Fiocruz e Butantan preveem entregar 27 milhões de doses em abril
Conecte-se conosco

Brasil

Fiocruz e Butantan preveem entregar 27 milhões de doses em abril

A quantidade é uma estimativa de doses que podem ser envasadas com matéria-prima importada que já está no país.

Publicado

em

Chegada de doses de CoronaVac ao RS (Foto: Divulgação G1 - Gustavo Mansur/Palácio Piratini)

Em abril, há previsão de que ao menos 27 milhões de doses da vacina CoronaVac e da Oxford, produzidas pelo Instituto Butantan e Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), sejam direcionadas à campanha nacional de vacinação contra a Covid19. A quantidade prevista considera o que pode ser entregue com matéria-prima importada que já está no Brasil, portanto, não depende da chegada de novos lotes do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA).

Produção na Fiocruz

O status de produção na Fiocruz aponta que, pelo contrato com o ministério, devem ser entregues 104,4 milhões de doses no 1º semestre e 110 milhões no 2º semestre. Foram entregues até o momento 5,8 milhões, destes, 1,8 milhão de doses envasadas no Brasil e mais 4 milhões importadas prontas.

Para abril, está prevista a entrega de 18,8 milhões de doses envasadas no Brasil.

Produção no Butantan

O status de produção no Instituto Butantan indica que até 30 de abril, 46 milhões de doses deve ser entregue e que está prevista 54 milhões até agosto, de acordo com o contrato do ministério. 32,8 milhões, destas, 26,8 milhões envasadas no Brasil e 6 milhões importadas prontas, foram entregues até agora.

Para abril, o Butantan diz que entregará 13,2 milhões de doses, mas entrega depende da chegada de IFA.

Atrasos no IFA e problemas de produção

Desde o início do ano, a produção da Fiocruz sofreu atrasos para importar insumos. Em janeiro, eram aguardados materiais para 15 milhões de doses, segundo o ministro Eduardo Pazuello. Ele explicou que, como compensação pelo atraso, a AstraZeneca se comprometeu a entregar 12 milhões de doses prontas. Em fevereiro, os atrasos continuaram e impediu que fossem entregues as vacinas previstas naquele mês.

Já em março, o Instituto Serum, da Índia, que fornece o material, notificou o atraso no envio das doses prontas. Das 12 milhões aguardadas, apenas 4 milhões de doses prontas foram entregues.

No começo de março, a Fiocruz teve um problema em uma máquina que tampa os frascos da vacina e paralisou por uma semana, a sua produção, de acordo com “O Globo”.

O Butantan segue aguardando ao menos um novo lote de IFA na próxima semana, que seria suficiente para produzir três milhões de doses.

Previsões e acordos com o Ministério

Segundo informações do G1, a Fiocruz disse que têm a previsão de entregar 18,8 milhões de doses da vacina de Oxford/Covishield para o Ministério da Saúde em abril. Porém, o cronograma do ministério para abril é diferente e prevê 21,1 milhões de doses envasadas e mais 2 milhões de doses já importadas prontas. Tanto Fiocruz quanto o Ministério não esclareceram a diferença entre as previsões.

Atrasos em março

De acordo com o cronograma, o Instituto Butantan deveria entregar 23,3 milhões de doses em março. Até esta segunda-feira, foram entregues 17,6 milhões de doses em oito datas ao longo do mês. Ainda são aguardadas 5,7 milhões de doses, que teriam que ser produzidas e entregues até dia 31.

O consórcio Covax Facility entregou o primeiro lote com 1.022.400 de doses do imunizante da Oxford/AstraZeneca fabricado na Coreia do Sul no domingo (21). A previsão total para março era de 2.997.600 de doses, mas a diferença, de 1.975.200, deveria chegar também até a quarta-feira.

Já a Fiocruz informou a entrega de 1,8 milhão de doses em março. A previsão do cronograma é de 3,8 milhões e, segundo a instituição, estão previstas novas entregas que irão garantir os lotes combinados.

Brasil

Bolsonaro deixa hospital após tratamento para erisipela

Erisipela é um processo infeccioso da pele, que pode atingir a gordura do tecido celular, causado por uma bactéria que se propaga pelos vasos linfáticos.

Publicado

em

Foto: Reprodução/X

Na manhã desta sexta-feira (17), o ex-presidente Jair Bolsonaro recebeu alta do Hospital Vila Nova Star, na capital paulista. O advogado e assessor do ex-presidente, Fábio Wajngarten, confirmou a informação. De acordo com Wajngarten, Bolsonaro teve alta após 12 dias de internação em São Paulo e voltou para Brasília. Mais cedo, o ex-presidente postou uma foto ao lado dos médicos…

Continuar lendo

Brasil

Brasil registrou 230 mortes de pessoas LGBTI+ em 2023

Das 230 mortes no ano passado, 184 foram assassinatos, 18 suicídios e 28 por outras causas.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Canva @Hrecheniuk Oleksii

Um dossiê publicado nesta semana pelo Observatório de Mortes e Violências LGBTI+ no Brasil mostra que 230 pessoas LGBTI morreram de forma violenta em 2023, uma morte a cada 38 horas. A sigla LGBTI diz respeito a pessoas lésbicas, gays, bissexuais, travestis, mulheres e homens trans, pessoas transmasculinas, não binárias e demais dissidências sexuais e de gênero. Das 230 mortes no…

Continuar lendo

Brasil

AGU pede que X, TikTok e Kwai retirem do ar desinformação sobre RS

Governo desmente reembalagem de cestas e reforça apoio a desabrigados.

Publicado

em

Tela de monitor com a mensagem de Fake News
AGU combate desinformação e pede remoção de posts falsos em 24h (Foto: Foto: Wilson Dias/Agência Brasil)

A Advocacia-Geral da União (AGU) tomou medidas firmes contra a disseminação de informações falsas sobre a entrega de alimentos para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Nesta quarta-feira (15), a AGU solicitou às plataformas X (antigo Twitter), TikTok e Kwai a remoção de postagens com conteúdo enganoso no prazo de 24 horas. A iniciativa, de caráter extrajudicial,…

Continuar lendo

Brasil

Saiba como funcionará o Free Flow, sistema de cobrança automática de pedágios

Sem a necessidade de parar em praças de pedágio, o fluxo de veículos é mais rápido e eficiente

Publicado

em

Por

Foto: Governo de SP

Com o objetivo de melhorar a circulação e segurança, as rodovias concedidas de São Paulo em breve adotarão o sistema Free Flow. A Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) detalha os benefícios e funcionamento desse sistema, que será implementado inicialmente em duas praças da SP-333. Em 1° de agosto, em Itápolis, km 179, no sentido leste; e…

Continuar lendo

Brasil

Lula anuncia Pix de R$ 5,1 mil para famílias do Rio Grande do Sul

Estima-se que 100 mil famílias sejam inicialmente contempladas, mas o governo garante que o auxílio será pago a todos os gaúchos que precisarem dos recursos.

Publicado

em

Por

Lula no Rio Grande do Sul
O benefício auxiliará famílias na reconstrução de casas, compra de móveis e eletrodomésticos, e pagamento de serviços essenciais (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

Nesta quarta-feira (15), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva oficializou a criação do Auxílio Reconstrução de R$ 5,1 mil para famílias desabrigadas ou desalojadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. A medida visa auxiliar na reconstrução de casas, compra de móveis e eletrodomésticos, e pagamento de serviços essenciais. De acordo com o anúncio, estima-se que o benefício contemple…

Continuar lendo