Jovem que dá aulas em escola de lona sonha com estrutura que não seja destruída com a chuva
Conecte-se conosco

Brasil

Jovem que dá aulas em escola de lona sonha com estrutura que não seja destruída com a chuva

Carlos André, de 21 anos, com a ajuda de voluntários, ministra aulas de reforço escolar a mais de 60 crianças

Publicado

em

À esquerda, Carlos André; à direita, estrutura atual da escolinha Alegria do Saber
Carlos André começou com o projeto aos 11 anos de idade. Hoje, com 21, ele sonha em ter uma estrutura que não seja destruída com a chuva. (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

Construída com tecidos, lonas e pedaços de madeira encontrados em um lixão, a escolinha Alegria de Saber, do interior do Tocantins, tem, há 10 anos, ajudado crianças carentes da região com aulas de reforço.

A escolinha é um esforço de Carlos André da Silva, de 21 anos, de voluntários e da sua própria família. As instalações improvadas são montadas em uma parte do terreno da casa da tia, que cede o banheiro para os estudantes. A merenda é preparada pela mãe, que compra a comida a partir da venda de latinhas de alumínio, também encontradas no lixão.

“Eu sei que se não tivesse o lanche, as crianças não iriam vir à escola, elas precisam comer”, fala o jovem Carlos, que começou com o projeto quando tinha apenas 11 anos de idade. “Tudo que as pessoas descartam serve de construção para a minha escolinha, inclusive livros e cadernos para auxiliar nas aulas”, completou, em entrevista à TV local.

A escola é dividida em quatro salas de aulas, biblioteca, diretoria e sala de recursos. As carteiras, todas doadas por amigos e voluntários, deixam o espaço mais receptivo às crianças. São pelos 60 meninos e meninas que recebem esforço escolar com a ajuda de professores mirins, voluntários e pais de alunos.

Família carente

Os estudantes são carentes, mas tampouco, Carlos se distancia dessa realidade.

Domingos Costas, pai do jovem, é lavrador e trabalha vendendo buritis, fruta típica do cerrado. “Não tenho trabalho fixo. Por mês dá uns 60, 70 reais”, afirma o homem, que sustenta as nove pessoas da casa.

“Fico feliz por conta que ele está tirando as crianças da rua. Tenho orgulho de ser o pai dele”, completa.

Sonho

O jovem, cujo objetivo é ser professor, tem o sonho de manter o projeto em uma estrutura que não vá embora com a chuva. Todas as vezes que a água castiga a região, a escola se desmancha e é preciso começar do zero.

Para ajudar Carlos a realizar seu sonho, o Razões para Acreditar criou uma vaquinha online.

Assim, a chuva, que já não destrói os planos de Carlos, não mais vai atrapalhar.

 “A chuva destrói a estrutura, mas não o desejo de ensinar”, conclui.

Brasil

Brasil registrou 230 mortes de pessoas LGBTI+ em 2023

Das 230 mortes no ano passado, 184 foram assassinatos, 18 suicídios e 28 por outras causas.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Canva @Hrecheniuk Oleksii

Um dossiê publicado nesta semana pelo Observatório de Mortes e Violências LGBTI+ no Brasil mostra que 230 pessoas LGBTI morreram de forma violenta em 2023, uma morte a cada 38 horas. A sigla LGBTI diz respeito a pessoas lésbicas, gays, bissexuais, travestis, mulheres e homens trans, pessoas transmasculinas, não binárias e demais dissidências sexuais e de gênero. Das 230 mortes no…

Continuar lendo

Brasil

AGU pede que X, TikTok e Kwai retirem do ar desinformação sobre RS

Governo desmente reembalagem de cestas e reforça apoio a desabrigados.

Publicado

em

Tela de monitor com a mensagem de Fake News
AGU combate desinformação e pede remoção de posts falsos em 24h (Foto: Foto: Wilson Dias/Agência Brasil)

A Advocacia-Geral da União (AGU) tomou medidas firmes contra a disseminação de informações falsas sobre a entrega de alimentos para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Nesta quarta-feira (15), a AGU solicitou às plataformas X (antigo Twitter), TikTok e Kwai a remoção de postagens com conteúdo enganoso no prazo de 24 horas. A iniciativa, de caráter extrajudicial,…

Continuar lendo

Brasil

Saiba como funcionará o Free Flow, sistema de cobrança automática de pedágios

Sem a necessidade de parar em praças de pedágio, o fluxo de veículos é mais rápido e eficiente

Publicado

em

Por

Foto: Governo de SP

Com o objetivo de melhorar a circulação e segurança, as rodovias concedidas de São Paulo em breve adotarão o sistema Free Flow. A Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) detalha os benefícios e funcionamento desse sistema, que será implementado inicialmente em duas praças da SP-333. Em 1° de agosto, em Itápolis, km 179, no sentido leste; e…

Continuar lendo

Brasil

Lula anuncia Pix de R$ 5,1 mil para famílias do Rio Grande do Sul

Estima-se que 100 mil famílias sejam inicialmente contempladas, mas o governo garante que o auxílio será pago a todos os gaúchos que precisarem dos recursos.

Publicado

em

Por

Lula no Rio Grande do Sul
O benefício auxiliará famílias na reconstrução de casas, compra de móveis e eletrodomésticos, e pagamento de serviços essenciais (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

Nesta quarta-feira (15), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva oficializou a criação do Auxílio Reconstrução de R$ 5,1 mil para famílias desabrigadas ou desalojadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. A medida visa auxiliar na reconstrução de casas, compra de móveis e eletrodomésticos, e pagamento de serviços essenciais. De acordo com o anúncio, estima-se que o benefício contemple…

Continuar lendo

Brasil

Chef transforma restaurante refinado em ‘fábrica de papinhas’ para bebês desabrigados de Porto Alegre

Chef Marcelo Schambecka, do Capincho, produz cerca de 150 papinhas diariamente, com o objetivo de fornecer uma dieta nutritiva

Publicado

em

Por

As papinhas são feitas com uma variedade de ingredientes, dependendo da disponibilidade na feira local. Foto: Arquivo Pessoal

Com as enchentes assolam Porto Alegre, um restaurante refinado da capital agora se dedica a uma causa nobre. A cozinha do Capincho, do chef Marcelo Schambecka, está voltada à produção de papinhas para bebês que estão em abrigos da cidade. “Os primeiros relatos que a gente recebeu eram os de que muitas crianças pequenas estavam, fazia dois, três dias, à…

Continuar lendo
Publicidade