Aniversário de 37 anos de tombamento da Serra do Japi é comemorado com descoberta científica
Conecte-se conosco

Meio Ambiente

Aniversário de 37 anos de tombamento da Serra do Japi é comemorado com descoberta científica

Trabalho concluiu como ocorria a polinização da planta Scybalium fungiforme, ainda pouco estudada pela ciência

Publicado

em

Cachoeira na Serra do Japi
Aniversário de tombamento reforça importância da Serra do Japi para fauna e flora. (Foto: Reprodução/Prefeitura Municipal de Jundiaí)

Há 37 anos, a Serra do Japi era tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico e Turístico (CONDEPHAAT) como patrimônio para a região, Estado e todo o Brasil.

Desde então, a proteção da área foi intensificada e hoje, mais de 191 quilômetros quadrados são de área de preservação, incluindo os municípios de Jundiaí, Cabreúva, Pirapora do Bom Jesus e Cajamar.

Na próxima sexta-feira (6), às 11h, no Paço Municipal, o aniversário de tombamento é comemorado com a apresentação de uma pesquisa que reforça a importância do potencial da Serra do Japi para o equilíbrio do ecossistema.

A palestra “Bons céus, que animal poliniza essa planta? Histórias sobre as interações entre plantas e polinizadores e como isso afeta as nossas vidas”, que será apresentada pelo biólogo e professor Felipe Amorim, do Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista (Unesp) – câmpus de Botucatu, é a conclusão do trabalho realizado por sua equipe em território jundiaiense.

Na pesquisa, Felipe coordenou trabalhos sobre a Scybalium fungiforme, planta encontrada na Serra ainda pouco estudada, e como ocorre a polinização dessa espécie em sua área.

O resultado trouxe a resposta para uma dúvida que durava duas décadas: só os roedores, como os ratos, estavam se alimentando da Scybalium fungiforme e ajudando a polinizar outras plantas?

Não. Os gambás também faziam este trabalho. A desconfiança foi apontada inicialmente pela bióloga Patrícia Morellato, do câmpus de Rio Claro da Unesp.

“Jundiaí tem ainda mais motivos para ter orgulho de sua serra. Ela foi palco da pesquisa do professor Felipe e de seus alunos, tema de matéria publicada na versão on-line da revista ‘Ecology Society of America’, uma das mais conceituadas do planeta”, revelou Vania Plaza Nunes, superintendente da Fundação Serra do Japi.

Além dela, o gestor da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), Sinésio Scarabello Filho, e o diretor do departamento de Meio Ambiente da UGPUMA, Wagner Paiva, também participarão do evento.

Palestra

Felipe teve o apoio de estudantes para monitoramento e coleta de dados, entre eles, Gabriel Mariano e João Henrique Servilha, de Jundiaí.

“O tema a ser abordado na palestra mostra a importância do tombamento da serra para podermos chegar a resultados tão relevantes como este”, completou Vania.

“Por abrigar uma fauna bastante diversificada, além de várias espécies de aves e de mamíferos, a serra sempre recebe estudantes, mestrandos e doutorandos, em busca de conhecimento. A prefeitura trata a preservação da Serra do Japi, nosso grande patrimônio ecológico, com absoluta prioridade”, emendou o prefeito Luiz Fernando Machado.

Para participar da palestra de apresentação do trabalho, inscreva-se aqui.

Meio Ambiente

‘Reuso da água’ é tema de seminário técnico para o setor industrial da região de Jundiaí

O objetivo do seminário técnico é apresentar soluções e tecnologias para produção de água de reuso por meio do tratamento dos efluentes. Saiba mais.

Publicado

em

Por

O evento acontecerá no dia 23 de maio, às vésperas do Dia da Indústria (25) (Foto: Freepik / imagem gerada por IA)

No dia 23 de maio, o Grupo Opersan realizará o seminário técnico Conexão Opersan, voltado para o setor industrial da região de Jundiaí e Campinas. O objetivo é apresentar soluções e tecnologias para produção de água de reuso através do tratamento dos efluentes. O seminário é direcionado a profissionais e gestores das indústrias de artefatos de borracha, agroindústria, automotiva, química,…

Continuar lendo

Meio Ambiente

Olhos da Serra: 2ª fase fortalece projetos e aumenta área mapeada da Serra do Japi

Publicado

em

Por

Vânia Plaza Nunes, superintendente da Fundação Serra do Japi, reforça a importância do projeto (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A 2ª fase do “Olhos da Serra”, que tem como objetivo a conservação de mais de 2 mil hectares da Serra do Japi, foi concluída nesta quinta-feira (21) com projetos de educação ambiental e monitoramento fortalecidos. O trabalho é realizado com ações de mapeamento de satélite, monitoramento por câmeras e placas de sensibilização e conscientização espalhadas por pontos estratégicos da…

Continuar lendo

Meio Ambiente

Nova onda de calor deve atingir o Brasil na próxima semana, com previsão de ‘dias escaldantes’

Esta é a terceira onda de calor no país em 2024; confira qual a previsão para Jundiaí

Publicado

em

Por

Foto: Canva

Após a breve passagem de uma frente fria pelas regiões Sul e Sudeste, uma nova onda de calor deve atingir o Brasil nos próximos dias, a terceira deste ano. A perspectiva é de que as temperaturas fiquem até 5ºC acima da média em algumas regiões do país, entre os dias 11 e 15 de março. Segundo informa o Climatempo, o…

Continuar lendo

Meio Ambiente

Falta de conhecimento ou descaso? Descarte incorreto de lixo causa problemas de saneamento

Publicado

em

Por

Por: Bruna Bozano. O descarte de óleo e de resíduos de alimentos no ralo da pia da cozinha ainda é comum no Brasil, embora grande parte da população já esteja ciente de que esta não é a melhor forma de realizá-lo. Como se desfazer do óleo utilizado ainda não é tão simples e depende que alguém vá retirá-lo na casa…

Continuar lendo

Meio Ambiente

Governo de SP apresenta maior usina solar flutuante do país na represa Billings

Tecnologia contribui para desenvolvimento de matriz elétrica mais limpa e renovável; até 2025, investimento vai atingir R$ 480 milhões

Publicado

em

Por

Governo de SP apresenta maior usina solar flutuante do país na represa Billings. Foto: Governo de SP

O Governo de São Paulo avançou no setor de energia limpa e renovável com a inauguração, nesta quarta-feira (17), da primeira etapa da Usina Fotovoltaica Flutuante (UFF Araucária), localizada na represa Billings, na capital. Com 10,5 mil placas solares sobre a superfície da água e um investimento inicial de R$ 30 milhões, a usina é agora a maior do Brasil…

Continuar lendo
Publicidade