Connect with us

Esportes

Maya Gabeira quebra recorde de maior onda já surfada por uma mulher

A marca de 22,4 metros (73,5 pés) da carioca também é a mais alta no ano entre os homens. Recorde mundial continua sendo do jundiaiense Rodrigo Koxa, 24,4 metros (80 pés)

Published

on

Atualizado há

Maya Gabeira na maior onda surfada em 2020. (Foto: WSL / Pedro Miranda)
Maya Gabeira na maior onda surfada em 2020. (Foto: WSL / Pedro Miranda)

A brasileira Maya Gabeira estabeleceu o novo recorde mundial para a maior onda já surfada por uma mulher: 22,4 metros (73,5 pés). A marca foi alcançada em 11 de fevereiro de 2020, durante o Nazaré Tow Surfing, campeonato de ondas gigantes disputado na Praia do Norte, em Nazaré (Portugal). O anúncio foi feito pela Liga Mundial de Surfe (WSL, sigla em inglês) nesta quinta-feira (10).

“Apesar de achar que não sou uma pessoa competitiva, estava muito concentrada e mais corajosa do que o normal neste dia. Estava arriscando bem mais e, quando larguei a corda [do jet-ski], tive a sensação de que poderia ser a maior onda da minha vida, mas não tinha certeza. A velocidade era muito alta e o barulho que a onda fez quando quebrou me fez perceber que esta era, provavelmente, a maior onda que surfei”, declarou a carioca, em comunicado da WSL.

Maya bateu o próprio recorde, que era de 20,7 metros (68 pés), em 2018. O novo feito rendeu a ela o prêmio de Maior Onda do Red Bull Big Wave Awards (BWA) de 2020. A brasileira superou, entre dois e três pés (menos de um metro) a onda surfada pela francesa Justine Dupont no mesmo dia de prova, em Nazaré, e também foi melhor que o havaiano Kai Lenny, ganhador do prêmio de Maior Onda entre os homens, com 21 metros (70 pés).

“Este recorde mundial é realmente surpreendente porque o tamanho da onda foi mais alto até do que a onda do vencedor masculino, então, isso significa que uma mulher surfou a maior onda do ano no geral. Isso, para mim, era algo que eu havia sonhado anos atrás, mas, não como algo realista. Esse é um esporte extremamente dominado pelos homens, então ter uma mulher capaz de representar isso é bastante raro”, destacou a brasileira.

O recorde de maior onda já surfada por um homem também é brasileiro. Em 8 de novembro de 2017, em Nazaré, o paulista Rodrigo Koxa, natural de Jundiaí, atingiu a marca de 24,4 metros (80 pés).

“Gosto de fazer algo que parece tão impossível, por causa do que pré-estabelecemos que seja possível para o gênero. Quando é mostrado que é possível, fica mais fácil ao próximo. Quase não parece que era eu, mas amo o jeito que foi concretizado”, completou.

Com informações da Agência Brasil.

Esportes

Atleta de Várzea Paulista conquista duas medalhas de bronze em Circuito de Karatê

A competição reuniu 320 competidores de 45 associações e 32 cidades.

Published

on

O karateca de Várzea Paulista (SP), Felipe Henrique, conquistou duas medalhas de bronze na 2ª Etapa do Circuito Acak (Associação Cooperativa das Academias de Karatê). A competição foi realizada no Ginásio Municipal Acácio Ferraz, no Tietê, interior paulista, no último domingo (16). O atleta conquistou a medalha de bronze em duas categorias: Kumite Faixa Preta (84 kg) e Kata Sênior…

Continue Reading

Esportes

Jundiaí faz bonito na abertura do Campeonato Paulista de BMX

Próximos desafios serão no Pan-Americano no Chile e na 2ª Etapa do Paulista, em Americana.

Published

on

No último domingo (16), os atletas jundiaienses participaram da 1ª Etapa do Campeonato Paulista de BMX Racing, a competição foi marcada pela estreia de cinco novatos.  Sophia Bernardes representante na Pré-Bike (Foto: Arquivo pessoal) Aroldo Toledo, pai de um dos pilotos, afirma que a equipe conseguiu ótimas colocações no ranking e quase todos que participaram dessa etapa seguem para a…

Continue Reading
Advertisement
Pular para o conteúdo