Prefeitura de Jundiaí abre vagas para Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural
Connect with us

Meio Ambiente

Prefeitura de Jundiaí abre vagas para Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural

O Conselho abriu cinco vagas, sendo três para conselheiros titulares e dois suplentes.

Published

on

Atualizado há

Produção rural em Jundiaí
Confira os documentos necessários para a inscrição no Conselho (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Jundiaí (CMDR) abriu novas vagas para inscrição de de produtores rurais no Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural. A participação, que será vigente no biênio 2021-2023, participará das questões relativas aos temas do Agronegócio em Jundiaí. 

“O CMDR é deliberativo e a participação dos agricultores é importante. Convidamos a todos os produtores rurais de Jundiaí para que façam sua inscrição”, comenta o gestor da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), Eduardo Alvarez. 

No total, são cinco vagas abertas – três para conselheiros titulares e dois suplentes. Para se inscrever, o produtor deverá apresentar os documentos abaixo:

  • INCRA, CNPJ Rural ou outro documento que comprove a atividade agrícola em Jundiaí;
  • Comprovante de residência;
  • Documentos pessoais;
  • Formulário de inscrição (disponível neste link).

A documentação e preenchimento do formulário devem ser entregues para o e-mail [email protected], até o dia 30 de junho. “Após as inscrições, será realizado um processo de eleição, que será virtual, no dia 2 de julho, às 19 horas”, explica a diretora do Departamento de Agronegócio, Isabel Harder. 

Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural

Dentre as responsabilidades da CMDR estão o estabelecimento das diretrizes para a política agrícola municipal; deliberação de ações e projetos na área do agronegócio e da recuperação e proteção ambiental em áreas rurais e produtivas; promoção de integração dos segmentos do setor agrícola; assessoria, avaliação a aprovação do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural; elaboração, acompanhamento e avaliação da execução do plano de ação do CMDR; mantém o intercâmbio com os conselhos similares, visando o encaminhamento das reivindicações de interesse comum e assessora o Poder Executivo Municipal em matérias relacionadas à agropecuária e o abastecimento alimentar. 

Meio Ambiente

Semana do Meio Ambiente 2024 em Jundiaí: confira a programação completa

Participe de discussões sobre mudanças climáticas, arborização urbana e bem-estar animal na Semana do Meio Ambiente 2024 em Jundiaí.

Published

on

A Serra do Japi, localizada em Jundiaí - SP, exibe colinas verdes exuberantes sob um céu azul com nuvens brancas.
Semana do Meio Ambiente 2024: Junho terá diversas ações programadas em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA) e da Fundação Serra do Japi, convida você para a Semana do Meio Ambiente 2024. Com uma programação diversificada e gratuita, o evento celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, e oferece oportunidades para aprender e discutir sobre…

Continue Reading

Meio Ambiente

Mudanças climáticas elevam risco de desastres em 1.942 cidade brasileiras

Estudo revela áreas de risco, histórico de tragédias e ações do governo para mitigar impactos.

Published

on

Moradores de áreas de risco enfrentam a vulnerabilidade diante de desastres ambientais cada vez mais frequentes. (Foto: Gustavo Mansur/Palácio Palatini)

Aumento dos desastres ambientais Com a intensificação das mudanças climáticas provocadas pela ação humana no meio ambiente, os desastres ambientais e climáticos têm aumentado em todo o mundo. No Brasil, o governo federal identificou 1.942 municípios suscetíveis a desastres associados a deslizamentos de terras, alagamentos, enxurradas e inundações, o que representa quase 35% do total dos municípios brasileiros. O Cenário…

Continue Reading

Meio Ambiente

Parceria entre Coca-Cola e Tera Ambiental transforma resíduos industriais em fertilizantes em Jundiaí

O Dia Mundial da Reciclagem, celebrado em 17 de maio, destaca o crescente foco das empresas no desenvolvimento sustentável

Published

on

Foto: Divulgação

O Dia Mundial da Reciclagem, celebrado em 17 de maio, destaca o crescente foco das empresas na economia circular e o desenvolvimento sustentável. Uma parceria importante nesse sentido é a da Coca-Cola FEMSA Brasil e da Tera Ambiental, que convertem os resíduos gerados da produção de bebidas em fertilizantes orgânicos compostos. Esse tipo de compromisso com a sustentabilidade reflete uma…

Continue Reading

Meio Ambiente

‘Reuso da água’ é tema de seminário técnico para o setor industrial da região de Jundiaí

O objetivo do seminário técnico é apresentar soluções e tecnologias para produção de água de reuso por meio do tratamento dos efluentes. Saiba mais.

Published

on

O evento acontecerá no dia 23 de maio, às vésperas do Dia da Indústria (25) (Foto: Freepik / imagem gerada por IA)

No dia 13 de junho, o Grupo Opersan realizará o seminário técnico Conexão Opersan, voltado para o setor industrial da região de Jundiaí e Campinas. O objetivo é apresentar soluções e tecnologias para produção de água de reuso através do tratamento dos efluentes. O seminário é direcionado a profissionais e gestores das indústrias de artefatos de borracha, agroindústria, automotiva, química,…

Continue Reading

Meio Ambiente

Olhos da Serra: 2ª fase fortalece projetos e aumenta área mapeada da Serra do Japi

Published

on

Vânia Plaza Nunes, superintendente da Fundação Serra do Japi, reforça a importância do projeto (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A 2ª fase do “Olhos da Serra”, que tem como objetivo a conservação de mais de 2 mil hectares da Serra do Japi, foi concluída nesta quinta-feira (21) com projetos de educação ambiental e monitoramento fortalecidos. O trabalho é realizado com ações de mapeamento de satélite, monitoramento por câmeras e placas de sensibilização e conscientização espalhadas por pontos estratégicos da…

Continue Reading