Projeto restaura celulares apreendidos com criminosos e doa para estudantes da rede pública
Conecte-se conosco

Brasil

Projeto restaura celulares apreendidos com criminosos e doa para estudantes da rede pública

A iniciativa busca restaurar aparelhos considerados “lixos eletrônicos” para auxiliar estudantes em ensino remoto na pandemia.

Publicado

em

Atualizado há

Estudante assistindo vídeo aula no celular
O projeto é do Ministério Público do Rio Grande do Sul (Foto: Reprodução/ Agência Brasil/ MCTIC)

Cerca de 1 mil aparelhos celulares apreendidos com criminosos durante operações da polícia no Rio Grande do Sul foram restaurados e doados à alunos da rede pública de ensino do estado. A iniciativa partiu da Ministério Público do Rio Grande do Sul, através do promotor de Justiça Fernando Andrade Alves.

O Projeto Alquimia II já entregou 994 aparelhos aos jovens que precisam do auxílio para participar das atividades remotas da escola durante a pandemia da Covid-19. “Quando nós iniciamos, nós imaginávamos que tínhamos condições de transformá-lo, de fazer com que fosse algo grandioso”, disse Alves.

Fernando Andrade conta também com a promotora de Justiça Cristiane Della Mea Corrales, da promotoria de educação, para a aplicação do projeto, que começou em julho de 2020. Eles contam que idealizaram o Projeto Alquimia II quando viram que a pandemia não seria “passageira”.

“Começamos a verificar algumas campanhas nas escolas pedindo telefones celulares, mas que não estavam tendo muito sucesso. É bem caro, e pra pessoa se desfazer é só mesmo quando ele não está mais funcionando”, comentaram os idealizadores.

Um novo uso

Os aparelhos doados para o projeto foram apreendidos em operações policiais e em presídios do estado. Fernando atua na área criminal e teve a ideia de dar um novo uso aos aparelhos. “Apreendemos celulares a todo momento, e nos veio a ideia de utilizar esses telefones para educação”.

Assim, foram aumentando as ideias de onde conseguir os aparelhos.

“Ampliamos muito o projeto, ele não se resume hoje a celulares apreendidos em penitenciárias, porque nós vimos que o aproveitamento não era tão grande quanto imaginávamos. Passamos a pegar smartphones de outros procedimentos criminais, de processo de apreensão em flagrante, tráfico de drogas”, conta o promotor.

Atualmente o projeto não tem custo algum, já que o governo do Rio Grande do Sul licitou o fornecimento de internet nos aparelhos e quatro universidades parceiras ajudam na restauração dos celulares.

Ampliação

Após a adesão dos alunos da região, o Ministério Público Estadual aprovou a ideia e transformou o projeto em uma iniciativa institucional.

“Hoje o projeto é desenvolvido em todas as regiões, e estamos recebendo inclusive telefones de doações.”

O governo estadual do Mato Grosso do Sul também gostou da ideia, e aplicou a iniciativa por lá. “Apresentamos esse projeto no Conselho Nacional de Justiça e no Conselho do Ministério Público. Temos o fluxo já estabelecido e pode ser replicado em qualquer lugar”, explicam os idealizadores.

“O projeto transforma lixo eletrônico em educação. Transforma bens utilizados em ambiente criminal, retira bens do crime e entrega pra educação. É um projeto de ganha ganha, ninguém sai perdendo.”

Aulas online

De acordo com os criadores do projeto, cerca de 1/4 dos alunos da rede pública não tinham acesso às atividades virtuais da escola. Com o Alquimia II, os estudantes recebem o aparelho, restaurado e sem custo. O único compromisso é que participem e façam todas as atividades escolares.

E os resultados do projeto são visíveis. “Temos um retorno excelente, nenhum dos alunos que recebeu reprovou ano passado”, conta o promotor.

Entrega de celular para aluno no RS (Foto: Divulgação/MP)

Mesmo com a retomada das aulas presenciais em todo o Brasil, Fernando defende que o projeto não pode parar.

“Nós verificamos que a educação virtual veio pra ficar. O ambiente virtual, na pandemia ele foi o ambiente principal mas agora ele passa a ser de apoio às atividades. Então o projeto segue”, diz.

Brasil

Escolha uma VPN gratuita para o Twitter (X) para navegar ilimitadamente no X do Brasil e enquanto estiver viajando

Publicado

em

Por

Foto de Souvik Banerjee na Unsplash

O Twitter é uma rede social popular no Brasil. Conforme os dados mais recentes, 40 milhões de brasileiros acessam a plataforma pelo menos uma vez por mês. De fato, é uma rede social conveniente que permite que você siga políticos, empresários e celebridades. No entanto, dada a batalha em andamento entre Alexandre de Moraes e Elon Musk, vale a pena…

Continuar lendo

Brasil

Casal acusa papelaria que se negou a fazer convite de casamento gay; loja fala em ‘heterofobia’

Após print de conversa viralizar na internet, casal denunciou homofobia e donos de empresa confirmaram que não trabalham com “eventos homossexuais”.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução - Redes Sociais/Canva

Nesta terça-feira (23), um casal de homens gays denunciou uma papelaria que se recusou a fazer o convite do seu casamento por ser um “evento homossexual”. Através das redes sociais, uma amiga dos noivos compartilhou um print de um conversa que o casal teve com a loja. Eles relataram que solicitaram o orçamento dos convites de seu casamento, marcado para…

Continuar lendo

Brasil

Brasil é um dos países mais desiguais do mundo, diz relatório internacional

O país teve 3,4 milhões de denúncias de violações de direitos humanos, como racismo, violência física e psicológica e assédio sexual, um aumento de 41% em comparação a 2022.

Publicado

em

Por

Desigualdade no Brasil
O relatório "O estado dos direitos humanos no mundo", é divulgado anualmente pela Anistia Internacional (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)

Nesta quarta-feira (24), a Organização Não Governamental (ONG) Anistia Internacional, divulgou um relatório que coloca o Brasil como um dos países mais desiguais do mundo. O chamado "Estado dos direitos humanos no mundo", divulgado anualmente, mostra um panorama sobre a garantia de direitos humanos em 155 países. O relatório estuda questões sociais, econômicas, culturais e políticas. De acordo com a…

Continuar lendo

Brasil

A cada 8 minutos, uma mulher é vítima de estupro no Brasil

Dados revelam que a região Sudeste teve o maior número de ocorrências em 2022, com quase 23 mil casos

Publicado

em

Por

Em 2022, o Brasil registrou um total de 67.626 ocorrências. Foto: Canva

Em 2022, o Brasil registrou um total de 67.626 ocorrências de estupro contra mulheres, conforme o Relatório Anual Socioeconômico da Mulher (Raseam). Isso representa aproximadamente um estupro a cada 8 minutos no país, como destacado pelo Ministério das Mulheres em Brasília. O documento revela que o Sudeste, a região mais populosa, liderou com 22.917 casos, seguido pelo Sul com 14.812.…

Continuar lendo

Brasil

Cachorro morre após erro da Gol: falha no transporte aéreo causa tragédia para família

Publicado

em

Por

Tutor João Fantazzini com Joca, Golden Retriever de 5 anos que morreu durante transporte aéreo da Gol — Foto: Arquivo pessoal

Erro no destino leva cão a viagem de 8 horas, em vez de 2:30 Um cachorro da raça Golden Retriever, chamado Joca, de cinco anos, morreu durante um transporte aéreo da Gol, no dia 22 de abril de 2024. O animal deveria ter voado do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, para Sinop, no Mato Grosso, mas por um…

Continuar lendo
Publicidade