Decisão do STF iguala o crime de injúria racial ao crime de racismo
Connect with us

Brasil

Decisão do STF iguala o crime de injúria racial ao crime de racismo

Com isso, a Decisão da Corte faz com que o crime de injúria racial seja considerado imprescritível e inafiançável.

Published

on

Atualizado há

Fachada do Supremo Tribunal Federal (STF)
O STF analisou o caso de uma mulher condenada a um ano de reclusão por ter ofendido frentista em 2013 (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Nesta quarta-feira (28), o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que o crime de injúria racial pode ser igualado ao crime de racismo. Assim, o ato criminoso se torna imprescritível, após 8 votos a 1.

O STF analisou o caso de uma mulher condenada a um ano de reclusão por ter ofendido uma frentista de posto de gasolina, em 2013, Brasília. Na ocasião, a profissional não permitiu que a mulher pagasse os serviços com cheque, seguindo as regras do estabelecimento.

A mulher respondeu à frentista com: “Negrinha nojenta, ignorante e atrevida”.

Ao STF, a defesa da mulher condenada questionou um acórdão da 6ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), mas a extinção da pena foi negada.

Injúria Racial x Racismo

No campo jurídico, os crimes de injúria racial e de racismo são diferentes.

A injúria racial consiste em ofender a honra de uma pessoa se referindo à raça, cor, etnia, religião ou origem; já o racismo atinge um grupo de indivíduos, discriminando toda uma raça.

O caso de Brasília começou a ser analisado em novembro de 2020. No entanto, foi interrompido após pedido de vista (mais tempo para analisar o processo) do ministro Alexandre de Moraes.

Votação dos Ministros

A decisão de equiparar os crimes tomada por 8 votos a 1 dos ministros do STF. Os ministros Alexandre de Moraes, Luís Roberto Barroso, Ricardo Lewandowski, Luiz Fux, Rosa Weber, Dias Toffoli, Cármen Lúcia e o relator, ministro Edson Fachin, votaram para que a injúria racial seja imprescritível e inafiançável.

Fachin votou ainda em 2020. Na ocaisão, afirmou que “há racismo no Brasil” e que esta “é uma realidade ainda a ser superada na nossa sociedade”.

“É uma chaga que afeta o país ontem e hoje”, completou.

O único que se posicionou contrário à decisão foi o ministro Nunes Marques, que argumentou “sem desconsiderar a gravidade do delito de injúria racial, que não é possível tê-lo como crime de racismo, porquanto as condutas destes crimes tutelam bens jurídicos distintos”.

“Pergunto eu, se referir à vítima com expressões preconceituosas, volto a repetir: ‘Negrinha nojenta, ignorante e atrevida’. Isso foi ou não uma manifestação ilícita, criminosa e preconceituosa, em virtude da condição de negra da vítima? Logicamente, sim. Se foi, isso é a prática de um ato de racismo”, argumentou o ministro Alexandre de Moraes.

Brasil

Fernanda Torres é indicada ao Globo de Ouro 2025 por papel em ‘Ainda Estou Aqui’

Obra cinematográfica também foi indicada na categoria de Melhor Filme de Língua Estrangeira da premiação.

Published

on

Fernanda Torres é indicada ao Globo de Ouro 2025 (Foto: Reprodução/ YouTube)
Fernanda Torres é indicada ao Globo de Ouro 2025 (Foto: Reprodução/ YouTube)

Fernanda Torres, de 59 anos, foi indicada ao Globo de Ouro 2025 por seu papel como Eunice Paiva no filme ‘Ainda Estou Aqui’. O longa-metragem dirigido por Walter Salles também está concorrendo na categoria Melhor Filme em Língua Estrangeira.  As nomeações foram divulgadas pela Associação de Imprensa Estrangeira em Hollywood nesta segunda-feira (9). 📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas…

Continue Reading

Brasil

Meu INSS Vale+: novo cartão para aposentados terá adiantamento de R$ 150

O Meu INSS Vale+ busca oferecer uma alternativa prática e sem custos adicionais, melhorando a qualidade de vida dos segurados.

Published

on

Aplicativo Meu INSS Vale+
Foto: Divulgação/Governo Federal

O programa Meu INSS Vale+, lançado pelo Ministério da Previdência Social e pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), oferece a possibilidade de antecipação de até R$ 150 para aposentados e pensionistas. O valor adiantado será descontado diretamente no próximo pagamento do benefício, sem cobrança de juros ou taxas. Com isso, a iniciativa busca atender às necessidades financeiras imediatas dos…

Continue Reading

Brasil

Jennifer Castro, a mulher que se negou a trocar de assento em avião, ganha mais de 1 milhão de seguidores

Em vídeo postado nas redes sociais, a jovem aparece usando fones de ouvido e tentando ignorar a situação.

Published

on

Jennifer Castro
Jennifer é discreta nas redes sociais (Foto: Reprodução/ TikTok | Instagram)

Nos últimos dias, o vídeo de uma mulher sendo filmada em um avião da companhia Gol por não ceder seu lugar na janela a uma criança que estava chorando viralizou nas redes sociais. Jennifer Castro, a passageira que foi filmada, ganhou mais de 1 milhão de seguidores após o caso repercutir. A postagem que, inicialmente, foi feita como crítica à…

Continue Reading
Advertisement
Skip to content