Brasil

Família de brasileira de 120 anos de idade tenta reconhecimento em Livro dos Recordes

Isabel nasceu dois anos antes da mulher considerada mais velha do mundo pelo Guinness Book.

Publicado

em

Atualizado há

Idosa completa 120 anos no Maranhão
A centenária nasceu no dia 15 de agosto de 1901, primeiro ano do século XX (Foto: Reprodução/MA PB)

Isabel Alves de Carvalho nasceu no dia 15 de agosto de 1901, isso mesmo, no primeiro ano do século XX. E hoje, com 120 anos de idade, sua família deve procurar o Guinness Book, livro dos recordes, para registrá-la como mulher mais velha do mundo.

Atualmente, o título é concedido à uma mulher japonesa, nascida dois anos depois de Isabel. A idosa vive hoje na cidade de Bacabal, a 252 km de São Luiz, no Maranhão. Diariamente, os moradores da vizinhança cuidam dela.

Todos os anos, os amigos e familiares fazem uma vaquinha e se reúnem para celebrar o aniversário de Isabel, o que já virou tradição na região.

Por causa da idade avançada, Dona Belinha, como é chamada carinhosamente, desenvolveu alguns problemas de saúde, como perda da visão, dificuldades de audição e, desde 2013, não consegue andar sozinha. Além disso, precisa de cuidados médicos por causa do Alzheimer.

Vida de Belinha

De acordo com o portal MA 98, Dona Belinha não teve filhos, mas criou cinco sobrinhos, e dois deles ainda vivem com ela, retribuindo o carinho de mãe.

A família conta que Isabel se casou aos 14 anos e engravidou em seguida. No entanto, por causa de complicações, a menina nasceu morta. Depois da perda, Belinha e seu marido se mudaram para Coroatá, no Maranhão, e viveram juntos até a separação, depois de 30 anos.

Segundo os relatos dos familiares, Belinha era vítima de violência doméstica. Até que, em 1975, Isabel se mudou para Bacabal, onde vive até hoje. Por mais de 20 anos, trabalhava no mercado central da cidade.

Brasil

AGU pede que X, TikTok e Kwai retirem do ar desinformação sobre RS

Governo desmente reembalagem de cestas e reforça apoio a desabrigados.

Publicado

em

Tela de monitor com a mensagem de Fake News
AGU combate desinformação e pede remoção de posts falsos em 24h (Foto: Foto: Wilson Dias/Agência Brasil)

A Advocacia-Geral da União (AGU) tomou medidas firmes contra a disseminação de informações falsas sobre a entrega de alimentos para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Nesta quarta-feira (15), a AGU solicitou às plataformas X (antigo Twitter), TikTok e Kwai a remoção de postagens com conteúdo enganoso no prazo de 24 horas. A iniciativa, de caráter extrajudicial,…

Continuar lendo

Brasil

Saiba como funcionará o Free Flow, sistema de cobrança automática de pedágios

Sem a necessidade de parar em praças de pedágio, o fluxo de veículos é mais rápido e eficiente

Publicado

em

Por

Foto: Governo de SP

Com o objetivo de melhorar a circulação e segurança, as rodovias concedidas de São Paulo em breve adotarão o sistema Free Flow. A Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) detalha os benefícios e funcionamento desse sistema, que será implementado inicialmente em duas praças da SP-333. Em 1° de agosto, em Itápolis, km 179, no sentido leste; e…

Continuar lendo

Brasil

Lula anuncia Pix de R$ 5,1 mil para famílias do Rio Grande do Sul

Estima-se que 100 mil famílias sejam inicialmente contempladas, mas o governo garante que o auxílio será pago a todos os gaúchos que precisarem dos recursos.

Publicado

em

Por

Lula no Rio Grande do Sul
O benefício auxiliará famílias na reconstrução de casas, compra de móveis e eletrodomésticos, e pagamento de serviços essenciais (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

Nesta quarta-feira (15), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva oficializou a criação do Auxílio Reconstrução de R$ 5,1 mil para famílias desabrigadas ou desalojadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. A medida visa auxiliar na reconstrução de casas, compra de móveis e eletrodomésticos, e pagamento de serviços essenciais. De acordo com o anúncio, estima-se que o benefício contemple…

Continuar lendo

Brasil

Chef transforma restaurante refinado em ‘fábrica de papinhas’ para bebês desabrigados de Porto Alegre

Chef Marcelo Schambecka, do Capincho, produz cerca de 150 papinhas diariamente, com o objetivo de fornecer uma dieta nutritiva

Publicado

em

Por

As papinhas são feitas com uma variedade de ingredientes, dependendo da disponibilidade na feira local. Foto: Arquivo Pessoal

Com as enchentes assolam Porto Alegre, um restaurante refinado da capital agora se dedica a uma causa nobre. A cozinha do Capincho, do chef Marcelo Schambecka, está voltada à produção de papinhas para bebês que estão em abrigos da cidade. “Os primeiros relatos que a gente recebeu eram os de que muitas crianças pequenas estavam, fazia dois, três dias, à…

Continuar lendo

Brasil

Rio Grande do Sul tem quase 80 mil pessoas em abrigos e 149 mortes

Dos 497 municípios do estado, 446 foram afetados, o que representa 89,7%. O número de desaparecidos permanece em 124.

Publicado

em

Abrigo no Rio Grande do Sul
Foto: Pedro Piegas/Prefeitura Municipal de Porto Alegre

O número de pessoas em abrigos no Rio Grande do Sul segue crescendo devido às cheias que assolam o estado. Na manhã de terça-feira (14), eram 76.884 pessoas alojadas, número que subiu para 79.494 no final da tarde. As novas inundações no Rio Guaíba, em Porto Alegre, contribuíram para o aumento. Além disso, infelizmente, o estado confirmou mais uma morte,…

Continuar lendo
Publicidade