Grandes nomes: confira as mortes mais marcantes de 2022
Conecte-se conosco

Minuto de Silêncio

Grandes nomes: confira as mortes mais marcantes de 2022

Esse ano, o Brasil e o mundo perderam grandes nomes da arte, esporte, política e mais. Confira.

Publicado

em

Atualizado há

Artistas que morreram em 2022

O ano de 2022 não foi fácil, além do peso das eleições presidenciais e da esperança do Hexa na Copa do Mundo, o Brasil e o mundo perderam grandes pessoas que nos deixaram. Hoje, o Tribuna de Jundiaí trouxe uma retrospectiva com as mortes mais marcantes de 2022. Confira:

Janeiro

9/1 – A primeira grande morte do ano foi do ator Bob Saget, protagonista da série norte-americana de sucesso dos anos 2000, “Três é demais”. De acordo com a polícia do condado de Orange, o ator foi encontrado em um quarto de um hotel em Orlando, no estado da Flórida. Saget morreu aos 65 anos.

10/1 – O ator e humorista Ivanildo Gomes Nogueira, o Batoré, morreu no dia 10 de janeiro, aos 61 anos, em São Paulo. Ele estava com câncer. O ator era conhecido por interpretar o delegado Queiroz na novela ‘Velho Chico’, da Rede Globo.

16/1 – Atriz Françoise Forton morre, no Rio de Janeiro, aos 64 anos, no dia 16 de janeiro. A artista carioca estava internada há quatro meses e tratava um câncer. Françoise participou da novela “A última valsa”, da Rede Globo, e ao decorrer de sua carreira, integrou o elenco de mais de 40 novelas.

20/1 – No dia 20 de janeiro de 2022, o Brasil parou ao saber da morte de Elza Soares, aos 91 anos. De acordo com informações divulgadas, a cantora e compositora morreu por causas naturais, em sua casa, no Rio de Janeiro.

21/1 – Morre, no dia 21 de janeiro, dona Olinda, mãe do Presidente Jair Bolsonaro, aos 94 anos. Bolsonaro confirmou a informação através de seu Twitter, mas não divulgou a causa da morte. Olinda estava internada há cerca de 4 dias antes de falecer.

24/1 – Atriz Theresa Amayo morre aos 88 anos no Rio de Janeiro. Theresa lutava contra um câncer e faleceu em sua casa, na Zona Sul do Rio de Janeiro. A atriz foi uma das primeiras atrizes da TV Globo, estrelando em “O Rei dos Ciganos” (1966), “A Rainha Louca” (1967), “Sangue e Areia” (1968) e “Pecado Capital” (1975).

25/1 – Escritor Olavo de Carvalho morre aos 74 anos, nos Estados Unidos. Olavo de Carvalho recebeu diagnóstico de Covid, 8 dias antes de sua morte, e estava em um hospital da Virgínia, no país norte-americano.

27/1 – Pastora e cantora gospel Ludmila Ferber morre aos 56 anos. No início de 2018, a cantora anunciou que havia sido diagnosticada com câncer de pulmão.

Fevereiro

10/2 – A cantora norte-americana, Betty Davis, morreu aos 77 anos. Considerada pioneira do funk e da soul music, Davis faleceu, por causas naturais, de acordo com informações de amigos e familiares.

15/2 – Jornalista, cronista e cineasta, Arnaldo Jabor morre aos 81 anos. Jabor estava internado em SP desde dezembro, após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC).

23/2Paulinha Abelha, do Calcinha Preta, faleceu aos 43 anos, após mais de dez dias internada com problemas renais. De acordo com a assessoria do hospital, a artista faleceu em decorrência de um quadro de comprometimento multissistêmico.

26/2 – Jundiaí perde Fernandinha, após luta incessante contra o câncer. A jundiaiense de 13 anos lutava contra Leucemia Linfóide Aguda e chegou a ir para Barcelona para tratamento e recebeu transplante de medula, mas não suportou.

26/2 – Ator José Carlos Sanches é encontrado morto em seu apartamento. A polícia foi chamada por vizinhos por volta das 16h30, que sentiram um forte cheiro no andar onde o ator, de 67 anos, morava.

Março

13/3 William Hurt, ator de ‘O Beijo da Mulher Aranha’, morre aos 72 anos. “Ele morreu pacificamente, entre seus familiares, de causas naturais. A família pede privacidade”, diz comunicado enviado pelo filho, Will.

15/3 – Morre o jornalista Lúcio Tabarelli, aos 62 anos. Lúcio era o repórter policial mais antigo do Brasil Urgente, da Band. O jornalista estava internado na UTI do Hospital Municipal de Taubaté há cerca de uma semana, após sofrer uma queda de laje.

26/3Taylor Hawkins, baterista do Foo Fighters, morre aos 50 anos. “A família Foo Fighters está devastada pela trágica e prematura perda de nosso amado Taylor Hawkins”, escreveu o grupo no Twitter. A causa da morte não foi divulgada.

29/3 – Morre a atriz Djenane Machado, aos 70 anos. Djenane deu a vida à primeira Bebel de ‘A Grande Família’, exibida entre 1972 e 1975. A família não divulgou a causa da morte.

30/3Tom Parker, vocalista do grupo The Wanted, morre aos 33 anos após lutar contra um câncer inoperável no cérebro. Ele deixou sua esposa, Kelsey Parker, e dois filhos pequenos.

Abril

03/4 – Morre, aos 98 anos, escritora Lygia Fagundes Telles, acadêmica da Academia Brasileira de Letras. De acordo com Juarez Neto, da ABL, Lygia faleceu em casa, de causas naturais.

25/4 – Pessoa mais velha do mundo, a japonesa Kane Tanaka, faleceu aos 119 anos. Segundo a família, ela estava “muito doente recentemente” e tinha dado entrada no hospital “diversas vezes”.

25/4 – A atriz Suzana Faini, morreu no Rio de Janeiro, aos 89, vítima de complicações da doença de Parkinson. Suzana ficou conhecida por estrelar nas novelas e séries “Rosa Rebelde”, “Irmãos Coragem”, “Dancing Days”, “Pai Herói”, e mais.

Maio

14/5 – Morre o cineasta Breno Silveira aos 58 anos. Breno estava em Pernambuco para as gravações do filme “Dona Vitória”, com Fernanda Montenegro, quando teve um mal súbito.

26/5Ray Liotta, astro de ‘Os Bons Companheiros’, morre aos 67 anos. De acordo com o Deadline, o ator morreu enquanto dormia, na República Dominicana, onde estava gravando seu próximo filme.

30/5 – Morre Péricles Barranqueiros, em Jundiaí. O presidente do grupo Rádio Cidade Jundiaí faleceu aos 79 anos. A causa da morte não foi divulgada.

30/5 – Ator Milton Gonçalves (88) morre no Rio. Segundo a família, ele morreu em casa, por consequências de problemas de saúde que vinha enfrentando desde que teve um AVC.

Junho

4/6 – Morre a atriz Neila Tavares, aos 73 anos, no RJ. Diagnosticada com enfisema pulmonar, ela morreu na madrugada do dia 4 de junho, em Rio das Ostras, Região dos Lagos. Neila atuou em pelo menos 20 filmes e 10 novelas, como “Gabriela” e “Anjo Mau”.

16/6 – Atriz Maria Lúcia Dahl morre aos 80 anos. Maria Lúcia sofria de Alzheimer e estava internada havia uma semana. Atriz fez parte do elenco de novelas como ‘Salsa e Merengue’, ‘Torre de Babel’, ‘Anos Dourados’.

18/6 – Atriz Ilka Soares, de ‘O Cafona’ e ‘Anjo Mau’, morre aos 89 anos. A atriz passava por um tratamento contra um câncer de pulmão e estava internada há 10 dias no Rio de Janeiro.

Julho

3/7 – Diplomata Sérgio Paulo Rouanet, que deu nome à lei, morre aos 88 anos. Ele foi secretário de Cultura durante o governo Collor e o responsável pela criação da legislação de incentivos fiscais ao setor cultural, em 1991. De acordo com o Instituto Rouanet, ele foi vítima do avanço da síndrome de Parkinson.

7/7 – Morre aos 82 anos, James Caan, ator de ‘O poderoso chefão’. Ele foi indicado ao Oscar em 1973. A causa da morte não foi confirmada.

13/7 – Atleta de natação de Jundiaí, Elza Mazzei morre em acidente de carro. Elza, de 75 anos, estava em um taxi que capotou em Bonito, no Mato Grosso do Sul. Além dela, sua amiga Elvira Rita Valente também faleceu.

18/7 – Jundiaí perde Pedro Rosário. Conhecido como Pedro do Bidu Lanches, aos 81 anos ele lutava contra um câncer.

30/7 – Morre a moradora mais velha de Várzea Paulista. Dona Ermínia tinha acabado de completar 115 anos, e morava no Jardim Promeca. De acordo com informações, Dindinha vivia com sua filha de 78 anos, e nos meses que antecederam sua morte, esteve acamada, e precisando de cuidados especiais.

Agosto

5/8 – O Brasil perde Jô Soares, aos 84 anos. Um dos maiores apresentadores do Brasil, Jô estava internado desde o dia 28 de julho. Ele teria dado entrada na unidade médica para tratar uma pneumonia, mas a causa da morte não foi divulgada.

8/8Olivia Newton-John, atriz de ‘Grease’, morre aos 73 anos. Ela foi diagnosticada com um câncer de mama em 2018 e enfrentou outros dois tumores.

20/8Atriz e humorista Claudia Jimenez morre aos 63 anos. Humorista passou por pelo menos três cirurgias no coração, enfraquecido por causa da radioterapia para tratar um câncer no tórax.

29/8 – Morre Robert LuPone, ator de ‘Família Soprano’, aos 76 anos. O artista enfrentava um câncer no pâncreas há 3 anos.

Setembro

8/9 – Rainha Elizabeth II morre aos 96 anos. Desde outubro do ano passado a saúde da monarca era motivo de preocupação. Ela teve o reinado mais longo da história do Reino Unido.

13/9Silvio Lancellotti, jornalista esportivo, morre em SP aos 78 anos. Arquiteto de formação, adotou o jornalismo como profissão e tinha mais de 50 anos de trabalho na área. Em nota divulgada, o hospital informou que Lancellotti “estava internado na UTI geral desde o último dia 6 de setembro com grave quadro cardíaco”.

Outubro

14/10 – Robbie Coltrane, o Hagrid de ‘Harry Potter’, morre aos 72 anos. Coltrane morreu em um hospital, próximo de sua casa, na Escócia. De acordo com o empresário, o ator estava com um problema de saúde há cerca de dois anos.

23/10 – O músico e poeta Luiz Galvão, fundador do grupo Novos Baianos, morreu aos 87 anos. A esposa do artista confirmou a morte, mas não divulgou a causa.

26/10 – Jornalista Susana Naspolini morre após longa batalha contra o câncer. Uma das jornalistas mais queridas do Rio de Janeiro, Susana, aos 49 anos, lutava contra seu quinto diagnóstico.

Novembro

7/11 – Guilherme de Pádua, assassino de Daniella Perez, morre aos 53 anos. Guilherme, que após cumprir pena pela morte da atriz, se tornou pastor, morreu após sofrer um infarto em Belo Horizonte.

9/11 – Cantora e compositora Gal Costa morre aos 77 anos. Gal havia dado uma pausa em shows, após passar por uma cirurgia para retirar um nódulo na fossa nasal direita.

9/11 – Morre aos 86 anos o ator, cantor, compositor e apresentador Rolando Boldrin. Aos 86 anos, Rolando estava internado há dois meses na instituição e acabou indo a óbito por insuficiência respiratória e insuficiência renal.

10/11 – Ator Roberto Guilherme, o Sargento Pincel, morre no Rio aos 84 anos. O ator lutava contra um câncer havia alguns anos.

16/11 – Ex-jogadora e ícone do vôlei brasileiro, Isabel Salgado morre aos 62 anos. Isabel faleceu por Síndrome da Angústia Respiratória Aguda (SARA), provocada por uma infecção bacteriana nos pulmões.

22/11Erasmo Carlos morre aos 81 anos no Rio de Janeiro. No dia 2, o artista comemorou sua alta depois de duas semanas de internação para tratar uma síndrome edemigênica. Mas Erasmo voltou a ser hospitalizado e intubado no dia 21 de novembro.

29/11 – Jundiaí se despede de ‘Magu‘, ritmista da Escola de Samba União da Vila Rio Branco. Evandro Luís de Araújo começou na União da Vila em 1991.

Dezembro

5/12 – Atriz Márcia Manfredini, de ‘A Grande Família’, morre em SP. A filha, Luiza Manfredini, disse que a artista morreu em casa no Tatuapé, Zona Leste da cidade. A causa da morte não foi divulgada.

21/12 – Morre ator Pedro Paulo Rangel, aos 74 anos. O ator estava internado no CTI na Zona Sul do Rio de Janeiro, para tratar uma descompensação do quadro de enfisema pulmonar. Entre os trabalhos mais marcantes de Pedro Paulo estão as novelas “Gabriela” (1975), “Saramandaia” (1976), “Vale Tudo” (1988), e o humorístico “TV Pirata” (1988).

29/12Pelé, o Rei do Futebol, morre aos 82 anos. O ex-jogador, tricampeão mundial com a seleção brasileira, estava internado havia um mês para tratamento de um câncer no cólon.

31/12 – Após piora repentina de saúde nos últimos dias, o Papa Emérito Bento XVI faleceu no último dia do ano (31), aos 95 anos. Na sexta-feira (30,) em um comunicado do Vaticano, foi informado que o estado de Joseph Ratzinger era grave, porém estável, com atenção médica constante.

Minuto de Silêncio

Morre ator Paulo César Pereio, aos 83 anos

O ator e diretor tratava uma doença hepática em estágio avançado.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Instagram

Morreu neste domingo (12) o ator Paulo César Pereio, aos 83 anos. Um dos nomes históricos do cinema brasileiro, Pereio foi levado a um hospital do Rio de Janeiro nesta madrugada, em estado grave. O ator e diretor tratava uma doença hepática em estágio avançado. A informação da morte foi confirmada pelo também ator Stepan Nercessian, que administra o Retiro…

Continuar lendo

Minuto de Silêncio

Jundiaí se despede do Papai Noel “Landão”

Publicado

em

Por

Papai Noel Landão
Foto: Divulgação/ACE Jundiaí

A cidade de Jundiaí está em luto pela perda de Rolando Carlos Caron, o Papai Noel "Landão", como era carinhosamente conhecido. Landão faleceu neste sábado (04) aos 71 anos, deixando um legado de alegria e encantamento para milhares de crianças e adultos. Por muitos anos, Landão foi a figura icônica do Papai Noel na Associação Comercial e Empresarial (ACE), recebendo…

Continuar lendo

Minuto de Silêncio

Anderson Leonardo, cantor do Molejo, morre de câncer aos 51 anos

O músico anunciou que estava curado de um câncer inguinal, mas em maio de 2023, recebeu o diagnóstico da doença, desta vez, nos testículos.

Publicado

em

Por

A informação foi confirmada através do Instagram da banda (Foto: Reprodução/Instagram)

Na tarde desta sexta-feira (26), a banda Molejo confirmou a morte de Anderson Leonardo, vocalista do grupo. Anderson tinha 51 anos e lutava contra o câncer. Em outubro de 2022, o músico havia descoberto um câncer inguinal, e após três meses anunciou que estava curado. Mas, em maio de 2023, Anderson recebeu o diagnóstico da doença, desta vez, nos testículos.…

Continuar lendo

Minuto de Silêncio

Rei, Renanzito, sonhador, do bem: amigos contam ‘quem foi Renan Miossi’

O Tribuna de Jundiaí reuniu amigos próximos de Renan para uma homenagem à sua vida!

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Facebook

Nesta semana, a região de Jundiaí se comoveu com o caso da trágica morte de Renan Sposito Miossi. Mas, em meio a dezenas de matérias e publicações falando sobre a morte de Renan, o Tribuna de Jundiaí decidiu homenageá-lo, falando sobre sua vida! Renan era um homem de enorme coração e muitos amigos. Por isso, pedimos para que eles, seus…

Continuar lendo

Minuto de Silêncio

Morre Ziraldo, criador de ‘O Menino Maluquinho’, aos 91 anos

Segundo informações da família, o desenhista morreu dormindo, em casa.

Publicado

em

Por

Foto: Divulgacao/Instagram/MundoZira

Morreu aos 91 anos o desenhista e escritor Ziraldo, criador de personagens como os de “O Menino Maluquinho” e “Turma do Pererê”. A família do desenhista confirmou a informação na tarde deste sábado (6). De acordo com os familiares, Ziraldo morreu dormindo, em casa, um apartamento no bairro da Lagoa, na Zona Sul do Rio, por volta das 15h. Além…

Continuar lendo
Publicidade