Meteorologia informa que mês de agosto deve ser o mais frio do inverno deste ano
Connect with us

Meio Ambiente

Meteorologia informa que mês de agosto deve ser o mais frio do inverno deste ano

A atmosfera está ficando cada vez mais seca e as condições para chuva diminuem

Published

on

Atualizado há

Inverno terá poucos dias de frio intenso, com mais cara de outono
(Foto: divulgação)

O inverno teve seu início marcado oficialmente nesta segunda-feira (21), a partir da 00h32, com seu término apenas para o dia 22 de setembro, às 16h21min. Com isso, a atmosfera vai ficando cada vez mais seca e as condições para chuva diminuem significativamente, em especial nas regiões mais interioranas de São Paulo.

Em julho, apenas uma frente fria de forte intensidade vai conseguir chegar ao estado, provocando bastante chuva e deixando o tempo frio por alguns dias. O restante do mês será com muitos dias de sol e céu claro, com temperaturas altas para a época do ano, com a umidade do ar abaixo dos níveis recomendados entre a capital, principalmente no interior do estado.

A partir de agosto, as frentes frias e as massas de ar frio devem conseguir chegar com maior intensidade ao estado, deixando o céu nublado e as temperaturas baixas, inferiores aos níveis médios. São esperados alguns eventos de chuva forte entre a Grande São Paulo e o Vale do Paraíba neste período.

No final do inverno, em setembro, o sol volta brilhar forte no estado e a atmosfera ainda vai estar seca. Essa combinação favorece a ocorrência de ondas de calor, por isso a previsão é que o mês fique com temperaturas altas para a época do ano. Não tão altas quanto em 2020, quanto tivemos recorde de temperatura em diversas regiões, mas ainda assim deve ser um final de estação bem quente.

Meio Ambiente

A magia da Florada dos Ipês começa em breve; saiba mais

A florada dos ipês é um fenômeno que acontece durante o inverno e início da primavera, e já começou a aparecer em Jundiaí.

Published

on

Árvore durante Florada dos Ipês
Foto: Patricia Silva

O Brasil é um país conhecido por sua vasta biodiversidade e belezas naturais e entre os muitos espetáculos que a natureza nos oferece, a florada dos ipês é, sem dúvida, um dos mais deslumbrantes. Com suas cores vibrantes e exuberantes, os ipês transformam a paisagem urbana e rural. Mas o que está por trás dessa explosão de cores? Foto: Rossana…

Continue Reading

Meio Ambiente

Semana do Meio Ambiente 2024 em Jundiaí: confira a programação completa

Participe de discussões sobre mudanças climáticas, arborização urbana e bem-estar animal na Semana do Meio Ambiente 2024 em Jundiaí.

Published

on

A Serra do Japi, localizada em Jundiaí - SP, exibe colinas verdes exuberantes sob um céu azul com nuvens brancas.
Semana do Meio Ambiente 2024: Junho terá diversas ações programadas em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA) e da Fundação Serra do Japi, convida você para a Semana do Meio Ambiente 2024. Com uma programação diversificada e gratuita, o evento celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, e oferece oportunidades para aprender e discutir sobre…

Continue Reading

Meio Ambiente

Mudanças climáticas elevam risco de desastres em 1.942 cidade brasileiras

Estudo revela áreas de risco, histórico de tragédias e ações do governo para mitigar impactos.

Published

on

Moradores de áreas de risco enfrentam a vulnerabilidade diante de desastres ambientais cada vez mais frequentes. (Foto: Gustavo Mansur/Palácio Palatini)

Aumento dos desastres ambientais Com a intensificação das mudanças climáticas provocadas pela ação humana no meio ambiente, os desastres ambientais e climáticos têm aumentado em todo o mundo. No Brasil, o governo federal identificou 1.942 municípios suscetíveis a desastres associados a deslizamentos de terras, alagamentos, enxurradas e inundações, o que representa quase 35% do total dos municípios brasileiros. O Cenário…

Continue Reading

Meio Ambiente

Parceria entre Coca-Cola e Tera Ambiental transforma resíduos industriais em fertilizantes em Jundiaí

O Dia Mundial da Reciclagem, celebrado em 17 de maio, destaca o crescente foco das empresas no desenvolvimento sustentável

Published

on

Foto: Divulgação

O Dia Mundial da Reciclagem, celebrado em 17 de maio, destaca o crescente foco das empresas na economia circular e o desenvolvimento sustentável. Uma parceria importante nesse sentido é a da Coca-Cola FEMSA Brasil e da Tera Ambiental, que convertem os resíduos gerados da produção de bebidas em fertilizantes orgânicos compostos. Esse tipo de compromisso com a sustentabilidade reflete uma…

Continue Reading

Meio Ambiente

‘Reuso da água’ é tema de seminário técnico para o setor industrial da região de Jundiaí

O objetivo do seminário técnico é apresentar soluções e tecnologias para produção de água de reuso por meio do tratamento dos efluentes. Saiba mais.

Published

on

O evento acontecerá no dia 23 de maio, às vésperas do Dia da Indústria (25) (Foto: Freepik / imagem gerada por IA)

No dia 13 de junho, o Grupo Opersan realizará o seminário técnico Conexão Opersan, voltado para o setor industrial da região de Jundiaí e Campinas. O objetivo é apresentar soluções e tecnologias para produção de água de reuso através do tratamento dos efluentes. O seminário é direcionado a profissionais e gestores das indústrias de artefatos de borracha, agroindústria, automotiva, química,…

Continue Reading