Em audiência do caso Mari Ferrer, juiz determina 'estupro culposo' e causa revolta na internet
Conecte-se conosco

Brasil

Em audiência do caso Mari Ferrer, juiz determina ‘estupro culposo’ e causa revolta na internet

O promotor responsável pelo caso disse que não tinha como o empresário acusado, André de Camargo Aranha, saber do não consentimento de Mari.

Publicado

em

Mari Ferrer acusa o empresário André Aranha de ter a estuprado em uma festa, em 2018
Foto: Reprodução

Nesta terça-feira (3), foram obtidas pelo The Intercept imagens da audiência da influencer Mari Ferrer (23), que julga o empresário André de Camargo Aranha. Ele é acusado de ter estuprado Ferrer durante uma festa, em 2018. De acordo com a denúncia, a jovem não tinha discernimento para consentir a relação sexual.

As imagens que circulam na internet estão causando revolta. Durante a audiência, o promotor responsável pelo caso disse que não tinha como o acusado saber se a vítima estava em condições de consentir o ato sexual. Dessa forma, não teria existido a “intenção” de estuprar a jovem.

Com esse argumento, o juiz aceitou e determinou que André cometeu um “estupro culposo”. No entanto, esse “crime” não está previsto na constituição brasileira e por este motivo, o acusado foi absolvido.

Ataques à vítima

Além disso, Cláudio Gastão da Rosa Filho, o advogado de defesa de André, fez diversos comentários ofensivos em relação à vítima, mostrando fotos da influencer, as definindo como “ginecológicas”. Ainda assim, em nenhum momento foi questionada pelos membros do Tribunal de Justiça qual a relação das fotos com o caso.

Em um momento da audiência, Gastão chega a dizer que “jamais teria uma filha do nível” de Ferrer. A jovem estava o tempo todo visivelmente abalada e constrangida com os comentários, e respondeu dizendo que as roupas usadas nas fotos não eram “nada demais”. “A pessoa que é virgem, ela não é freira não, doutor. A gente está no ano 2020”, argumentou Mari.

Porém, as ofensas por parte do advogado continuaram. “Só aparece essa sua carinha chorando. Só falta uma auréola na cabeça. Não adianta vir com esse teu choro dissimulado, falso, e essa lágrima de crocodilo”.

Neste momento, Mariana chorava muito e um dos membros do Tribunal de Justiça perguntou se ela queria sair um pouco para se recompor. Mesmo abalada, Mariana respondeu “Eu gostaria de respeito, doutor. Excelentíssimo, eu estou implorando por respeito no mínimo. Nem os acusados, nem os assassinos são tratados da forma que eu estou sendo tratada gente, pelo amor de Deus. Eu sou uma pessoa ilibada. Nunca cometi crime contra ninguém.”

No vídeo, em nenhum momento o juiz se posiciona sobre o ataque ofensivo de Gastão sobre a vítima.

Dessa forma, a OAB de Santa Catarina e o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos solicitaram esclarecimentos do advogado. A solicitação também foi direcionada ao Tribunal de Justiça de Santa Catarina, referente à sua conduta durante a audiência.

Repercussão nacional

Depois que o vídeo do interrogatório foi divulgado na internet, usuários das redes sociais se revoltaram tanto com o ataque à Mariana, quando à decisão do juiz, sobre um crime que não existe. Assim, a #justicapormarierrer ficou nos trend topic de assuntos mais comentados no país.

Brasil

Brasil registrou 230 mortes de pessoas LGBTI+ em 2023

Das 230 mortes no ano passado, 184 foram assassinatos, 18 suicídios e 28 por outras causas.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Canva @Hrecheniuk Oleksii

Um dossiê publicado nesta semana pelo Observatório de Mortes e Violências LGBTI+ no Brasil mostra que 230 pessoas LGBTI morreram de forma violenta em 2023, uma morte a cada 38 horas. A sigla LGBTI diz respeito a pessoas lésbicas, gays, bissexuais, travestis, mulheres e homens trans, pessoas transmasculinas, não binárias e demais dissidências sexuais e de gênero. Das 230 mortes no…

Continuar lendo

Brasil

AGU pede que X, TikTok e Kwai retirem do ar desinformação sobre RS

Governo desmente reembalagem de cestas e reforça apoio a desabrigados.

Publicado

em

Tela de monitor com a mensagem de Fake News
AGU combate desinformação e pede remoção de posts falsos em 24h (Foto: Foto: Wilson Dias/Agência Brasil)

A Advocacia-Geral da União (AGU) tomou medidas firmes contra a disseminação de informações falsas sobre a entrega de alimentos para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Nesta quarta-feira (15), a AGU solicitou às plataformas X (antigo Twitter), TikTok e Kwai a remoção de postagens com conteúdo enganoso no prazo de 24 horas. A iniciativa, de caráter extrajudicial,…

Continuar lendo

Brasil

Saiba como funcionará o Free Flow, sistema de cobrança automática de pedágios

Sem a necessidade de parar em praças de pedágio, o fluxo de veículos é mais rápido e eficiente

Publicado

em

Por

Foto: Governo de SP

Com o objetivo de melhorar a circulação e segurança, as rodovias concedidas de São Paulo em breve adotarão o sistema Free Flow. A Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) detalha os benefícios e funcionamento desse sistema, que será implementado inicialmente em duas praças da SP-333. Em 1° de agosto, em Itápolis, km 179, no sentido leste; e…

Continuar lendo

Brasil

Lula anuncia Pix de R$ 5,1 mil para famílias do Rio Grande do Sul

Estima-se que 100 mil famílias sejam inicialmente contempladas, mas o governo garante que o auxílio será pago a todos os gaúchos que precisarem dos recursos.

Publicado

em

Por

Lula no Rio Grande do Sul
O benefício auxiliará famílias na reconstrução de casas, compra de móveis e eletrodomésticos, e pagamento de serviços essenciais (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

Nesta quarta-feira (15), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva oficializou a criação do Auxílio Reconstrução de R$ 5,1 mil para famílias desabrigadas ou desalojadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. A medida visa auxiliar na reconstrução de casas, compra de móveis e eletrodomésticos, e pagamento de serviços essenciais. De acordo com o anúncio, estima-se que o benefício contemple…

Continuar lendo

Brasil

Chef transforma restaurante refinado em ‘fábrica de papinhas’ para bebês desabrigados de Porto Alegre

Chef Marcelo Schambecka, do Capincho, produz cerca de 150 papinhas diariamente, com o objetivo de fornecer uma dieta nutritiva

Publicado

em

Por

As papinhas são feitas com uma variedade de ingredientes, dependendo da disponibilidade na feira local. Foto: Arquivo Pessoal

Com as enchentes assolam Porto Alegre, um restaurante refinado da capital agora se dedica a uma causa nobre. A cozinha do Capincho, do chef Marcelo Schambecka, está voltada à produção de papinhas para bebês que estão em abrigos da cidade. “Os primeiros relatos que a gente recebeu eram os de que muitas crianças pequenas estavam, fazia dois, três dias, à…

Continuar lendo
Publicidade