Menina que motivou fila gigante para doação de medula óssea toca sino da cura após 2 anos: 'Ganhou outra vida'
Conecte-se conosco

Brasil

Menina que motivou fila gigante para doação de medula óssea toca sino da cura após 2 anos: ‘Ganhou outra vida’

Júlia Abrame, de Tatuí (SP), fez transplante em 2018 após ser diagnosticada com leucemia quando tinha apenas um ano

Publicado

em

Menina de Tatuí toca sino da cura. (Foto: Divulgação)
Menina de Tatuí que motivou fila gigante para doação de medula toca sino da cura. (Foto: Divulgação)

Para representar o fim da batalha contra o câncer, a pequena Júlia Abrame, de Tatuí (SP), fez questão de tocar o sino da cura e celebrar sua recuperação junto com os pais. A menina ficou conhecida por ter motivado uma fila gigante para a doação de medula óssea, em 2018, no interior paulista.

Segundo Adriana Abrame, mãe de Júlia, a família acompanhou a menina em uma consulta de rotina no Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil de Sorocaba e ela questionou aos médicos sobre o motivo de ainda não ter tocado o sino.

“Há dois anos e meio a Júlia não precisa tomar remédios ou fazer tratamento, mas ainda faz consultas de rotina. Ela viu na internet alguém tocando o sino que representa a cura do câncer e perguntou por que ainda não tinha tocado”, conta Adriana ao G1.

“Ela já poderia ter feito isso antes, mas não tínhamos nos dado conta disso. Os médicos autorizaram, ela conversou com a psicóloga e tocou o sininho na quinta-feira passada. Ela ficou muito emocionada e, por mais que seja algo simples, para ela e para nós foi um momento muito importante.”

Nas redes sociais, a mãe da menina compartilhou o momento em um post.

2 anos e meio após o transplante, fora de tratamento, completamente recuperada, minha princesa guerreira finalmente…

Posted by Adriana Abrame on Sunday, October 4, 2020

“Foram 5 anos de tratamento com muitos remédios, quimioterapia, radioterapia e inevitavelmente o transplante.Mas tivemos uma mão forte e poderosa nos sustentando em meio a tantas dificuldades, foram muitos os livramentos. É incrível o agir de Deus quando descansamos nele”, escreveu a mãe.

Adriana explica que, apesar de Júlia tocar o sino e estar há anos sem medicamentos, a alta do paciente com câncer ocorre após cinco anos sem nenhum tratamento.

“Tudo o que temos vivido é sempre motivo de imensa gratidão. Tivemos uma nova chance. A Ju ganhou outra vida. Eu ganhei de novo a oportunidade de ter minha filha. Que a história da Ju inspire muitos que passam por isso e dê força a eles pra acreditarem que é possível.”

Luta contra o câncer

Júlia Abrame comemora sucesso de transplante de medula óssea — Foto: Adriana Abrame/Arquivo Pessoal/Arquivo

Júlia Abrame comemora sucesso de transplante de medula óssea — Foto: Adriana Abrame/Arquivo Pessoal/Arquivo

Júlia foi diagnosticada com leucemia quando tinha 1 ano e, em outubro de 2017, motivou uma fila gigante para doação de medula óssea. Foram quase 2 mil pessoas que participaram da ação.

No entanto, um doador compatível não foi encontrado e o organismo da menina não suportava mais quimioterapia.

Os médicos, então, sugeriram que Júlia fosse submetida ao transplante de medula haploidêntico, que é feito com alguém 50% compatível. No caso, o doador foi o pai Antônio Sérgio de Oliveira, em março de 2018.

A menina se recuperou da doença e, no dia 1º de abril de 2019, ela comemorou mais uma conquista depois do tratamento: voltou para a escola e foi recebida com muito carinho pelos colegas e professores.

Logo na entrada da Escola Municipal Eugênio Santos, ela foi recebida por abraços dos colegas e até com cartazes de boas-vindas na porta da sala de aula, além de uma festinha com direito a bolo para comemorar o retorno da menina.

Em 2019, Júlia também comemorou o aniversário ao lado de amigos e parentes e realizou o desejo de nadar em uma piscina. A festa representou para a família um recomeço. “Participar de tudo isso foi um presente para a família toda”, afirmou Adriana, mãe de Júlia.

Com informações do G1.

Brasil

Bolsonaro deixa hospital após tratamento para erisipela

Erisipela é um processo infeccioso da pele, que pode atingir a gordura do tecido celular, causado por uma bactéria que se propaga pelos vasos linfáticos.

Publicado

em

Foto: Reprodução/X

Na manhã desta sexta-feira (17), o ex-presidente Jair Bolsonaro recebeu alta do Hospital Vila Nova Star, na capital paulista. O advogado e assessor do ex-presidente, Fábio Wajngarten, confirmou a informação. De acordo com Wajngarten, Bolsonaro teve alta após 12 dias de internação em São Paulo e voltou para Brasília. Mais cedo, o ex-presidente postou uma foto ao lado dos médicos…

Continuar lendo

Brasil

Brasil registrou 230 mortes de pessoas LGBTI+ em 2023

Das 230 mortes no ano passado, 184 foram assassinatos, 18 suicídios e 28 por outras causas.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Canva @Hrecheniuk Oleksii

Um dossiê publicado nesta semana pelo Observatório de Mortes e Violências LGBTI+ no Brasil mostra que 230 pessoas LGBTI morreram de forma violenta em 2023, uma morte a cada 38 horas. A sigla LGBTI diz respeito a pessoas lésbicas, gays, bissexuais, travestis, mulheres e homens trans, pessoas transmasculinas, não binárias e demais dissidências sexuais e de gênero. Das 230 mortes no…

Continuar lendo

Brasil

AGU pede que X, TikTok e Kwai retirem do ar desinformação sobre RS

Governo desmente reembalagem de cestas e reforça apoio a desabrigados.

Publicado

em

Tela de monitor com a mensagem de Fake News
AGU combate desinformação e pede remoção de posts falsos em 24h (Foto: Foto: Wilson Dias/Agência Brasil)

A Advocacia-Geral da União (AGU) tomou medidas firmes contra a disseminação de informações falsas sobre a entrega de alimentos para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Nesta quarta-feira (15), a AGU solicitou às plataformas X (antigo Twitter), TikTok e Kwai a remoção de postagens com conteúdo enganoso no prazo de 24 horas. A iniciativa, de caráter extrajudicial,…

Continuar lendo

Brasil

Saiba como funcionará o Free Flow, sistema de cobrança automática de pedágios

Sem a necessidade de parar em praças de pedágio, o fluxo de veículos é mais rápido e eficiente

Publicado

em

Por

Foto: Governo de SP

Com o objetivo de melhorar a circulação e segurança, as rodovias concedidas de São Paulo em breve adotarão o sistema Free Flow. A Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) detalha os benefícios e funcionamento desse sistema, que será implementado inicialmente em duas praças da SP-333. Em 1° de agosto, em Itápolis, km 179, no sentido leste; e…

Continuar lendo

Brasil

Lula anuncia Pix de R$ 5,1 mil para famílias do Rio Grande do Sul

Estima-se que 100 mil famílias sejam inicialmente contempladas, mas o governo garante que o auxílio será pago a todos os gaúchos que precisarem dos recursos.

Publicado

em

Por

Lula no Rio Grande do Sul
O benefício auxiliará famílias na reconstrução de casas, compra de móveis e eletrodomésticos, e pagamento de serviços essenciais (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

Nesta quarta-feira (15), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva oficializou a criação do Auxílio Reconstrução de R$ 5,1 mil para famílias desabrigadas ou desalojadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. A medida visa auxiliar na reconstrução de casas, compra de móveis e eletrodomésticos, e pagamento de serviços essenciais. De acordo com o anúncio, estima-se que o benefício contemple…

Continuar lendo