"Pé de Árvore" busca tornar bairros mais arborizados em Jundiaí
Connect with us

Meio Ambiente

“Pé de Árvore” busca tornar bairros mais arborizados em Jundiaí

Consulta à população apontou que 87% dos moradores gostariam de ter mais árvores nas calçadas

Published

on

Atualizado há

Pé de Árvore Luiz Fernando Machado
Integrantes do Comitê das Crianças participam da atividade de lançamento do programa (Foto: PMJ)

O Jardim Novo Horizonte, no Vetor Oeste de Jundiaí, foi o primeiro bairro a receber o programa Pé de Árvore. Lançada pela Prefeitura neste sábado (5), quando se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, a iniciativa é fruto do pedido de arborização feito pelas famílias que ali moram.

“O programa Pé de Árvore é a primeira resposta à consulta realizada pelo Plano de Bairro. As crianças e os pais apontaram a falta de árvores e, consequentemente, de sombras. Isso torna andar a pé numa dificuldade, principalmente no trajeto para a escola. Em dezembro de 2019, o Comitê das Crianças também entregou uma carta com alguns pedidos, entre eles estava reduzir a poluição plantando mais árvores”, contou o prefeito Luiz Fernando Machado (PSDB), que participou do plantio de 124 mudas em frente à Emeb Professora Beatriz Blattner Pupo.

A ação é promovida pela Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA). O plantio de mais árvores também atende aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos pela ONU (Agenda 2030).

“Os benefícios da arborização não se restringem apenas ao plantio das árvores, mas também ao envolvimento da comunidade desde o início e, principalmente, o comprometimento das pessoas para promoverem o cuidado necessário”, afirma o gestor da unidade, Sinésio Scarabello Filho.

Luiz Fernando também esteve, simultaneamente, na atividade on-line da Fundação Serra do Japi, integrando a apresentação realizada para pesquisadores com as atividades de plantio no bairro.

Resultados

A consulta à população da Região Oeste da cidade para elaboração do Plano de Bairro apontou que 87% dos moradores gostariam de ter mais árvores plantadas nas calçadas; 72% dos moradores aceitariam que uma árvore fosse plantada em frente ou próximo à sua casa; 33% dos pais gostariam que os filhos fossem a pé para a escola, se as condições do caminho fossem melhores; 24% dos pais indicaram como dificuldades no caminho a falta de sombra; 39% das crianças pediram mais árvores.

Integrante do Comitê das Crianças, Samuel Gomes, 11 anos, estava animado com o plantio da muda de ipê que fez junto com o Prefeito e com os demais integrantes do grupo. “Mais árvores para a cidade foi um pedido que fizemos no ano passado, durante as reuniões do comitê. Agora, com o plantio, é a realização do que indicamos como necessidade”, comentou o garoto, que estuda na Escola Adventista.

Pé de Árvore

O Pé de Árvore é uma iniciativa do Departamento de Urbanismo, da UGPUMA, realizada em parceria com as Unidades de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP). O programa atende toda a cidade.

As árvores serão plantadas em frente aos imóveis dos proprietários que autorizaram e se comprometeram a fazer a manutenção necessária. Os interessados em receber árvores podem fazer a solicitação digital, no site da Prefeitura. “A preparação do local, plantio das mudas e instalação de gradil para proteção e de placa de identificação das árvores ficarão a cargo das unidades da prefeitura, o munícipe deve se comprometer a cuidar das mudas e informar sobre eventuais problemas com a árvores”, explica o gestor de Infraestrutura e Serviços Públicos, Adilson Rosa.

Ainda participaram do lançamento do programa o vice-prefeito Gustavo Martinelli, os gestores das Unidades de Gestão Governo e Finanças (UGGF), José Antonio Parimoschi, de Educação (UGE), Vastí Ferrari Marques e de Cultura (UGC) Marcelo Peroni, além do vereador Romildo Antonio.

Meio Ambiente

Semana do Meio Ambiente 2024 em Jundiaí: confira a programação completa

Participe de discussões sobre mudanças climáticas, arborização urbana e bem-estar animal na Semana do Meio Ambiente 2024 em Jundiaí.

Published

on

A Serra do Japi, localizada em Jundiaí - SP, exibe colinas verdes exuberantes sob um céu azul com nuvens brancas.
Semana do Meio Ambiente 2024: Junho terá diversas ações programadas em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA) e da Fundação Serra do Japi, convida você para a Semana do Meio Ambiente 2024. Com uma programação diversificada e gratuita, o evento celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, e oferece oportunidades para aprender e discutir sobre…

Continue Reading

Meio Ambiente

Mudanças climáticas elevam risco de desastres em 1.942 cidade brasileiras

Estudo revela áreas de risco, histórico de tragédias e ações do governo para mitigar impactos.

Published

on

Moradores de áreas de risco enfrentam a vulnerabilidade diante de desastres ambientais cada vez mais frequentes. (Foto: Gustavo Mansur/Palácio Palatini)

Aumento dos desastres ambientais Com a intensificação das mudanças climáticas provocadas pela ação humana no meio ambiente, os desastres ambientais e climáticos têm aumentado em todo o mundo. No Brasil, o governo federal identificou 1.942 municípios suscetíveis a desastres associados a deslizamentos de terras, alagamentos, enxurradas e inundações, o que representa quase 35% do total dos municípios brasileiros. O Cenário…

Continue Reading

Meio Ambiente

Parceria entre Coca-Cola e Tera Ambiental transforma resíduos industriais em fertilizantes em Jundiaí

O Dia Mundial da Reciclagem, celebrado em 17 de maio, destaca o crescente foco das empresas no desenvolvimento sustentável

Published

on

Foto: Divulgação

O Dia Mundial da Reciclagem, celebrado em 17 de maio, destaca o crescente foco das empresas na economia circular e o desenvolvimento sustentável. Uma parceria importante nesse sentido é a da Coca-Cola FEMSA Brasil e da Tera Ambiental, que convertem os resíduos gerados da produção de bebidas em fertilizantes orgânicos compostos. Esse tipo de compromisso com a sustentabilidade reflete uma…

Continue Reading

Meio Ambiente

‘Reuso da água’ é tema de seminário técnico para o setor industrial da região de Jundiaí

O objetivo do seminário técnico é apresentar soluções e tecnologias para produção de água de reuso por meio do tratamento dos efluentes. Saiba mais.

Published

on

O evento acontecerá no dia 23 de maio, às vésperas do Dia da Indústria (25) (Foto: Freepik / imagem gerada por IA)

No dia 13 de junho, o Grupo Opersan realizará o seminário técnico Conexão Opersan, voltado para o setor industrial da região de Jundiaí e Campinas. O objetivo é apresentar soluções e tecnologias para produção de água de reuso através do tratamento dos efluentes. O seminário é direcionado a profissionais e gestores das indústrias de artefatos de borracha, agroindústria, automotiva, química,…

Continue Reading

Meio Ambiente

Olhos da Serra: 2ª fase fortalece projetos e aumenta área mapeada da Serra do Japi

Published

on

Vânia Plaza Nunes, superintendente da Fundação Serra do Japi, reforça a importância do projeto (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A 2ª fase do “Olhos da Serra”, que tem como objetivo a conservação de mais de 2 mil hectares da Serra do Japi, foi concluída nesta quinta-feira (21) com projetos de educação ambiental e monitoramento fortalecidos. O trabalho é realizado com ações de mapeamento de satélite, monitoramento por câmeras e placas de sensibilização e conscientização espalhadas por pontos estratégicos da…

Continue Reading