Jundiaí lança programa de capacitação de agricultores sobre segurança de alimentos
Conecte-se conosco

Meio Ambiente

Jundiaí lança programa de capacitação de agricultores sobre segurança de alimentos

O lançamento do programa aconteceu no Dia Mundial da Segurança de Alimentos, 7 de junho.

Publicado

em

Atualizado há

Homens avaliando veículo de agricultura em Jundiaí
Parte do treinamento do programa é a avaliação dos equipamentos de pulverização dos produtores (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Nesta segunda-feira (7), foi comemorado o Dia Mundial da Segurança de Alimentos e a Prefeitura de Jundiaí, através da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), lançou o programa “Jundiaí, Lugar de Alimento Seguro”.

O objetivo do programa é ampliar as ações que aumentam a segurança dos alimentos produzidos na região, que chegam ao consumidor. Os produtores deverão receber capacitação, treinamento, auditorias e pesquisas participativas.

A segurança na produção dos alimentos está diretamente ligada à saúde dos consumidores. Para conservar essa segurança alimentar, é necessário um conjunto de ações e medidas de higiene e saneamento durante a produção, transporte, armazenamento, distribuição e preparação de alimentos, garantindo que não apresentem riscos para a saúde. 

Ações de segurança

O programa é apoiado em quatro pilares trabalhados através de ações propostas pela UGAAT e o Centro de Engenharia e Automação do Instituto agronômico (CEI/IAC), a partir do programa “Aplique Bem”, que ensina trabalhadores agrícolas a maneira correta de utilizar os defensivos, incluindo a aplicação de agrotóxico e o uso dos pulverizadores. 

O gestor de Agronegócio, Abastecimento e Turismo, Eduardo Alvarez, comenta que será feita a reavaliação dos equipamentos entre as ações. O pesquisador do CEA/IAC, Hamilton Ramos complementa que “uma boa pulverização só é possível com um equipamento bem regulado, operado por uma pessoa treinada para fazer a pulverização, por isso que o Aplique Bem trabalha com avaliação do pulverizador, da pulverização e o treinamento dos aplicadores”.

As avaliações dos equipamentos começaram nesta segunda-feira (7). A propriedade do produtor de uvas, Jonatas Pomperma, foi a primeira a receber a ação.

“Estávamos no aguardo dessa visita, que foi muito importante, pois constatamos que alguns equipamentos chegam de fábrica sem a configuração necessária para a nossa cultura e a entrega técnica orientada pelas fabricantes não é suficiente para o uso correto dessas máquinas. Serão necessárias modificações para se enquadrar à nossa produção. Além disso, aprendemos a utilizar recursos graças ao treinamento que vamos receber. Já percebemos que alguns problemas que tínhamos no cultivo podem ser sanados pela regulação do maquinário. Essa visita foi muito importante, construtiva e prática”, comentou.

Treinamentos

Os treinamentos para agricultores da região acontecem desde 2017. “Sem custo para o produtor, a parceria entre a UPL Open AG e o CEA/IAC, utiliza os chamados ‘Tech Móveis’. O Aplique Bem tem como objetivo ajudar na redução de perdas na aplicação, na exposição do trabalhador ao agroquímico, diminuir os riscos de contaminação ao Meio Ambiente e alimentos e maximizar os benefícios de uma aplicação correta e racional dos produtos”, afirma a diretora do Departamento de Agronegócio, Isabel Harder.

Além disso, Harder lembra que o programa conta com parceria da Associação Agrícola de Jundiaí e do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural. O produtor interessado em participar do programa pode entrar em contato pelos telefones 4589-8581/8872 ou pelo e-mail [email protected].

Meio Ambiente

Olhos da Serra: 2ª fase fortalece projetos e aumenta área mapeada da Serra do Japi

Publicado

em

Por

Vânia Plaza Nunes, superintendente da Fundação Serra do Japi, reforça a importância do projeto (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A 2ª fase do “Olhos da Serra”, que tem como objetivo a conservação de mais de 2 mil hectares da Serra do Japi, foi concluída nesta quinta-feira (21) com projetos de educação ambiental e monitoramento fortalecidos. O trabalho é realizado com ações de mapeamento de satélite, monitoramento por câmeras e placas de sensibilização e conscientização espalhadas por pontos estratégicos da…

Continuar lendo

Meio Ambiente

Nova onda de calor deve atingir o Brasil na próxima semana, com previsão de ‘dias escaldantes’

Esta é a terceira onda de calor no país em 2024; confira qual a previsão para Jundiaí

Publicado

em

Por

Foto: Canva

Após a breve passagem de uma frente fria pelas regiões Sul e Sudeste, uma nova onda de calor deve atingir o Brasil nos próximos dias, a terceira deste ano. A perspectiva é de que as temperaturas fiquem até 5ºC acima da média em algumas regiões do país, entre os dias 11 e 15 de março. Segundo informa o Climatempo, o…

Continuar lendo

Meio Ambiente

Falta de conhecimento ou descaso? Descarte incorreto de lixo causa problemas de saneamento

Publicado

em

Por

Por: Bruna Bozano. O descarte de óleo e de resíduos de alimentos no ralo da pia da cozinha ainda é comum no Brasil, embora grande parte da população já esteja ciente de que esta não é a melhor forma de realizá-lo. Como se desfazer do óleo utilizado ainda não é tão simples e depende que alguém vá retirá-lo na casa…

Continuar lendo

Meio Ambiente

Governo de SP apresenta maior usina solar flutuante do país na represa Billings

Tecnologia contribui para desenvolvimento de matriz elétrica mais limpa e renovável; até 2025, investimento vai atingir R$ 480 milhões

Publicado

em

Por

Governo de SP apresenta maior usina solar flutuante do país na represa Billings. Foto: Governo de SP

O Governo de São Paulo avançou no setor de energia limpa e renovável com a inauguração, nesta quarta-feira (17), da primeira etapa da Usina Fotovoltaica Flutuante (UFF Araucária), localizada na represa Billings, na capital. Com 10,5 mil placas solares sobre a superfície da água e um investimento inicial de R$ 30 milhões, a usina é agora a maior do Brasil…

Continuar lendo

Meio Ambiente

Alerta climático: 2023 foi o ano mais quente já registrado desde 1850

Relatório divulgado pelo Observatório Europeu Copernicus da União Europeia revela consequências graves do aquecimento global

Publicado

em

Por

Foto: Canva

Em um alerta preocupante para a comunidade global, o Observatório Europeu Copernicus confirmou, em seu relatório divulgado nesta terça-feira (9), que o ano de 2023 foi oficialmente o mais quente já registrado desde 1850. Com temperaturas em níveis recordes, cientistas vinham antecipando esse cenário, mas os dados agora apresentados revelam uma situação ainda mais crítica do que se temia. O…

Continuar lendo
Publicidade