IBGE: Em dez anos, brasileiro reduz consumo de arroz e feijão e troca café por cerveja
Conecte-se conosco

Brasil

IBGE: Em dez anos, brasileiro reduz consumo de arroz e feijão e troca café por cerveja

As verduras e legumes perderam espaço entre os adolescentes, com exceção da batata inglesa e do famoso açaí; 53,8% das pessoas comem mais sal do que o necessário

Publicado

em

Atualizado há

Prato com arroz e feijão. (Foto: Divulgação)
brasileiros estão trocando o café, feijão e arroz por alimentos industrializados. (Foto: Divulgação)

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou uma pesquisa nesta sexta-feira (21), que aponta que os brasileiros estão trocando o café, feijão e arroz por alimentos industrializados, carboidratos e farinha, especialmente os mais jovens.

Segundo o levantamento, realizado entre 2017 e 2018, em uma década, caiu o consumo de produtos in natura ou minimamente processados, como frutas e vegetais, enquanto aumentou a frequência de ingestão de alimentos processados e ultra processados, como pizzas, salgadinhos e adoçante.

O consumo de sódio também está acima do tolerável pelos especialistas: 53,8% das pessoas come mais sal do que o necessário.

As verduras e legumes perderam espaço entre os adolescentes, com exceção da batata inglesa e do famoso açaí. De acordo com a pesquisa, os adolescentes consomem o dobro de sanduíches, quatro mais pizzas e nove vezes mais bebidas lácteas, além de 20 vezes mais salgadinhos do que os idosos aqui no Brasil.

Mudança alimentar

O gerente do IBGE, André Martins, afirmou à Jovem Pan que os brasileiros precisam encontrar uma maneira de melhorar a qualidade da alimentação. “A população com 10 anos a mais de idade está consumindo sódio acima do limite máximo tolerável, a quantidade de açúcar também está acima do desejável, principalmente nos adolescentes”, disse. Aumentou, entretanto, a proporção de pessoas que não adoçam bebidas.

A pesquisa revelou ainda que a adição de sal a produtos já prontos foi citada por 13,5% das pessoas, e a de açúcar por 85,4%.

Os homens também bebem três vezes mais cerveja do que as  mulheres. No entanto, caiu o consumo de cerveja entre os brasileiros. De acordo com a pesquisa, entre 2017 e 2018, a cerveja era consumida diariamente em 3% dos domicílios do país. Dez anos antes, entre 2008 e 2009, esse percentual era de 3,3%, o que indica uma queda de 9 pontos percentuais da média de consumo diário da bebida em dez anos.

Com informações da Jovem Pan.

Brasil

Rio Grande do Sul: Mais de 1 mil presos são transferidos de penitenciária alagada

Parte dos detentos da Penitenciária Estadual do Jacuí foram levados para uma unidade de segurança máxima. Demais presos da unidade de Jacuí ficaram no local, em pisos superiores. 

Publicado

em

Por

Mais de 1 mil presos são transferidos após penitenciária inundar no RS (Foto: Divulgação/Susepe)

As fortes chuvas que assolam o Rio Grande do Sul há dias provocaram a inundação de unidades prisionais no estado, levando à transferência de mais de mil detentos. A informação é da Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo e pela Polícia Penal. De acordo com o anúncio, na última sexta-feira (3), a Penitenciária Estadual do Jacuí tranferiu 1.057 presos para…

Continuar lendo

Brasil

Alexandre Nardoni vai ser solto após Justiça conceder progressão para o regime aberto

Publicado

em

Por

Alexandre Nardoni deixa a prisão após Justiça conceder progressão para regime aberto, baseada em avaliação criminológica. (Foto: Reprodução/ TV Globo)

Alexandre Nardoni, condenado a 30 anos de reclusão pela morte da filha Isabella em 2008, deve ser solto nesta segunda-feira (06), após decisão judicial que concedeu a progressão para o regime aberto. A decisão, tomada pelo juiz responsável pelo caso, se baseia em um exame criminológico que atestou a aptidão de Nardoni para cumprir o restante da pena fora da…

Continuar lendo

Brasil

Janja adota cachorro resgatado em enchentes no RS

A primeira-dama acompanhou o presidente Lula na viagem para o Rio Grande do Sul e anunciou a adoção de “Esperança” em suas redes sociais. Confira.

Publicado

em

Por

"Que a alegria e a resiliência da Esperança inspirem a todos nós a superar desafios e a construir um mundo melhor juntos", escreveu Janja (Foto: Reprodução/X)

Neste domingo (5), a primeira-dama, Rosângela Lula da Silva, a Janja, adotou um cachorro resgatado em Canoas, uma das cidades mais atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Janja anunciou a adoção da cadela, que nomeou "Esperança", em seu perfil no X (antigo Twitter). A primeira-dama acompanhou o presidente Lula em viagem ao Rio Grande do Sul. "Só no abrigo em que…

Continuar lendo

Brasil

Pelo menos 3,5 mil animais ilhados pela chuva foram resgatados no RS

ONGs e voluntários se mobilizam em ações dramáticas para salvar animais afetados pelas enchentes no estado.

Publicado

em

Por

Animais sendo resgatados nas enchentes no RS
Voluntários trabalham incansavelmente para resgatar animais ilhados pelas recentes enchentes no Rio Grande do Sul. (Foto: grupoamorempatas/Instagram)

As fortes chuvas no Rio Grande do Sul resultaram em uma situação crítica para milhares de animais. Equipes do Poder Público e voluntários dedicados têm trabalhado incessantemente para resgatar esses animais ilhados. Até o momento, o esforço conjunto resultou no salvamento de pelo menos 3,5 mil animais, com 3,2 mil resgatados pelas equipes governamentais até a noite de sábado e…

Continuar lendo

Brasil

Mortes por chuvas no RS chegam a 66 e ultrapassam tragédia de 2023

Até o momento, 332 municípios foram afetados

Publicado

em

Por

Fortes chuvas causam tragédia no RS
Equipes de resgate auxiliam moradores em áreas inundadas no Rio Grande do Sul após chuvas devastadoras. (Foto: Lauro Alves/Secom)

As fortes chuvas que assolam o Rio Grande do Sul (RS) já causaram 66 mortes, segundo o último boletim da Defesa Civil divulgado neste domingo (5). O número supera a tragédia de setembro de 2023, quando um ciclone extratropical vitimou 54 pessoas. As autoridades classificam o atual evento como o pior desastre climático da história gaúcha. Devastador impacto nas comunidades…

Continuar lendo
Publicidade