Jundiaí lança programa de capacitação de agricultores sobre segurança de alimentos
Connect with us

Meio Ambiente

Jundiaí lança programa de capacitação de agricultores sobre segurança de alimentos

O lançamento do programa aconteceu no Dia Mundial da Segurança de Alimentos, 7 de junho.

Published

on

Atualizado há

Homens avaliando veículo de agricultura em Jundiaí
Parte do treinamento do programa é a avaliação dos equipamentos de pulverização dos produtores (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Nesta segunda-feira (7), foi comemorado o Dia Mundial da Segurança de Alimentos e a Prefeitura de Jundiaí, através da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), lançou o programa “Jundiaí, Lugar de Alimento Seguro”.

O objetivo do programa é ampliar as ações que aumentam a segurança dos alimentos produzidos na região, que chegam ao consumidor. Os produtores deverão receber capacitação, treinamento, auditorias e pesquisas participativas.

A segurança na produção dos alimentos está diretamente ligada à saúde dos consumidores. Para conservar essa segurança alimentar, é necessário um conjunto de ações e medidas de higiene e saneamento durante a produção, transporte, armazenamento, distribuição e preparação de alimentos, garantindo que não apresentem riscos para a saúde. 

Ações de segurança

O programa é apoiado em quatro pilares trabalhados através de ações propostas pela UGAAT e o Centro de Engenharia e Automação do Instituto agronômico (CEI/IAC), a partir do programa “Aplique Bem”, que ensina trabalhadores agrícolas a maneira correta de utilizar os defensivos, incluindo a aplicação de agrotóxico e o uso dos pulverizadores. 

O gestor de Agronegócio, Abastecimento e Turismo, Eduardo Alvarez, comenta que será feita a reavaliação dos equipamentos entre as ações. O pesquisador do CEA/IAC, Hamilton Ramos complementa que “uma boa pulverização só é possível com um equipamento bem regulado, operado por uma pessoa treinada para fazer a pulverização, por isso que o Aplique Bem trabalha com avaliação do pulverizador, da pulverização e o treinamento dos aplicadores”.

As avaliações dos equipamentos começaram nesta segunda-feira (7). A propriedade do produtor de uvas, Jonatas Pomperma, foi a primeira a receber a ação.

“Estávamos no aguardo dessa visita, que foi muito importante, pois constatamos que alguns equipamentos chegam de fábrica sem a configuração necessária para a nossa cultura e a entrega técnica orientada pelas fabricantes não é suficiente para o uso correto dessas máquinas. Serão necessárias modificações para se enquadrar à nossa produção. Além disso, aprendemos a utilizar recursos graças ao treinamento que vamos receber. Já percebemos que alguns problemas que tínhamos no cultivo podem ser sanados pela regulação do maquinário. Essa visita foi muito importante, construtiva e prática”, comentou.

Treinamentos

Os treinamentos para agricultores da região acontecem desde 2017. “Sem custo para o produtor, a parceria entre a UPL Open AG e o CEA/IAC, utiliza os chamados ‘Tech Móveis’. O Aplique Bem tem como objetivo ajudar na redução de perdas na aplicação, na exposição do trabalhador ao agroquímico, diminuir os riscos de contaminação ao Meio Ambiente e alimentos e maximizar os benefícios de uma aplicação correta e racional dos produtos”, afirma a diretora do Departamento de Agronegócio, Isabel Harder.

Além disso, Harder lembra que o programa conta com parceria da Associação Agrícola de Jundiaí e do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural. O produtor interessado em participar do programa pode entrar em contato pelos telefones 4589-8581/8872 ou pelo e-mail [email protected].

Meio Ambiente

A magia da Florada dos Ipês começa em breve; saiba mais

A florada dos ipês é um fenômeno que acontece durante o inverno e início da primavera, e já começou a aparecer em Jundiaí.

Published

on

Árvore durante Florada dos Ipês
Foto: Patricia Silva

O Brasil é um país conhecido por sua vasta biodiversidade e belezas naturais e entre os muitos espetáculos que a natureza nos oferece, a florada dos ipês é, sem dúvida, um dos mais deslumbrantes. Com suas cores vibrantes e exuberantes, os ipês transformam a paisagem urbana e rural. Mas o que está por trás dessa explosão de cores? Foto: Rossana…

Continue Reading

Meio Ambiente

Semana do Meio Ambiente 2024 em Jundiaí: confira a programação completa

Participe de discussões sobre mudanças climáticas, arborização urbana e bem-estar animal na Semana do Meio Ambiente 2024 em Jundiaí.

Published

on

A Serra do Japi, localizada em Jundiaí - SP, exibe colinas verdes exuberantes sob um céu azul com nuvens brancas.
Semana do Meio Ambiente 2024: Junho terá diversas ações programadas em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA) e da Fundação Serra do Japi, convida você para a Semana do Meio Ambiente 2024. Com uma programação diversificada e gratuita, o evento celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, e oferece oportunidades para aprender e discutir sobre…

Continue Reading

Meio Ambiente

Mudanças climáticas elevam risco de desastres em 1.942 cidade brasileiras

Estudo revela áreas de risco, histórico de tragédias e ações do governo para mitigar impactos.

Published

on

Moradores de áreas de risco enfrentam a vulnerabilidade diante de desastres ambientais cada vez mais frequentes. (Foto: Gustavo Mansur/Palácio Palatini)

Aumento dos desastres ambientais Com a intensificação das mudanças climáticas provocadas pela ação humana no meio ambiente, os desastres ambientais e climáticos têm aumentado em todo o mundo. No Brasil, o governo federal identificou 1.942 municípios suscetíveis a desastres associados a deslizamentos de terras, alagamentos, enxurradas e inundações, o que representa quase 35% do total dos municípios brasileiros. O Cenário…

Continue Reading

Meio Ambiente

Parceria entre Coca-Cola e Tera Ambiental transforma resíduos industriais em fertilizantes em Jundiaí

O Dia Mundial da Reciclagem, celebrado em 17 de maio, destaca o crescente foco das empresas no desenvolvimento sustentável

Published

on

Foto: Divulgação

O Dia Mundial da Reciclagem, celebrado em 17 de maio, destaca o crescente foco das empresas na economia circular e o desenvolvimento sustentável. Uma parceria importante nesse sentido é a da Coca-Cola FEMSA Brasil e da Tera Ambiental, que convertem os resíduos gerados da produção de bebidas em fertilizantes orgânicos compostos. Esse tipo de compromisso com a sustentabilidade reflete uma…

Continue Reading

Meio Ambiente

‘Reuso da água’ é tema de seminário técnico para o setor industrial da região de Jundiaí

O objetivo do seminário técnico é apresentar soluções e tecnologias para produção de água de reuso por meio do tratamento dos efluentes. Saiba mais.

Published

on

O evento acontecerá no dia 23 de maio, às vésperas do Dia da Indústria (25) (Foto: Freepik / imagem gerada por IA)

No dia 13 de junho, o Grupo Opersan realizará o seminário técnico Conexão Opersan, voltado para o setor industrial da região de Jundiaí e Campinas. O objetivo é apresentar soluções e tecnologias para produção de água de reuso através do tratamento dos efluentes. O seminário é direcionado a profissionais e gestores das indústrias de artefatos de borracha, agroindústria, automotiva, química,…

Continue Reading