"Pé de Árvore" busca tornar bairros mais arborizados em Jundiaí
Conecte-se conosco

Meio Ambiente

“Pé de Árvore” busca tornar bairros mais arborizados em Jundiaí

Consulta à população apontou que 87% dos moradores gostariam de ter mais árvores nas calçadas

Publicado

em

Atualizado há

Pé de Árvore Luiz Fernando Machado
Integrantes do Comitê das Crianças participam da atividade de lançamento do programa (Foto: PMJ)

O Jardim Novo Horizonte, no Vetor Oeste de Jundiaí, foi o primeiro bairro a receber o programa Pé de Árvore. Lançada pela Prefeitura neste sábado (5), quando se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, a iniciativa é fruto do pedido de arborização feito pelas famílias que ali moram.

“O programa Pé de Árvore é a primeira resposta à consulta realizada pelo Plano de Bairro. As crianças e os pais apontaram a falta de árvores e, consequentemente, de sombras. Isso torna andar a pé numa dificuldade, principalmente no trajeto para a escola. Em dezembro de 2019, o Comitê das Crianças também entregou uma carta com alguns pedidos, entre eles estava reduzir a poluição plantando mais árvores”, contou o prefeito Luiz Fernando Machado (PSDB), que participou do plantio de 124 mudas em frente à Emeb Professora Beatriz Blattner Pupo.

A ação é promovida pela Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA). O plantio de mais árvores também atende aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos pela ONU (Agenda 2030).

“Os benefícios da arborização não se restringem apenas ao plantio das árvores, mas também ao envolvimento da comunidade desde o início e, principalmente, o comprometimento das pessoas para promoverem o cuidado necessário”, afirma o gestor da unidade, Sinésio Scarabello Filho.

Luiz Fernando também esteve, simultaneamente, na atividade on-line da Fundação Serra do Japi, integrando a apresentação realizada para pesquisadores com as atividades de plantio no bairro.

Resultados

A consulta à população da Região Oeste da cidade para elaboração do Plano de Bairro apontou que 87% dos moradores gostariam de ter mais árvores plantadas nas calçadas; 72% dos moradores aceitariam que uma árvore fosse plantada em frente ou próximo à sua casa; 33% dos pais gostariam que os filhos fossem a pé para a escola, se as condições do caminho fossem melhores; 24% dos pais indicaram como dificuldades no caminho a falta de sombra; 39% das crianças pediram mais árvores.

Integrante do Comitê das Crianças, Samuel Gomes, 11 anos, estava animado com o plantio da muda de ipê que fez junto com o Prefeito e com os demais integrantes do grupo. “Mais árvores para a cidade foi um pedido que fizemos no ano passado, durante as reuniões do comitê. Agora, com o plantio, é a realização do que indicamos como necessidade”, comentou o garoto, que estuda na Escola Adventista.

Pé de Árvore

O Pé de Árvore é uma iniciativa do Departamento de Urbanismo, da UGPUMA, realizada em parceria com as Unidades de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP). O programa atende toda a cidade.

As árvores serão plantadas em frente aos imóveis dos proprietários que autorizaram e se comprometeram a fazer a manutenção necessária. Os interessados em receber árvores podem fazer a solicitação digital, no site da Prefeitura. “A preparação do local, plantio das mudas e instalação de gradil para proteção e de placa de identificação das árvores ficarão a cargo das unidades da prefeitura, o munícipe deve se comprometer a cuidar das mudas e informar sobre eventuais problemas com a árvores”, explica o gestor de Infraestrutura e Serviços Públicos, Adilson Rosa.

Ainda participaram do lançamento do programa o vice-prefeito Gustavo Martinelli, os gestores das Unidades de Gestão Governo e Finanças (UGGF), José Antonio Parimoschi, de Educação (UGE), Vastí Ferrari Marques e de Cultura (UGC) Marcelo Peroni, além do vereador Romildo Antonio.

Meio Ambiente

‘Reuso da água’ é tema de seminário técnico para o setor industrial da região de Jundiaí

O objetivo do seminário técnico é apresentar soluções e tecnologias para produção de água de reuso por meio do tratamento dos efluentes. Saiba mais.

Publicado

em

Por

O evento acontecerá no dia 23 de maio, às vésperas do Dia da Indústria (25) (Foto: Freepik / imagem gerada por IA)

No dia 23 de maio, o Grupo Opersan realizará o seminário técnico Conexão Opersan, voltado para o setor industrial da região de Jundiaí e Campinas. O objetivo é apresentar soluções e tecnologias para produção de água de reuso através do tratamento dos efluentes. O seminário é direcionado a profissionais e gestores das indústrias de artefatos de borracha, agroindústria, automotiva, química,…

Continuar lendo

Meio Ambiente

Olhos da Serra: 2ª fase fortalece projetos e aumenta área mapeada da Serra do Japi

Publicado

em

Por

Vânia Plaza Nunes, superintendente da Fundação Serra do Japi, reforça a importância do projeto (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A 2ª fase do “Olhos da Serra”, que tem como objetivo a conservação de mais de 2 mil hectares da Serra do Japi, foi concluída nesta quinta-feira (21) com projetos de educação ambiental e monitoramento fortalecidos. O trabalho é realizado com ações de mapeamento de satélite, monitoramento por câmeras e placas de sensibilização e conscientização espalhadas por pontos estratégicos da…

Continuar lendo

Meio Ambiente

Nova onda de calor deve atingir o Brasil na próxima semana, com previsão de ‘dias escaldantes’

Esta é a terceira onda de calor no país em 2024; confira qual a previsão para Jundiaí

Publicado

em

Por

Foto: Canva

Após a breve passagem de uma frente fria pelas regiões Sul e Sudeste, uma nova onda de calor deve atingir o Brasil nos próximos dias, a terceira deste ano. A perspectiva é de que as temperaturas fiquem até 5ºC acima da média em algumas regiões do país, entre os dias 11 e 15 de março. Segundo informa o Climatempo, o…

Continuar lendo

Meio Ambiente

Falta de conhecimento ou descaso? Descarte incorreto de lixo causa problemas de saneamento

Publicado

em

Por

Por: Bruna Bozano. O descarte de óleo e de resíduos de alimentos no ralo da pia da cozinha ainda é comum no Brasil, embora grande parte da população já esteja ciente de que esta não é a melhor forma de realizá-lo. Como se desfazer do óleo utilizado ainda não é tão simples e depende que alguém vá retirá-lo na casa…

Continuar lendo

Meio Ambiente

Governo de SP apresenta maior usina solar flutuante do país na represa Billings

Tecnologia contribui para desenvolvimento de matriz elétrica mais limpa e renovável; até 2025, investimento vai atingir R$ 480 milhões

Publicado

em

Por

Governo de SP apresenta maior usina solar flutuante do país na represa Billings. Foto: Governo de SP

O Governo de São Paulo avançou no setor de energia limpa e renovável com a inauguração, nesta quarta-feira (17), da primeira etapa da Usina Fotovoltaica Flutuante (UFF Araucária), localizada na represa Billings, na capital. Com 10,5 mil placas solares sobre a superfície da água e um investimento inicial de R$ 30 milhões, a usina é agora a maior do Brasil…

Continuar lendo
Publicidade