Pesquisadores da Unicamp criam colírio que evita perda de visão por diabéticos
Conecte-se conosco

Brasil

Pesquisadores da Unicamp criam colírio que evita perda de visão por diabéticos

“A grande vantagem desse achado é o fato de não ser invasivo”, explicou a pesquisadora da FCM Jacqueline Mendonça Lopes de Faria.

Publicado

em

Atualizado há

Homem com colírio
Foto: Freepik

Em mais um grande passo para a medicina, um grupo de pesquisadores desenvolveu um colírio que previne e combate a degeneração gradativa da visão de pessoas com diabetes. A chamada retinoplastia diabética ocorre com frequência em pessoas que vivem com a doença.

Os pesquisadores são das faculdades de Ciências Médicas (FCM) e de Engenharia Química da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

“A grande vantagem desse achado é o fato de não ser invasivo. Por ser tópico não implica em riscos e cria uma barreira contra as alterações neurodegenerativas que afeta os diabéticos”, explicou Jacqueline Mendonça Lopes de Faria, a pesquisadora da FCM.

De acordo com a cientista, a descoberta foi feita através de uma pesquisa que já dura cerca de 20 anos. O estudo foi realizado “para entender o mecanismo de ataque das células nervosas e de irrigação sanguínea no tecido ocular.”

Além disso, a pesquisadora explica que, por causa da hiperglicemia (excesso de açúcar no sangue), vários órgãos da pessoa diabética podem ser comprometidos. A doença pode levar a complicações na retina, provocadas por efeito tóxico da glicose, em 40% dos casos.

Segundo a especialista, o sistema nervoso e vascular da retina passam a ter alterações progressivas, que podem levar a cegueira. “Isso ocorre, muitas vezes, justamente no momento em que a pessoa está em idade ativa.”

O tratamento de retinoplastia diabética pode ser realizado com fotocoagulação com laser, injeções intravítrea ou com cirurgia. No entanto, as opções são consideradas invasivas. Assim, a expectativa dos pesquisadores da Unicamp é que a descoberta pode ser benéfica, tanto para curar a retinoplastia diabética, quanto para ajudar no tratamento de outras anomalias da visão, como o glaucoma.

Eficácia

De acordo com os testes no laboratório da Unicamp, a eficácia do experimento foi comprovada. No entanto, antes de poder ser distribuído como medicamento, o colírio deve passar por uma fase clínica de testes, com ensaios em seres humanos.

Portanto, ainda não há previsão de quando essa fase irá acontecer, já que os testes dependem do interessa de empresas em fazer o licenciamento da tecnologia. Esse processo deve acontecer junto da  Inova Unicamp, a agência de inovação da universidade.

Nos testes realizados com roedores, não foram observados efeitos adversos. O colírio se mostrou eficaz na proteção do sistema nervoso da retina.

Com informações da Terra Notícias.

Brasil

Bolsonaro deixa hospital após tratamento para erisipela

Erisipela é um processo infeccioso da pele, que pode atingir a gordura do tecido celular, causado por uma bactéria que se propaga pelos vasos linfáticos.

Publicado

em

Foto: Reprodução/X

Na manhã desta sexta-feira (17), o ex-presidente Jair Bolsonaro recebeu alta do Hospital Vila Nova Star, na capital paulista. O advogado e assessor do ex-presidente, Fábio Wajngarten, confirmou a informação. De acordo com Wajngarten, Bolsonaro teve alta após 12 dias de internação em São Paulo e voltou para Brasília. Mais cedo, o ex-presidente postou uma foto ao lado dos médicos…

Continuar lendo

Brasil

Brasil registrou 230 mortes de pessoas LGBTI+ em 2023

Das 230 mortes no ano passado, 184 foram assassinatos, 18 suicídios e 28 por outras causas.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Canva @Hrecheniuk Oleksii

Um dossiê publicado nesta semana pelo Observatório de Mortes e Violências LGBTI+ no Brasil mostra que 230 pessoas LGBTI morreram de forma violenta em 2023, uma morte a cada 38 horas. A sigla LGBTI diz respeito a pessoas lésbicas, gays, bissexuais, travestis, mulheres e homens trans, pessoas transmasculinas, não binárias e demais dissidências sexuais e de gênero. Das 230 mortes no…

Continuar lendo

Brasil

AGU pede que X, TikTok e Kwai retirem do ar desinformação sobre RS

Governo desmente reembalagem de cestas e reforça apoio a desabrigados.

Publicado

em

Tela de monitor com a mensagem de Fake News
AGU combate desinformação e pede remoção de posts falsos em 24h (Foto: Foto: Wilson Dias/Agência Brasil)

A Advocacia-Geral da União (AGU) tomou medidas firmes contra a disseminação de informações falsas sobre a entrega de alimentos para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Nesta quarta-feira (15), a AGU solicitou às plataformas X (antigo Twitter), TikTok e Kwai a remoção de postagens com conteúdo enganoso no prazo de 24 horas. A iniciativa, de caráter extrajudicial,…

Continuar lendo

Brasil

Saiba como funcionará o Free Flow, sistema de cobrança automática de pedágios

Sem a necessidade de parar em praças de pedágio, o fluxo de veículos é mais rápido e eficiente

Publicado

em

Por

Foto: Governo de SP

Com o objetivo de melhorar a circulação e segurança, as rodovias concedidas de São Paulo em breve adotarão o sistema Free Flow. A Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) detalha os benefícios e funcionamento desse sistema, que será implementado inicialmente em duas praças da SP-333. Em 1° de agosto, em Itápolis, km 179, no sentido leste; e…

Continuar lendo

Brasil

Lula anuncia Pix de R$ 5,1 mil para famílias do Rio Grande do Sul

Estima-se que 100 mil famílias sejam inicialmente contempladas, mas o governo garante que o auxílio será pago a todos os gaúchos que precisarem dos recursos.

Publicado

em

Por

Lula no Rio Grande do Sul
O benefício auxiliará famílias na reconstrução de casas, compra de móveis e eletrodomésticos, e pagamento de serviços essenciais (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

Nesta quarta-feira (15), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva oficializou a criação do Auxílio Reconstrução de R$ 5,1 mil para famílias desabrigadas ou desalojadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. A medida visa auxiliar na reconstrução de casas, compra de móveis e eletrodomésticos, e pagamento de serviços essenciais. De acordo com o anúncio, estima-se que o benefício contemple…

Continuar lendo