Vandalismo em Brasília: 'Todo protesto pacífico é válido. O resto é baderna', diz Mourão 
Connect with us

Política

Vandalismo em Brasília: ‘Todo protesto pacífico é válido. O resto é baderna’, diz Mourão 

Na noite desta segunda-feira (12), um grupo bolsonarista tentou invadir a sede da PF em Brasília, queimou carros e ônibus, e depredou delegacia.

Published

on

Atualizado há

Carro pegando fogo em Brasília
Mourão afirmou à CNN que aguarda as investigações e a identificação dos responsáveis pelos atos de vandalismo (Foto: Reprodução/Rede Globo)

De acordo com o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, o grupo de bolsonaristas que vandalizou o centro de Brasília incendiou oito carros e cinco ônibus. Na noite desta segunda-feira (12), os vândalos tentaram invadir o prédio da Polícia Federal e quebraram vidros da 5ª Delegacia de Polícia, na Asa Norte.

Há mais de 40 dias, apoiadores do atual Presidente, Jair Bolsonaro, protestam em todo o Brasil. Entre as reinvindicações, estão a anulação do resultado das urnas no segundo turno das eleições de 2022 e a permanência de Bolsonaro no poder.

Assim, na manhã desta terça-feira (13), o vice-presidente, Hamilton Mourão, conversou com jornalistas da CNN sobre o caso. Mourão defendeu a validade de todo protesto ordeiro e pacífico, mas que “o resto é baderna”. Para o vice-presidente, seria necessário conter esses casos precisam pela aplicação da lei.

Mourão afirmou ao jornal que aguarda investigações e a identificação dos responsáveis pelos atos de vandalismo em Brasília. Ainda de acordo com o vice-presidente, essas táticas de protesto “não têm nada a ver” com as manifestações na frente do Quartel-General do Exército do Brasil. “Compete aos encarregados de manter a lei e a ordem investigar, para que não ocorram generalizações”, ressaltou.

Confronto com policiais

A Polícia Militar foi chamada para a região dos atos de vandalismo, e reagiu com bombas de gás e balas de borracha. Assim, houve confronto com os radicais. Além disso, a Secretaria de Segurança Pública do DF precisou restringir o trânsito em algumas áreas na Esplanada dos Ministérios, na Praça dos Três Poderes e em outras vias da região central.

Equipes da PM reforçaram vigilância na região em que o Presidente eleito, Lula, está hospedado, e o governador Ibaneis Rocha (MDB) garantiu que estão agindo com as forças policiais. “Todas as nossas forças policiais estão nas ruas”, informou.

O secretário de Segurança, Júlio Danilo Souza Ferreira, afirmou que os participantes dos atos de vandalismo serão responsabilizados: “A partir de agora , temos imagens, filmagens, temos como identificar”. Ainda assim, não há informações sobre prisões até esse momento.

Uma nota da Polícia Militar do Distrito Federal afirma que o protesto começou após o cumprimento de um mandado de prisão temporária contra o cacique José Acácio Serere Xavante, apoiador de Bolsonaro. A detenção ocorreu pela suposta prática de condutas ilícitas em atos antidemocráticos.

Eleições 2024

Conheça Mariana Janeiro: 1ª mulher preta eleita vereadora em Jundiaí

O Tribuna de Jundiaí preparou matérias exclusivas com vereadores eleitos para 1º mandato na cidade. Nesta edição, conheça Mariana Janeiro.

Published

on

Mariana Janeiro é eleita vereadora em Jundiaí
Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal

Nas eleições municipais deste ano em Jundiaí, a cidade elegeu 7 vereadores que, a partir de 2025, cumprirão seu primeiro mandato. De diferentes partidos e com distintas ideologias, essas sete pessoas, juntas dos outros 12 parlamentares eleitos, passarão os próximos quatro anos sendo vozes ativas na Câmara Municipal de Jundiaí, propondo ideias e fiscalizando a gestão municipal em prol dos…

Continue Reading

Eleições 2024

Reeleita em Jundiaí, Quézia faz história como vereadora mais votada da cidade

Para ela, o resultado é reflexo da mudança no comportamento dos eleitores. Saiba mais.

Published

on

Reeleita em Jundiaí, Quézia faz história como vereadora mais votada da cidade
Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal

Nascida e criada no tradicional bairro da Ponte São João, em Jundiaí, Quézia de Lucca fez história nas eleições de 2024 em Jundiaí. Com uma trajetória de dedicação à família, valores cristãos e uma carreira pública de sucesso, ela foi reeleita com o maior número de votos já registrado na cidade. Quézia atribui seu sucesso eleitoral a um trabalho intenso,…

Continue Reading

Eleições 2024

Gustavo Martinelli retoma ações de campanha para 2º turno com caminhada na região Sul

Acompanhados por suas famílias, Gustavo Martinelli e Ricardo Benassi seguirão percorrendo os bairros de Jundiaí nas próximas semanas.

Published

on

Gustavo Martinelli retoma ações de campanha para o segundo turno
Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal

Nesta terça-feira (8), Gustavo Martinelli e Ricardo Benassi, acompanhados de suas esposas e apoiadores, retomaram as atividades de campanha para o segundo turno com uma caminhada pela Vila Maringá. Durante a caminhada, Gustavo reforçou que conta com os eleitores do bairro novamente no dia 27 de outubro. “Eu cresci aqui na região Sul, é um lugar muito afetivo para mim.…

Continue Reading

Eleições 2024

Parimoschi retoma campanha no segundo turno e defende propostas para inclusão e família

Parimoschi conta com o apoio do prefeito Luiz Fernando Machado e do governador Tarcísio de Freitas, além de 15 dos 19 vereadores eleitos para a próxima legislatura.

Published

on

Parimoschi retoma campanha no segundo turno
Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

José Antonio Parimoschi, candidato à Prefeitura de Jundiaí, retomou sua campanha para o segundo turno após vitória no primeiro turno das eleições municipais, com 104.180 votos, correspondendo a 48,07% da preferência dos eleitores. Parimoschi conta com o apoio do prefeito Luiz Fernando Machado e do governador Tarcísio de Freitas, além de 15 dos 19 vereadores eleitos para a próxima legislatura.…

Continue Reading

Eleições 2024

Eleições 2024: propaganda eleitoral do 2º turno já está permitida para retorno

A propaganda eleitoral poderá ser realizada até o dia 26 de outubro, véspera do 2º turno, o que possibilita uma extensão de campanha.

Published

on

TV, representando a propaganda eleitoral
Foto: Canva

A propaganda eleitoral para o 2º turno das eleições municipais está autorizada deste às 17h da última segunda-feira (7). Os eleitores de 52 municípios terão que voltar às urnas no dia 27 deste mês para eleger seus candidatos à prefeitura. Vale destacar que não há disputa de segundo turno para vereadores. Com o término do prazo de 24 horas após…

Continue Reading
Advertisement