Conselho de Enfermagem entrega título honorário inédito a estudante com câncer em estágio terminal
Conecte-se conosco

Brasil

Conselho de Enfermagem entrega título honorário inédito a estudante com câncer em estágio terminal

Ana Cristina foi técnica de enfermagem por toda a vida mas sonhava em obter o diploma de graduação

Publicado

em

Ana Cristina segura canudo com diploma
Ana Cristina está internada em Ala de cuidados paliativos. (Foto: Reprodução/G1)

Ana Cristina Gualberto da Silva, de 45 anos, não esteve presente na última aula da faculdade de enfermagem. Por conta de um câncer no pâncreas, em estado terminal, ela deixou o curso no último semestre para ser internada na ala de cuidados paliativos do Hospital de Apoio de Brasília (HAB), cidade em que viva.

O sonho de obter o diploma parecia impossível, mas um ato inédito do Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren) fez os planos mudarem.

A Instituição entregou à estudante uma certificação simbólica, um título honorário.

A decisão, segundo disse o presidente do Coren Marcos Wesley, foi tomada “porque nunca é tarde para se realizar um sonho”.

“Vamos realizar o seu último desejo em um ato público inédito, marcante como a vida dela”.

Corrente do bem

Técnica de enfermagem durante toda a vida, Ana Cristina queria mesmo o diploma do curso superior. Mas foi depois dos 40 anos, prestes a realizar o sonho, que a doença apareceu.

A psicóloga Giselle de Fátima Silva, que trabalha com pacientes terminais, vendo o pesar na vida da paciente pediu à colega Ana Catarine Carneiro, que é enfermeira, que entrasse em contato com o Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal para contar a história de Ana Cristina.

Segundo relata o G1, Ana Catarine foi a responsável por entrar em contato com o Coren, contar a história de Ana Cristina com a esperança que os colegas de profissão se sensibilizassem.

E deu certo. A carteirinha entregue à Ana Cristina é inédita. Foi criada especialmente para ela.

“Ela ficou muito feliz com tudo o que aconteceu. Disse que achava que estávamos brincando quando contamos da cerimônia . A Ana Cristina ficou muito emocionada em realizar esse sonho”, contou Giselle, ao G1.

Brasil

Voluntários mantêm resgates em áreas alagadas de Porto Alegre

A Zona Norte de Porto Alegre permanece alagada, com resgates e acolhimentos sendo realizados por voluntários, que enfrentam desafios contínuos.

Publicado

em

Voluntários ajudam moradores e animais em Porto Alegre, onde áreas da Zona Norte ainda estão alagadas, dois meses após o início das inundações (Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil)

Mais de duas semanas após o início das inundações, a água ainda baixa lentamente na Zona Norte de Porto Alegre. Em um ponto de resgate e acolhimento montado por voluntários no cruzamento das avenidas Benjamin Constant e Caiurú, no bairro Navegantes, a equipe segue incansável na missão de auxiliar os moradores atingidos pela enchente. Só no último sábado (18), 37…

Continuar lendo

Brasil

Bolsonaro deixa hospital após tratamento para erisipela

Erisipela é um processo infeccioso da pele, que pode atingir a gordura do tecido celular, causado por uma bactéria que se propaga pelos vasos linfáticos.

Publicado

em

Foto: Reprodução/X

Na manhã desta sexta-feira (17), o ex-presidente Jair Bolsonaro recebeu alta do Hospital Vila Nova Star, na capital paulista. O advogado e assessor do ex-presidente, Fábio Wajngarten, confirmou a informação. De acordo com Wajngarten, Bolsonaro teve alta após 12 dias de internação em São Paulo e voltou para Brasília. Mais cedo, o ex-presidente postou uma foto ao lado dos médicos…

Continuar lendo

Brasil

Brasil registrou 230 mortes de pessoas LGBTI+ em 2023

Das 230 mortes no ano passado, 184 foram assassinatos, 18 suicídios e 28 por outras causas.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Canva @Hrecheniuk Oleksii

Um dossiê publicado nesta semana pelo Observatório de Mortes e Violências LGBTI+ no Brasil mostra que 230 pessoas LGBTI morreram de forma violenta em 2023, uma morte a cada 38 horas. A sigla LGBTI diz respeito a pessoas lésbicas, gays, bissexuais, travestis, mulheres e homens trans, pessoas transmasculinas, não binárias e demais dissidências sexuais e de gênero. Das 230 mortes no…

Continuar lendo

Brasil

AGU pede que X, TikTok e Kwai retirem do ar desinformação sobre RS

Governo desmente reembalagem de cestas e reforça apoio a desabrigados.

Publicado

em

Tela de monitor com a mensagem de Fake News
AGU combate desinformação e pede remoção de posts falsos em 24h (Foto: Foto: Wilson Dias/Agência Brasil)

A Advocacia-Geral da União (AGU) tomou medidas firmes contra a disseminação de informações falsas sobre a entrega de alimentos para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Nesta quarta-feira (15), a AGU solicitou às plataformas X (antigo Twitter), TikTok e Kwai a remoção de postagens com conteúdo enganoso no prazo de 24 horas. A iniciativa, de caráter extrajudicial,…

Continuar lendo

Brasil

Saiba como funcionará o Free Flow, sistema de cobrança automática de pedágios

Sem a necessidade de parar em praças de pedágio, o fluxo de veículos é mais rápido e eficiente

Publicado

em

Por

Foto: Governo de SP

Com o objetivo de melhorar a circulação e segurança, as rodovias concedidas de São Paulo em breve adotarão o sistema Free Flow. A Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) detalha os benefícios e funcionamento desse sistema, que será implementado inicialmente em duas praças da SP-333. Em 1° de agosto, em Itápolis, km 179, no sentido leste; e…

Continuar lendo
Publicidade