Primavera começa neste sábado, dia 23; veja as previsões climáticas para a nova estação
Conecte-se conosco

Brasil

Primavera começa neste sábado, dia 23; veja as previsões climáticas para a nova estação

A época mais florida do ano deve ter temperaturas mais elevadas, principalmente por conta do fenômeno El Niño

Publicado

em

Atualizado há

Primavera começa no sábado, dia 23. Foto: Canva

As estações do ano no Brasil podem parecer um pouco confusas, afinal, nem sempre os termômetros e a natureza seguem um calendário previsível. Mas, em 2023, o inverno dará lugar à primavera exatamente no dia 23 de setembro, às 3h50, de acordo com o horário de Brasília.

A definição do início da primavera não é obra de meteorologistas, mas sim de astrônomos. O Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP (IAG/USP) é o órgão responsável por calcular com precisão o momento exato dessa transição. Surpreendentemente, os minutos cravados para marcar o início da primavera fazem todo o sentido. A precisão é necessária porque a transição das estações está intimamente ligada à posição da Terra durante sua órbita ao redor do Sol.

A Terra leva cerca de 365 dias, 5 horas e 45 minutos para completar uma volta ao redor do Sol. Esse período não é exato, o que significa que as viradas de estação podem variar de um ano para outro. O primeiro dia da primavera é definido pelo equinócio, quando o dia e a noite têm a mesma duração em ambos os hemisférios, norte e sul.

No dia 21 de junho deste ano, o inverno começou, marcado pela noite mais longa do ano e pelo dia mais curto. Agora, com a chegada da primavera em setembro, os dias começarão a se alongar e as temperaturas a subir.

Previsões para a Primavera de 2023

De acordo com meteorologistas da Climatempo, os indicadores apontam para anomalias positivas de temperatura ao longo da estação, principalmente devido aos efeitos do fenômeno El Niño. Tudo indica que no início da primavera tenhamos eventos climáticos severos. Calor e umidade são ingredientes para chuvas fortes e temporais.

A previsão é de temperaturas mais altas do que o normal até o início do verão. A região Sul do país deve receber destaque no que diz respeito às chuvas, já que enfrenta as consequências de fortes tempestades, muitas vezes associadas a ciclones extratropicais.

Enquanto isso, o Nordeste deve permanecer com tempo firme, e as temperaturas elevadas devem atingir principalmente o Centro-Oeste e o Sudeste, com possibilidade de temporais pontuais.

Retrospectiva do Inverno de 2023

O inverno de 2023 foi marcado por uma série de eventos meteorológicos que causaram grandes oscilações climáticas em todo o Brasil. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) observou que, durante essa estação, o Sudeste, o Centro-Oeste e parte do Norte e Nordeste do país enfrentaram um período de tempo firme e seco.

A redução das chuvas nessa época do ano se deve à persistência de massas de ar seco, que causam a diminuição da umidade relativa do ar. Esse cenário favorece a ocorrência de queimadas e incêndios florestais, além de aumentar o risco de doenças respiratórias.

Por outro lado, as regiões nordeste do Norte, leste do Nordeste e o Sul enfrentaram maiores volumes de chuva, com alertas frequentes de possíveis riscos.

Com a chegada da primavera, é importante estar preparado para as mudanças climáticas que a estação pode trazer. Mantenha-se informado sobre as previsões e esteja atento às orientações das autoridades para garantir a segurança e o bem-estar durante essa temporada de transição.

Brasil

Moraes suspende lei municipal que proibia linguagem neutra nas escolas

Na fundamentação da sua decisão, ministro destacou que os municípios não possuem competência para legislar sobre normas educacionais

Publicado

em

Por

Foto: José Cruz/Agência Brasil

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), tomou uma decisão significativa nesta segunda-feira (20), suspendendo a lei municipal de Ibirité (MG) que proibia o ensino de linguagem neutra tanto em escolas públicas quanto privadas, além de restringir seu uso por agentes públicos da cidade. Na fundamentação da sua decisão, Moraes destacou que os municípios não possuem competência…

Continuar lendo

Brasil

Voluntários mantêm resgates em áreas alagadas de Porto Alegre

A Zona Norte de Porto Alegre permanece alagada, com resgates e acolhimentos sendo realizados por voluntários, que enfrentam desafios contínuos.

Publicado

em

Voluntários ajudam moradores e animais em Porto Alegre, onde áreas da Zona Norte ainda estão alagadas, dois meses após o início das inundações (Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil)

Mais de duas semanas após o início das inundações, a água ainda baixa lentamente na Zona Norte de Porto Alegre. Em um ponto de resgate e acolhimento montado por voluntários no cruzamento das avenidas Benjamin Constant e Caiurú, no bairro Navegantes, a equipe segue incansável na missão de auxiliar os moradores atingidos pela enchente. Só no último sábado (18), 37…

Continuar lendo

Brasil

Bolsonaro deixa hospital após tratamento para erisipela

Erisipela é um processo infeccioso da pele, que pode atingir a gordura do tecido celular, causado por uma bactéria que se propaga pelos vasos linfáticos.

Publicado

em

Foto: Reprodução/X

Na manhã desta sexta-feira (17), o ex-presidente Jair Bolsonaro recebeu alta do Hospital Vila Nova Star, na capital paulista. O advogado e assessor do ex-presidente, Fábio Wajngarten, confirmou a informação. De acordo com Wajngarten, Bolsonaro teve alta após 12 dias de internação em São Paulo e voltou para Brasília. Mais cedo, o ex-presidente postou uma foto ao lado dos médicos…

Continuar lendo

Brasil

Brasil registrou 230 mortes de pessoas LGBTI+ em 2023

Das 230 mortes no ano passado, 184 foram assassinatos, 18 suicídios e 28 por outras causas.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Canva @Hrecheniuk Oleksii

Um dossiê publicado nesta semana pelo Observatório de Mortes e Violências LGBTI+ no Brasil mostra que 230 pessoas LGBTI morreram de forma violenta em 2023, uma morte a cada 38 horas. A sigla LGBTI diz respeito a pessoas lésbicas, gays, bissexuais, travestis, mulheres e homens trans, pessoas transmasculinas, não binárias e demais dissidências sexuais e de gênero. Das 230 mortes no…

Continuar lendo

Brasil

AGU pede que X, TikTok e Kwai retirem do ar desinformação sobre RS

Governo desmente reembalagem de cestas e reforça apoio a desabrigados.

Publicado

em

Tela de monitor com a mensagem de Fake News
AGU combate desinformação e pede remoção de posts falsos em 24h (Foto: Foto: Wilson Dias/Agência Brasil)

A Advocacia-Geral da União (AGU) tomou medidas firmes contra a disseminação de informações falsas sobre a entrega de alimentos para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Nesta quarta-feira (15), a AGU solicitou às plataformas X (antigo Twitter), TikTok e Kwai a remoção de postagens com conteúdo enganoso no prazo de 24 horas. A iniciativa, de caráter extrajudicial,…

Continuar lendo