INSS: Peritos se recusam a voltar ao trabalho e governo ameaça descontar salários
Conecte-se conosco

Brasil

INSS: Peritos se recusam a voltar ao trabalho e governo ameaça descontar salários

A associação informou que os médicos não retornarão enquanto as agências não estiverem seguras e adequadas para os serviços.

Publicado

em

Agência do INSS em Jundiaí
Foto: Google Street View

O INSS anunciou a reabertura das agências na segunda-feira (14) depois de seis meses fechadas por causa da pandemia do Covid-19. No entanto, no primeiro dia de funcionamento, centenas de pessoas em Jundiaí não conseguiram fazer as perícias médicas. Os peritos das unidades se recusam a voltar ao trabalho, alegando que as agências não estão seguras e adequadas para o retorno dos atendimentos.

O governo decretou que os peritos retornassem aos atendimentos nesta quinta-feira (17). Em nota, alertou que os profissionais que estiverem aptos para o trabalho e ainda assim não comparecerem receberão falta não justificada.

“A falta não justificada implica em desconto da remuneração e pode resultar em processo administrativo disciplinar, se caracterizada a inassiduidade”, afirmou a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho.

Ainda assim, a Associação Nacional de Médicos Peritos (ANMP) escreveu em nota que a determinação da volta imediata será ignorada e que considera a medida ilegal.

“Enquanto não forem feitas as vistorias técnicas nas agências do INSS pelo corpo técnico médico pericial da carreira, não haverá retorno do atendimento presencial, pelo elevado risco de transformar a população idosa e doente que frequenta os postos em alvo de contaminação pelo novo coronavírus”, acrescentou.

Inspeção nas agências

De acordo com a secretaria, 111 das 169 agências do INSS foram inspecionadas e astão aptas para atender o público a partir de segunda-feira (14). As agências da região de Jundiaí não foram incluídas.

Mesmo após os resultados, os médicos alegaram que os locais ainda estavam inadequados, então a associação realizou novas inspeções.

Na quinta-feira (17) o governo disse em nota que as inspeções realizadas seguiram o protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde. O documento também mencionou que as coordenações regionais da perícia receberam uma notificação para indicar representantes que pudesse acompanhar o serviço. Não compareceram em nenhuma.

Quanto a isso, a associações dos médicos acusou o INSS de fraudar itens de checagem e usar servidores leitos sem formação legal para realizar as vistorias das agências. “Estamos defendendo o direito à vida dos cidadãos, tanto a nossa como a dos segurados”, acrescentou a nota.

A falta do serviço de perícia na reabertura das agências causou filas em todo o país no começo da semana. Segundo o INSS, cerca de 600 mil pessoas aguardam nova perícia depois de terem o pedido de antecipação negado após a pandemia.

Informações são do G1.

Brasil

Temporais no Rio Grande do Sul: devastação deixa 57 mortos e milhares desabrigados

Defesa Civil reporta 67 desaparecidos e infraestrutura crítica afetada; Porto Alegre enfrenta alagamentos severos.

Publicado

em

Por

Inundações no Rio Grande do Sul por conta das fortes chuvas
Foto: Concresul/Divulgação

Número de vítimas fatais e desalojados aumenta a cada atualização O Rio Grande do Sul se encontra em estado de calamidade após a fúria dos temporais que assolaram o estado nos últimos dias. O número de mortos subiu para 57, segundo boletim divulgado pela Defesa Civil neste sábado (4), e ainda há 67 pessoas desaparecidas. Mais de 42 mil pessoas…

Continuar lendo

Brasil

São Paulo envia mais 2 helicópteros para auxiliar no resgate de vítimas no Rio Grande do Sul

Equipes de SP chegam ao RS para auxiliar vítimas de temporais, com ações de resgate e suporte logístico em andamento.

Publicado

em

Por

O Águia 33 e o Águia 24 vão decolar neste sábado, junto com dez policiais, incluindo pilotos, tripulantes, mecânicos e um enfermeiro. (Foto: Governo de SP)

Mais de 290 pessoas já foram resgatadas pelas equipes de São Paulo Dois novos helicópteros da Polícia Militar do Estado de São Paulo, os Águia 33 e 24, decolaram na manhã deste sábado (4) do Aeroporto Campo de Marte com destino ao Rio Grande do Sul. As aeronaves, que se juntam ao Águia 12 já presente no local desde quarta-feira…

Continuar lendo

Brasil

Chuva de meteoros formada por rastros do cometa Halley será visível no Brasil neste domingo

Publicado

em

Por

Chuva de meteoros
Saiba como observar a chuva de meteoros Eta Aquáridas no Brasil (Foto: ARMAN ALCORDO JR./Pexels)

Ativo desde 19 de abril e com pico no dia 5 de maio, os céus do Brasil serão agraciados com a Chuva de Meteoros Eta Aquáridas, um evento astronômico imperdível para apaixonados por estrelas e observadores casuais. Visível até o dia 28 de maio no Hemisfério Sul, essa chuva de meteoros promete ser um dos destaques do céu noturno em…

Continuar lendo

Brasil

‘ENEM dos Concursos’ é adiado devido às fortes chuvas no Rio Grande do Sul

Governo busca “saída jurídica” para garantir que ninguém seja prejudicado pelo adiamento.

Publicado

em

Por

O Governo adiou as provas do CNU em todo o país devido às chuvas no RS. Nova data ainda não foi definida (Foto: Reprodução/g1)

O Governo Federal decidiu adiar a realização das provas do Concurso Nacional Unificado (CNU), conhecido como "Enem dos Concursos", que aconteceria neste domingo (5) em todo o país. A gestão tomou a decisão em razão das fortes chuvas no Rio Grande do Sul, que alagaram cidades, destruíram moradias e deixaram pelo menos 37 mortos até o momento. Cerca de 2,5…

Continuar lendo

Brasil

Corpo de Bombeiros de São Paulo disponibiliza curso online de primeiros socorros

Mais de 100 mil alunos e funcionários aprenderam como agir em situações de risco

Publicado

em

Por

Foto: Fernando Nascimento/Governo do Estado de São Paulo

O Corpo de Bombeiros de São Paulo implementou uma plataforma online e gratuita, oferecendo cursos e orientações de segurança em apoio à Lei Lucas. Esta legislação, estabelecida para proteger crianças em ambientes escolares, tem como objetivo principal garantir que alunos e funcionários estejam preparados para lidar com situações de risco. Mais de 100 mil pessoas, entre alunos e colaboradores, já…

Continuar lendo
Publicidade