Ministério da Justiça dá 15 dias para operadoras explicarem vazamento de dados de celulares
Conecte-se conosco

Brasil

Ministério da Justiça dá 15 dias para operadoras explicarem vazamento de dados de celulares

O objetivo é identificar quem teve os dados acessados neste mês, quais informações foram obtidas e de que forma foram vazadas

Publicado

em

Vazamento de dados. (Foto: Marcello Casal/Agência Brasil)
Segundo especialistas em tecnologia, esses dados são vendidos em um mercado clandestino na chamada "deepweb". (Foto: Divulgação/Marcello Casal/Agência Brasil)

O Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, do Ministério da Justiça, notificou as operadoras Claro, Oi, Tim e Vivo e cobrou explicações sobre o vazamento de dados de 103 milhões de celulares. O prazo para resposta é de 15 dias.

O objetivo é identificar quem teve os dados acessados neste mês, quais informações foram obtidas e de que forma foram vazadas.

Segundo especialistas em tecnologia, esses dados são vendidos em um mercado clandestino na chamada “deepweb” — uma camada mais profunda da internet.

Procuradas pela TV Globo, as operadoras responderam que adotam controles rígidos no acesso às informações dos clientes; que não identificaram ocorrência de vazamento de dados; e que estão colaborando com as autoridades.

A Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), órgão responsável por fiscalizar e editar normas previstas na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), informou na semana passada que está apurando o vazamento dos dados.

Em janeiro, foi identificado um outro megavazamento de dados na internet, o de 223 milhões de números de CPF colocados à venda por criminosos — o número de dados vazados é maior do que a população do país (estimada em 212 milhões) porque inclui dados de pessoas que já morreram.

Com informações do G1.

Brasil

Elon Musk anuncia doação de 1000 terminais da Starlink para auxiliar equipes de resgate no RS

Em postagem no X, bilionário expressou solidariedade ao povo do Rio Grande do Sul

Publicado

em

Por

Elon Musk
Foto: Reprodução/Youtube

Na manhã desta quinta-feira (9), o empresário Elon Musk expressou solidariedade ao povo do Rio Grande do Sul. Através de uma postagem no X (antigo Twitter), o bilionário anunciou uma significativa doação da Starlink, sua empresa de internet via satélite, destinada a auxiliar as equipes de resgate na região. "Em razão das terríveis enchentes no Rio Grande do Sul, a…

Continuar lendo

Brasil

Anvisa suspende lotes de detergente Ypê por risco de contaminação

Segundo o órgão, foi identificado o risco de contaminação biológica, que, de acordo com a fabricante, não oferece risco à saúde ou segurança do consumidor.

Publicado

em

Por

Veja a lista completa com todos os lotes e nota oficial da empresa (Foto: Divulgação)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a comercialização, distribuição e uso de determinados lotes do detergente Ypê. O órgão tomou a decisão após a identificação de um risco de contaminação biológica nos produtos. Apesar da fabricante, a Química Amparo, afirmar que não há risco à saúde ou segurança do consumidor, a Anvisa decidiu suspender os lotes como medida…

Continuar lendo

Brasil

Neymar envia aeronave cheia de doações para vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul

Em uma ação conjunta, o craque utilizou seu jatinho particular para levar mantimentos, água potável e outros itens de primeira necessidade para as regiões mais afetadas.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/X/Neymar

O jogador de futebol Neymar Jr. mobilizou ajuda para as vítimas das fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul. Em uma ação conjunta, o craque utilizou seu jatinho particular para levar mantimentos, água potável e outros itens essenciais para as regiões mais afetadas. Em 30 de abril, a aeronave de Neymar, um Cessna Citation Sovereign, decolou do Aeroporto…

Continuar lendo

Brasil

Chega a 100 o número de mortes confirmadas no Rio Grande do Sul

Chuvas deixam mais de 163 mil desabrigados e 63,7 mil desalojados

Publicado

em

Por

Visão aérea de Porto Alegre - RS alagada
Defesa Civil monitora áreas de risco e orienta população a seguir planos de contingência (Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini)

Já chega a 100 o número de pessoas mortas em consequência das fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul ao longo da última semana. Segundo a Defesa Civil estadual, quatro óbitos estão sendo investigados para determinar se, de fato, foram causados por efeitos adversos das chuvas, como enxurradas, enchentes, inundações, deslizamentos e desmoronamentos. De acordo com a Defesa…

Continuar lendo

Brasil

Termina hoje (8) prazo para regularizar ou transferir título de eleitor

Após o encerramento do prazo, o cadastro eleitoral será fechado, ficando disponível somente após o pleito

Publicado

em

Por

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Esta quarta, 8 de maio, é o último dia para regularizar a situação do título de eleitor ou para solicitar o documento pela primeira vez, garantindo assim o direito de votar nas eleições municipais de outubro. Após o encerramento do prazo, o cadastro eleitoral será fechado, ficando disponível somente após o pleito. Quem pode votar Todos os cidadãos que completaram…

Continuar lendo
Publicidade