Governo proíbe demissão de quem não se vacinar contra Covid19
Conecte-se conosco

Brasil

Governo proíbe demissão de quem não se vacinar contra Covid19

Segundo Ministério do Trabalho, a prática é discriminatória; portaria veta corte por justa causa de quem se recusar a apresentar o cartão da vacina

Publicado

em

Atualizado há

Comprovante de vacinação
(Foto: Divulgação/ Prefeitura de Sertãozinho)

O Ministério do Trabalho e Previdência publicou uma portaria para proibir a demissão de pessoas que não quiseram ser vacinadas contra a Covid19. O texto foi assinado pelo ministro Onyx Lorenzoni e publicado na última segunda-feira (01), no Diário Oficial da União.

A portaria diz que empresas e órgãos públicos não poderão demitir funcionários que não comprovem ter recebido a imunização contra o novo Coronavírus.

A portaria configura como “prática discriminatória a obrigatoriedade de certificado de vacinação em processos seletivos de admissão de trabalhadores, assim como a demissão por justa causa de empregado em razão da não apresentação de certificado de vacinação”.  

Ainda de acordo com a portaria, também são consideradas práticas discriminatórias o pedido de certidão negativa de reclamatória trabalhista, teste, exame, perícia, laudo, atestado ou declaração relativos à esterilização ou a estado de gravidez. 

Ainda segundo a portaria, é proibido ao empregador “na contratação ou na manutenção do emprego do trabalhador, exigir quaisquer documentos discriminatórios ou obstativos para a contratação, especialmente comprovante de vacinação”, diz a portaria do Ministério do Trabalho. 

A portaria diz que, caso haja demissão pela recusa de comprovar a vacinação, o funcionário pode optar pela reintegração ao cargo ou receber o dobro da remuneração referente ao período de afastamento. 

Em suas redes sociais, o ministro gravou um vídeo defendendo a medida. Para ele exigir certificado de vacinação para as relações trabalhistas, “é um absurdo. Publicamos portaria contra essa prática discriminatória. Em primeiro lugar existe o livre arbítrio”, afirma o ministro, que assumiu a recém-recriada pasta em julho. 

Fonte: Veja.

Brasil

Prazo final para MEI entregar Declaração Anual é dia 31 de maio

O microempreendedor que entregar a declaração em atraso está sujeito ao pagamento de multa, a ACE Jundiaí alerta.

Publicado

em

Por

Em Jundiaí há cerca de 43 mil MEIs, que precisam entregar a Declaração Anual do Simples Nacional (Foto: ACE Jundiaí)

Os Microempreendedores Individuais (MEIs) têm até o dia 31 de maio para entregar a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI) referente a 2023. Esta é uma obrigação do microempreendedor e quem entregar a declaração em atraso está sujeito ao pagamento de multa. Nesta declaração o MEI deve informar as receitas obtidas em 2023, de acordo com os diferentes tipos de…

Continuar lendo

Brasil

Escolha uma VPN gratuita para o Twitter (X) para navegar ilimitadamente no X do Brasil e enquanto estiver viajando

Publicado

em

Por

Foto de Souvik Banerjee na Unsplash

O Twitter é uma rede social popular no Brasil. Conforme os dados mais recentes, 40 milhões de brasileiros acessam a plataforma pelo menos uma vez por mês. De fato, é uma rede social conveniente que permite que você siga políticos, empresários e celebridades. No entanto, dada a batalha em andamento entre Alexandre de Moraes e Elon Musk, vale a pena…

Continuar lendo

Brasil

Casal acusa papelaria que se negou a fazer convite de casamento gay; loja fala em ‘heterofobia’

Após print de conversa viralizar na internet, casal denunciou homofobia e donos de empresa confirmaram que não trabalham com “eventos homossexuais”.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução - Redes Sociais/Canva

Nesta terça-feira (23), um casal de homens gays denunciou uma papelaria que se recusou a fazer o convite do seu casamento por ser um “evento homossexual”. Através das redes sociais, uma amiga dos noivos compartilhou um print de um conversa que o casal teve com a loja. Eles relataram que solicitaram o orçamento dos convites de seu casamento, marcado para…

Continuar lendo

Brasil

Brasil é um dos países mais desiguais do mundo, diz relatório internacional

O país teve 3,4 milhões de denúncias de violações de direitos humanos, como racismo, violência física e psicológica e assédio sexual, um aumento de 41% em comparação a 2022.

Publicado

em

Por

Desigualdade no Brasil
O relatório "O estado dos direitos humanos no mundo", é divulgado anualmente pela Anistia Internacional (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)

Nesta quarta-feira (24), a Organização Não Governamental (ONG) Anistia Internacional, divulgou um relatório que coloca o Brasil como um dos países mais desiguais do mundo. O chamado "Estado dos direitos humanos no mundo", divulgado anualmente, mostra um panorama sobre a garantia de direitos humanos em 155 países. O relatório estuda questões sociais, econômicas, culturais e políticas. De acordo com a…

Continuar lendo

Brasil

A cada 8 minutos, uma mulher é vítima de estupro no Brasil

Dados revelam que a região Sudeste teve o maior número de ocorrências em 2022, com quase 23 mil casos

Publicado

em

Por

Em 2022, o Brasil registrou um total de 67.626 ocorrências. Foto: Canva

Em 2022, o Brasil registrou um total de 67.626 ocorrências de estupro contra mulheres, conforme o Relatório Anual Socioeconômico da Mulher (Raseam). Isso representa aproximadamente um estupro a cada 8 minutos no país, como destacado pelo Ministério das Mulheres em Brasília. O documento revela que o Sudeste, a região mais populosa, liderou com 22.917 casos, seguido pelo Sul com 14.812.…

Continuar lendo
Publicidade