PM restaura bikes nas horas vagas e doa para crianças carentes
Conecte-se conosco

Brasil

PM restaura bikes nas horas vagas e doa para crianças carentes

Sargento da Polícia Militar do interior de SP tomou na iniciativa se inspirando no sentimento de quando recebeu sua primeira bicicleta, aos quatro anos.

Publicado

em

Atualizado há

G1
Foto: Reprodução/G1

Usando seus dias de folga, o sargento da Polícia Militar de Birigui (SP) André Souza, tomou a iniciativa para começar um projeto de restauração e doação de bicicletas para crianças cujos pais não possuem condições de comprar.

De acordo com André, essa ação nasceu da vontade de retribuir o presente que recebeu quando tinha apenas quatro anos de idade. “Ganhei uma bicicleta doada. Não me esqueço. Tenho muitas recordações boas. Então, pensei e comecei a fazer para as crianças também”, diz.

Todas as bicicletas que o sargento recupera são frutos de doações de pessoas que ficam sabendo do projeto pelas redes sociais e decidem ajudar. “Para a gente, às vezes, não serve, mas tem gente que vai usar”, conta Marina Sanches, de 12 anos, que entregou ao sargento uma antiga para ser restaurada.

O valor para arrumar cada bicicleta é de em média R$ 70. O policial militar conta com a ajuda de amigos, que sempre que possível colaboram com doações em dinheiro. Porém, André também destina o décimo terceiro salário para presentear crianças, como o pequeno Felipe Fabrício Ferreira Machado, de 10 anos, que perdeu o pai recentemente, mora com a mãe em uma casa alugada.

“Estou usando [a bicicleta] para vender balas. Faz tempo que vendo. O dinheiro eu dou para a minha mãe comprar as coisas em casa”, afirma menino.

Além do projeto das bicicletas, André distribui doces para crianças carentes no Natal, faz a doação de cestas básicas para famílias necessitadas durante o ano todo. Segundo o sargento, todas as ações são muito especiais, mas uma vai ficar guardada para sempre na memória dele.

O policial militar não se recorda quantas famílias já ajudou, mas os números pouco importam. “As pessoas têm que ter empatia para se colocar no lugar das outras. Se pensar nisso, já teremos alguma coisa diferente”, conta.

Brasil

Polícia Federal vai investigar postagens com fake news sobre enchentes no Rio Grande do Sul

Ações incluem pedido de apuração à PF e AGU para preservar a integridade das operações de resgate e informações oficiais.

Publicado

em

Por

visão aérea de enchente no Rio Grande do Sul
(Foto: Gilvan Rocha/Agência Brasil)

O Governo Federal, por meio da Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), intensificou as ações para combater a proliferação de notícias falsas sobre as enchentes no Rio Grande do Sul. O ministro Paulo Pimenta da Secom acionou a Polícia Federal (PF) e a Advocacia-Geral da União (AGU) para investigar a autoria e punir os responsáveis pelas fake news que…

Continuar lendo

Brasil

Grupo CCR doa 10 toneladas de mantimentos às vítimas das enchentes no RS

Companhia também apoia operações de socorro com helicópteros e profissionais de saúde; aeroportos do Grupo estão concedendo isenção de tarifas para voos com finalidade humanitária

Publicado

em

Por

Desde sábado, equipes da CCR têm atuado na distribuição de mantimentos e auxiliado nas operações de socorro. Foto: Divulgação/Grupo CCR

O Grupo CCR, a maior empresa de infraestrutura de mobilidade do Brasil, está realizando um conjunto de ações em apoio às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. As principais envolvem a doação de 10 toneladas de água potável, alimentos e materiais de higiene pessoal e a disponibilização de dois helicópteros e de colaboradores para ajudar nas operações de…

Continuar lendo

Brasil

Rio Grande do Sul: Mais de 1 mil presos são transferidos de penitenciária alagada

Parte dos detentos da Penitenciária Estadual do Jacuí foram levados para uma unidade de segurança máxima. Demais presos da unidade de Jacuí ficaram no local, em pisos superiores. 

Publicado

em

Por

Mais de 1 mil presos são transferidos após penitenciária inundar no RS (Foto: Divulgação/Susepe)

As fortes chuvas que assolam o Rio Grande do Sul há dias provocaram a inundação de unidades prisionais no estado, levando à transferência de mais de mil detentos. A informação é da Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo e pela Polícia Penal. De acordo com o anúncio, na última sexta-feira (3), a Penitenciária Estadual do Jacuí tranferiu 1.057 presos para…

Continuar lendo

Brasil

Alexandre Nardoni vai ser solto após Justiça conceder progressão para o regime aberto

Publicado

em

Por

Alexandre Nardoni deixa a prisão após Justiça conceder progressão para regime aberto, baseada em avaliação criminológica. (Foto: Reprodução/ TV Globo)

Alexandre Nardoni, condenado a 30 anos de reclusão pela morte da filha Isabella em 2008, deve ser solto nesta segunda-feira (06), após decisão judicial que concedeu a progressão para o regime aberto. A decisão, tomada pelo juiz responsável pelo caso, se baseia em um exame criminológico que atestou a aptidão de Nardoni para cumprir o restante da pena fora da…

Continuar lendo

Brasil

Janja adota cachorro resgatado em enchentes no RS

A primeira-dama acompanhou o presidente Lula na viagem para o Rio Grande do Sul e anunciou a adoção de “Esperança” em suas redes sociais. Confira.

Publicado

em

Por

"Que a alegria e a resiliência da Esperança inspirem a todos nós a superar desafios e a construir um mundo melhor juntos", escreveu Janja (Foto: Reprodução/X)

Neste domingo (5), a primeira-dama, Rosângela Lula da Silva, a Janja, adotou um cachorro resgatado em Canoas, uma das cidades mais atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Janja anunciou a adoção da cadela, que nomeou "Esperança", em seu perfil no X (antigo Twitter). A primeira-dama acompanhou o presidente Lula em viagem ao Rio Grande do Sul. "Só no abrigo em que…

Continuar lendo
Publicidade