Aglomeração Urbana de Jundiaí retomará as aulas de acordo com a realidade de cada município
Conecte-se conosco

Educação Pública

Aglomeração Urbana de Jundiaí retomará as aulas de acordo com a realidade de cada município

Com exceção de Cabreúva e Jarinu, que retornarão com a educação remota, as demais regiões seguirão o mesmo caminho de Jundiaí com a educação híbrida.

Publicado

em

Atualizado há

Sala de aula de EMEB em Jundiaí
Foto: Prefeitura Municipal de Jundiaí

As estratégias, protocolos e práticas que serão adotadas em Jundiaí para retorno das crianças de forma gradual às unidades escolares, em formato híbrido e com priorização de atividades ao ar livre – pelo Plano de Volta à Aulas, foram apresentadas aos demais municípios da Aglomeração Urbana de Jundiaí, durante reunião virtual, na manhã deste sábado (16).

O plano jundiaiense, elaborado pelos técnicos da Prefeitura de Jundiaí das Unidades de Gestão de Educação, Promoção da Saúde e de Governo e Finanças foi aprovado pelo Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus (CEC), que validou os protocolos sanitários a serem adotados para segurança dos profissionais e alunos.

O plano foi apresentado para os prefeitos e gestores da educação da região, com o objetivo de contribuir na estruturação da retomada das atividades conforme a realidade de cada município.

O prefeito de Jundiaí e presidente da AUJ, Luiz Fernando Machado, destacou a importância da retomada consciente e segura. “Jundiaí conta com o Mundo das Crianças, um projeto que engloba Educação, Cultura, Esporte e Preservação Ambiental num mesmo local em meio à natureza. Os espaços ao ar livre, nesse período de pandemia, ganharam ainda mais importância no cenário de desenvolvimento de atividades educacionais e nada melhor que iniciar o ano letivo fora das salas de aula”, ressaltou o prefeito Luiz Fernando Machado.

“Temos fluxos definidos e protocolos determinados que resguardam educadores e crianças neste período, que será de adaptação, sempre prezando pela não aglomeração e cuidados sanitários. Precisamos prezar pelas crianças em vulnerabilidade, que estão mais seguras em ambiente escolar”, ressaltou o gestor de Jundiaí.

Medidas de segurança

O Plano desenvolvido por técnicos leva em consideração a necessidade do distanciamento, higienização, sanitização e com foco em práticas ao ar livre. “Vamos integrar as crianças ao que já existe no seu bairro ou região, valorizando os ambientes, provando que promover educação, saúde, esporte e cultura acontecem em todo lugar. A retomada será na primeira semana de fevereiro, iniciando pelos 5º anos, e com avaliação semanal”, ressalta a gestora da UG Educação, Vastí Ferrari Marques.

Vastí destaca ainda os protocolos de segurança com o uso de equipamento de proteção descartável pelos educados, dispensação de álcool em gel, sabonete líquido, toalhas de papel e lençóis descartáveis já foram adquiridos para retomada, que será feita a partir de 1º de fevereiro, de forma escalonada, turmas reduzidas e atividades híbridas. Os pais que preferirem manter os filhos no ensino remoto terão a garantia da continuidade do atendimento.

De acordo com o gestor da UGPS, Tiago Texera, a segurança estabelecida com os protocolos e fluxos determinados proporcionam tranquilidade para os pais que optarem pela retomada dos filhos em sala de aula. “Não há apontamento de maior contaminação ou impacto causado com as atividades realizadas presencialmente pelos 1,5 mil estudantes de Jundiaí, no ano passado. O cuidado da aferição da temperatura, a higienização das mãos, uso de máscaras e as determinações dos espaços específicos para cada atividade bem como os fluxos estabelecidos em caso de identificação de caso suspeito com a Unidade Básica de Saúde de referência são detalhados e precisos”, argumentou.

Além dos prefeitos de Várzea Paulista, Professor Rodolfo; de Itupeva, Marcão Marchi; de Jarinu, Débora Prado; de Louveira, Estanislau Steck e a vice-prefeita de Cabreúva, Noemi Medeiros Bernardes; participaram os secretários de Educação de Campo Limpo Paulista, Vinícius Passarin; de Louveira, Maria Luciene Fellipe de Paula; de Várzea Paulista, Magali Souza; de Itupeva, Fábio Andrade; de Jarinu, Cristiane Buzzo e de Cabreúva, Maria Zilda Cesarotto.

Durante o encontro, as cidades apresentaram as realidades e as possibilidades da retomada. Com exceção de Cabreúva e Jarinu, que retornarão com a educação remota, as demais seguirão o mesmo caminho de Jundiaí com a educação híbrida, com atividades presenciais – seguindo os protocolos sanitários – e atividades via plataformas diversas. “Campo Limpo Paulista está alinhada com o caminho que Jundiaí segue. A retomada será híbrida e gradual”, comentou o secretário Vinícius Passarin.

O prefeito Estanislau Steck, assim como a prefeita de Jarinu, Débora Prado, agradeceram a participação e a possibilidade de troca de experiências. “Jundiaí é um exemplo que será seguido por nós, por estar passos a nossa frente”, comentou a prefeita.

O secretário de Itupeva, Fábio Andrade, explicou que a cidade também segue o retorno gradual. “Temos um grande desafio pela frente, pois não é um retorno de férias. O acolhimento de profissionais e crianças será diferenciado”, argumentou.

Educação Pública

Mexam-se: iniciativa da UGE leva 600 pessoas ao Mundo das Crianças para promover a vida saudável

O evento reuniu alunos e familiares para uma manhã de atividades físicas, destacando a importância do combate à obesidade infantil.

Publicado

em

Crianças e familiares se divertem no Mundo das Crianças durante a primeira edição do Mexam-se 2024, promovendo hábitos saudáveis (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Manhã de sol, céu azul e muita diversão no Mundo das Crianças Aconteceu neste sábado (18) a primeira edição do Mexam-se de 2024, no Mundo das Crianças, reunindo cerca de 600 pessoas, entre alunos de cinco unidades escolares e seus familiares. A iniciativa, que faz parte do Programa de Enfrentamento à Obesidade Infantil do Programa Escola Inovadora da Unidade de…

Continuar lendo

Educação Pública

Novo sistema de bonificação da rede estadual vai pagar até dois salários para professor

Metas passam a reconhecer o desempenho de todas as séries e disciplinas avaliadas no Saresp

Publicado

em

Por

Foto: Rafael Lasci/A2 Fotografia/Governo do Estado de São Paulo

O Governo de São Paulo, através da Secretaria de Estado da Educação, introduziu mudanças no sistema de bonificação por resultado dos profissionais que atuam na rede estadual de ensino. A partir deste ano, o cálculo do bônus será determinado com base nas notas dos estudantes em todas as séries e disciplinas avaliadas no Saresp (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar…

Continuar lendo

Educação Pública

Fab Lab Jundiaí inspira alunos da rede estadual com oficina de foguetes de papel

Publicado

em

Por

Fab Lab oficina de foguete em Jundiaí

O Fab Lab, laboratório de criatividade e fabricação digital do Complexo Argos, promoveu neste sábado (27) uma oficina de construção e lançamento de foguetes de papel para alunos da rede estadual de ensino. A iniciativa, que faz parte do programa Escola Inovadora da Prefeitura de Jundiaí, em parceria com o SESI, reuniu 13 estudantes do 6º ano do ensino fundamental…

Continuar lendo

Educação Pública

Promovendo a cultura da paz: Jundiaí realiza Dia D da campanha ‘Cria na Paz’ nas escolas municipais

Publicado

em

Por

Projeto ‘Cria na Paz’ nas escolas municipais de Jundiaí
Bruna fez questão de acompanhar a filha Helena e seus amigos durante a passeata pelo bairro (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Dia D marca o ápice de um ano de trabalho pela Cultura da Paz na Educação Infantil Na sexta-feira (26), cerca de 12,4 mil alunos da rede municipal de Jundiaí, matriculados na Educação Infantil, participaram do Dia D da campanha Cria na Paz. A iniciativa, que integra o programa Escola Inovadora e o Currículo Jundiaiense, tem como objetivo promover a…

Continuar lendo

Educação Pública

Projeto inovador em Jundiaí conecta conteúdos matemáticos ao cotidiano dos alunos

Iniciativa visa integrar matemática ao cotidiano escolar e impactar mais de 600 alunos no ensino fundamental.

Publicado

em

Por

Fundo da AWS projeto matemática nas escolas de Jundiaí

O Projeto Conexões, idealizado pela Maestro Educação e contemplado pelo Fundo da AWS, está sendo implementado em Jundiaí com o objetivo de aprimorar o ensino de Matemática na rede municipal. A iniciativa, que atende a cerca de 600 alunos do Ensino Fundamental, visa estimular o aprendizado através da formação de educadores, da criação de espaços temáticos e da conexão dos…

Continuar lendo
Publicidade