ENEM 2020: Veja o que o candidato deve levar e saber antes de fazer a prova
Conecte-se conosco

Brasil

ENEM 2020: Veja o que o candidato deve levar e saber antes de fazer a prova

Primeiro dia do exame é neste domingo (17)

Publicado

em

Candidatos fazem prova da Fuvest com máscara. Item é obrigatório no Enem
Foto: Reprodução/ Leandro Ferreira/Fotoarena/Estadão Conteúdo

Neste domingo (17), acontece a primeira prova da edição de 2020 do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Quase todos os estados do Brasil mantiveram a realização da prova, menos no Amazonas, onde o governo suspendeu por decreto o exame.

Assim, confira os itens necessários e informações que os candidatos devem saber antes de fazer a prova.

Cronograma:

  • 11h30: abertura dos portões (meia hora mais cedo neste ano para evitar aglomerações)
  • 13h: fechamento do portão
  • 13h30: começa a prova. Duração de 5h30 (este domingo) e 5 horas (dia 24)
  • 15h30: o aluno pode sair da prova, mas não pode levar o caderno de questões
  • 18h30 (este domingo) e 18h (dia 24): o aluno pode sair da prova com o caderno de questões
  • 19h (este domingo) e 18h30 (dia 24): fim da prova

Informações importantes:

Máscara obrigatória. Além disso, é recomendado levar uma máscara a mais, para trocar no decorrer o dia. A retirada da máscara só poderá acontecer para substituição ou alimentação, mas o candidato pode continuar na sala. A falta da máscara pode eliminar o candidato.

O local da prova terá recipientes de álcool em gel, no entanto a administração recomenda que leve o seu.

A prova pode ser feita apenas com caneta preta, esferográfica e fabricada em material transparente.

Para acessar o local da prova, é necessário a apresentação de um documento de identificação original e com foto. Este pode ser o RG, carteira de trabalho, passaporte, CNH. No caso de documento furtado, pode-se apresentar o boletim de ocorrência, expedido há no máximo 90 dias anteriores. Além disso, vias digitais ou cópias autenticadas não serão aceitas.

Para evitar aglomeração, a identificação acontecerá do lado de fora das salas. No chão do local terá marcações para distanciamento em caso de filas.

O cartão de confirmação de inscrição não é obrigatório. No entanto, tem dados importantes que podem ajudar, como o endereço de aplicação da prova.

Os telefones celulares devem ser desligados e guardados em um envelope lacrado, que será mantido debaixo da carteira. Também seguem a mesma regra: calculadoras, agendas eletrônicas, ipods, tablets, gravadores, pen drive, chaves com alarme, relógio, gravadores e fones de ouvido.

Se, durante a prova, algum aparelho emitir som, mesmo que devidamente guardado, o candidato será eliminado.

Outros itens que devem ficar no envelope são: lápis, canetas de material não transparente, borracha, régua, lapiseira, livros, corretivo, manuais e anotações.

Além disso, óculos escuros, bonés, chapéus, viseiras ou gorros também são proibidos.

Brasil

Bolsonaro deixa hospital após tratamento para erisipela

Erisipela é um processo infeccioso da pele, que pode atingir a gordura do tecido celular, causado por uma bactéria que se propaga pelos vasos linfáticos.

Publicado

em

Foto: Reprodução/X

Na manhã desta sexta-feira (17), o ex-presidente Jair Bolsonaro recebeu alta do Hospital Vila Nova Star, na capital paulista. O advogado e assessor do ex-presidente, Fábio Wajngarten, confirmou a informação. De acordo com Wajngarten, Bolsonaro teve alta após 12 dias de internação em São Paulo e voltou para Brasília. Mais cedo, o ex-presidente postou uma foto ao lado dos médicos…

Continuar lendo

Brasil

Brasil registrou 230 mortes de pessoas LGBTI+ em 2023

Das 230 mortes no ano passado, 184 foram assassinatos, 18 suicídios e 28 por outras causas.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Canva @Hrecheniuk Oleksii

Um dossiê publicado nesta semana pelo Observatório de Mortes e Violências LGBTI+ no Brasil mostra que 230 pessoas LGBTI morreram de forma violenta em 2023, uma morte a cada 38 horas. A sigla LGBTI diz respeito a pessoas lésbicas, gays, bissexuais, travestis, mulheres e homens trans, pessoas transmasculinas, não binárias e demais dissidências sexuais e de gênero. Das 230 mortes no…

Continuar lendo

Brasil

AGU pede que X, TikTok e Kwai retirem do ar desinformação sobre RS

Governo desmente reembalagem de cestas e reforça apoio a desabrigados.

Publicado

em

Tela de monitor com a mensagem de Fake News
AGU combate desinformação e pede remoção de posts falsos em 24h (Foto: Foto: Wilson Dias/Agência Brasil)

A Advocacia-Geral da União (AGU) tomou medidas firmes contra a disseminação de informações falsas sobre a entrega de alimentos para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Nesta quarta-feira (15), a AGU solicitou às plataformas X (antigo Twitter), TikTok e Kwai a remoção de postagens com conteúdo enganoso no prazo de 24 horas. A iniciativa, de caráter extrajudicial,…

Continuar lendo

Brasil

Saiba como funcionará o Free Flow, sistema de cobrança automática de pedágios

Sem a necessidade de parar em praças de pedágio, o fluxo de veículos é mais rápido e eficiente

Publicado

em

Por

Foto: Governo de SP

Com o objetivo de melhorar a circulação e segurança, as rodovias concedidas de São Paulo em breve adotarão o sistema Free Flow. A Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) detalha os benefícios e funcionamento desse sistema, que será implementado inicialmente em duas praças da SP-333. Em 1° de agosto, em Itápolis, km 179, no sentido leste; e…

Continuar lendo

Brasil

Lula anuncia Pix de R$ 5,1 mil para famílias do Rio Grande do Sul

Estima-se que 100 mil famílias sejam inicialmente contempladas, mas o governo garante que o auxílio será pago a todos os gaúchos que precisarem dos recursos.

Publicado

em

Por

Lula no Rio Grande do Sul
O benefício auxiliará famílias na reconstrução de casas, compra de móveis e eletrodomésticos, e pagamento de serviços essenciais (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

Nesta quarta-feira (15), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva oficializou a criação do Auxílio Reconstrução de R$ 5,1 mil para famílias desabrigadas ou desalojadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. A medida visa auxiliar na reconstrução de casas, compra de móveis e eletrodomésticos, e pagamento de serviços essenciais. De acordo com o anúncio, estima-se que o benefício contemple…

Continuar lendo
Publicidade