Luiz Fernando participa de plantio de mudas no Vetor Oeste
Connect with us

Meio Ambiente

Luiz Fernando participa de plantio de mudas no Vetor Oeste

Decreto prevê o plantio de 2 mil mudas de árvores na região, conforme pedido da população

Published

on

Atualizado há

Luiz Fernando
Prefeito Luiz Fernando Machado e vereador Edicarlos Vieira, durante plantio no Fazenda Grande (Foto: Divulgação)

O prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado (PSDB), esteve na manhã deste sábado (5), no bairro Fazenda Grande, Vetor Oeste da cidade, para participar do plantio de mil mudas de árvores nativas do cerrado. A iniciativa foi do Coletivo Vetor Oeste e marcou o Dia Mundial do Meio Ambiente – comemorado nesta data.

Na ocasião, o prefeito também assinou um decreto que prevê o plantio de 2 mil mudas de árvores na região, conforme pedido da população durante a elaboração do Plano de Bairro do Jardim Novo Horizonte.

As mudas fazem parte, agora, de uma área de 4 mil m² da avenida Odila Chaves Rodrigues, no Fazenda Grande – atrás da Emeb Ivo de Bona e próximo ao Thera Park. O local é utilizado por moradores para prática de atividades físicas.

Escoteiros fizeram parte da ação do Coletivo Vetor Oeste (Foto: Divulgação)

Segundo os organizadores do Coletivo, o objetivo da força-tarefa vai muito além de plantar as mil mudas: o intuito é mobilizar a região sobre a importância da preservação e dos cuidados com o meio ambiente, por meio de atividade socioeducativa.

Ainda segundo os membros do grupo, a área poderá servir futuramente como um espaço de estudo extraclasse para os alunos de escolas próximas.

O “laboratório verde” vai ao encontro do programa de desemparedamento da Unidade de Gestão da Educação, da Prefeitura de Jundiaí, que leva crianças para vivências fora dos muros da escola.

As mil mudas foram plantadas na manhã deste sábado (5), Dia Mundial do Meio Ambiente (Foto: Divulgação)

Lago

Além do plantio, a estratégia se estende para área verde próxima, ao lado da Pochet do Brasil, com intuito de limpeza, preservação e alerta sobre a profundidade de um lago – velho conhecido dos moradores do entorno.

Há décadas no local, o lago é resultado da ação do homem, em atividade de extração de terra ocorrida há décadas. Com isso, atinge aproximadamente 40 metros de profundidade, se tornando perigoso para quem arrisca um mergulho. O espaço não conta com placas de alerta.

Também estão previstas para essa área a limpeza de lixo, a colocação de lixeiras e a instalação de placas educativas. Além do prefeito, participaram da atividade o vereador Edicarlos Vieira (PP), os gestores José Antonio Parimoschi (Governo e Finanças), Tiago Texera (Saúde), Vastí Ferrari Marques (Educação) e Sinésio Scarabello Filho (Planejamento Urbano e Meio Ambiente), o diretor presidente da DAE Jundiaí, Walter da Costa e Silva Filho, e a diretora do Fundo Social de Solidariedade, Francine Picardi.

Meio Ambiente

A magia da Florada dos Ipês começa em breve; saiba mais

A florada dos ipês é um fenômeno que acontece durante o inverno e início da primavera, e já começou a aparecer em Jundiaí.

Published

on

Árvore durante Florada dos Ipês
Foto: Patricia Silva

O Brasil é um país conhecido por sua vasta biodiversidade e belezas naturais e entre os muitos espetáculos que a natureza nos oferece, a florada dos ipês é, sem dúvida, um dos mais deslumbrantes. Com suas cores vibrantes e exuberantes, os ipês transformam a paisagem urbana e rural. Mas o que está por trás dessa explosão de cores? Foto: Rossana…

Continue Reading

Meio Ambiente

Semana do Meio Ambiente 2024 em Jundiaí: confira a programação completa

Participe de discussões sobre mudanças climáticas, arborização urbana e bem-estar animal na Semana do Meio Ambiente 2024 em Jundiaí.

Published

on

A Serra do Japi, localizada em Jundiaí - SP, exibe colinas verdes exuberantes sob um céu azul com nuvens brancas.
Semana do Meio Ambiente 2024: Junho terá diversas ações programadas em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA) e da Fundação Serra do Japi, convida você para a Semana do Meio Ambiente 2024. Com uma programação diversificada e gratuita, o evento celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, e oferece oportunidades para aprender e discutir sobre…

Continue Reading

Meio Ambiente

Mudanças climáticas elevam risco de desastres em 1.942 cidade brasileiras

Estudo revela áreas de risco, histórico de tragédias e ações do governo para mitigar impactos.

Published

on

Moradores de áreas de risco enfrentam a vulnerabilidade diante de desastres ambientais cada vez mais frequentes. (Foto: Gustavo Mansur/Palácio Palatini)

Aumento dos desastres ambientais Com a intensificação das mudanças climáticas provocadas pela ação humana no meio ambiente, os desastres ambientais e climáticos têm aumentado em todo o mundo. No Brasil, o governo federal identificou 1.942 municípios suscetíveis a desastres associados a deslizamentos de terras, alagamentos, enxurradas e inundações, o que representa quase 35% do total dos municípios brasileiros. O Cenário…

Continue Reading

Meio Ambiente

Parceria entre Coca-Cola e Tera Ambiental transforma resíduos industriais em fertilizantes em Jundiaí

O Dia Mundial da Reciclagem, celebrado em 17 de maio, destaca o crescente foco das empresas no desenvolvimento sustentável

Published

on

Foto: Divulgação

O Dia Mundial da Reciclagem, celebrado em 17 de maio, destaca o crescente foco das empresas na economia circular e o desenvolvimento sustentável. Uma parceria importante nesse sentido é a da Coca-Cola FEMSA Brasil e da Tera Ambiental, que convertem os resíduos gerados da produção de bebidas em fertilizantes orgânicos compostos. Esse tipo de compromisso com a sustentabilidade reflete uma…

Continue Reading

Meio Ambiente

‘Reuso da água’ é tema de seminário técnico para o setor industrial da região de Jundiaí

O objetivo do seminário técnico é apresentar soluções e tecnologias para produção de água de reuso por meio do tratamento dos efluentes. Saiba mais.

Published

on

O evento acontecerá no dia 23 de maio, às vésperas do Dia da Indústria (25) (Foto: Freepik / imagem gerada por IA)

No dia 13 de junho, o Grupo Opersan realizará o seminário técnico Conexão Opersan, voltado para o setor industrial da região de Jundiaí e Campinas. O objetivo é apresentar soluções e tecnologias para produção de água de reuso através do tratamento dos efluentes. O seminário é direcionado a profissionais e gestores das indústrias de artefatos de borracha, agroindústria, automotiva, química,…

Continue Reading