Mestranda em enfermagem cria app para pacientes com perda de memória
Conecte-se conosco

Brasil

Mestranda em enfermagem cria app para pacientes com perda de memória

O aplicativo permanece em processo de validação e pode ser colocado em plataformas de download após os testes finais.

Publicado

em

Atualizado há

Foto: Arquivo Pessoal

A aluna de mestrado em enfermagem da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp), Stella Grigolette, de 35 anos, desenvolveu o protótipo de um aplicativo que tem como objetivo auxiliar pacientes com perda de memória. Ela propôs a ideia na disciplina “Inovação e Empreendedorismo na Saúde” após se inspirar no exemplo de uma tia diagnosticada com Alzheimer precoce.

“Fui estimulada a pensar em alguma solução para problemas de saúde atuais. Então, me veio na cabeça a ideia de fazer alguma coisa para pacientes e familiares de pessoas com Alzheimer ou algum outro problema associado à perda de memória. Além de ser um caso de família, eu quero contribuir para a qualidade de vida desses pacientes”, explica Stella.

Segundo a estudante, no aplicativo os pacientes cadastram fotos e descrições de familiares e pessoas do convívio diário, e podem praticar um jogo da memória com as informações cadastradas. “A gente pensou em criar alguma estratégia para que ela e outros pacientes tenham mais autonomia e segurança. O objetivo é que eles façam exercício de memória para que não percam a autonomia e para que se lembrem de pessoas que gostam deles e que eles gostam”, conta a estudante.

Por enquanto, o projeto está sendo desenvolvido com base em estudos e com estratégias que facilitem a usabilidade. “Ele foi pensado com cores que facilitam para esse público-alvo e com letras e números grandes, porque a maioria dos pacientes tem problema de visão. Foi tudo muito estudado. Espero, de fato, que seja uma solução e contribua também para familiares e cuidadores”.

Além disso, também estão sendo feitas análises com neurologistas para adequar os serviços oferecidos pelo aplicativo aos estágios clínicos do Alzheimer. “Eu quero pensar em estratégias para os casos mais avançados da doença. Mas eu acredito que o aplicativo vá atender bem as necessidades dos quadros leves e moderados. Pelo menos facilitar e dar um pouco mais de qualidade de vida aos pacientes”, diz Stella.

O aplicativo permanece em processo de validação e pode ser colocado em plataformas de download após os testes finais.

Brasil

Bolsonaro deixa hospital após tratamento para erisipela

Erisipela é um processo infeccioso da pele, que pode atingir a gordura do tecido celular, causado por uma bactéria que se propaga pelos vasos linfáticos.

Publicado

em

Foto: Reprodução/X

Na manhã desta sexta-feira (17), o ex-presidente Jair Bolsonaro recebeu alta do Hospital Vila Nova Star, na capital paulista. O advogado e assessor do ex-presidente, Fábio Wajngarten, confirmou a informação. De acordo com Wajngarten, Bolsonaro teve alta após 12 dias de internação em São Paulo e voltou para Brasília. Mais cedo, o ex-presidente postou uma foto ao lado dos médicos…

Continuar lendo

Brasil

Brasil registrou 230 mortes de pessoas LGBTI+ em 2023

Das 230 mortes no ano passado, 184 foram assassinatos, 18 suicídios e 28 por outras causas.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Canva @Hrecheniuk Oleksii

Um dossiê publicado nesta semana pelo Observatório de Mortes e Violências LGBTI+ no Brasil mostra que 230 pessoas LGBTI morreram de forma violenta em 2023, uma morte a cada 38 horas. A sigla LGBTI diz respeito a pessoas lésbicas, gays, bissexuais, travestis, mulheres e homens trans, pessoas transmasculinas, não binárias e demais dissidências sexuais e de gênero. Das 230 mortes no…

Continuar lendo

Brasil

AGU pede que X, TikTok e Kwai retirem do ar desinformação sobre RS

Governo desmente reembalagem de cestas e reforça apoio a desabrigados.

Publicado

em

Tela de monitor com a mensagem de Fake News
AGU combate desinformação e pede remoção de posts falsos em 24h (Foto: Foto: Wilson Dias/Agência Brasil)

A Advocacia-Geral da União (AGU) tomou medidas firmes contra a disseminação de informações falsas sobre a entrega de alimentos para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Nesta quarta-feira (15), a AGU solicitou às plataformas X (antigo Twitter), TikTok e Kwai a remoção de postagens com conteúdo enganoso no prazo de 24 horas. A iniciativa, de caráter extrajudicial,…

Continuar lendo

Brasil

Saiba como funcionará o Free Flow, sistema de cobrança automática de pedágios

Sem a necessidade de parar em praças de pedágio, o fluxo de veículos é mais rápido e eficiente

Publicado

em

Por

Foto: Governo de SP

Com o objetivo de melhorar a circulação e segurança, as rodovias concedidas de São Paulo em breve adotarão o sistema Free Flow. A Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) detalha os benefícios e funcionamento desse sistema, que será implementado inicialmente em duas praças da SP-333. Em 1° de agosto, em Itápolis, km 179, no sentido leste; e…

Continuar lendo

Brasil

Lula anuncia Pix de R$ 5,1 mil para famílias do Rio Grande do Sul

Estima-se que 100 mil famílias sejam inicialmente contempladas, mas o governo garante que o auxílio será pago a todos os gaúchos que precisarem dos recursos.

Publicado

em

Por

Lula no Rio Grande do Sul
O benefício auxiliará famílias na reconstrução de casas, compra de móveis e eletrodomésticos, e pagamento de serviços essenciais (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

Nesta quarta-feira (15), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva oficializou a criação do Auxílio Reconstrução de R$ 5,1 mil para famílias desabrigadas ou desalojadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. A medida visa auxiliar na reconstrução de casas, compra de móveis e eletrodomésticos, e pagamento de serviços essenciais. De acordo com o anúncio, estima-se que o benefício contemple…

Continuar lendo