Meu animal de estimação pode comer chocolate?
Conecte-se conosco

Mundo Pet

Meu animal de estimação pode comer chocolate?

Especialistas explicam por quê não se deve compartilhar os doces com os nossos pets. Confira.

Publicado

em

Atualizado há

Cachorro e gato
Principalmente na Páscoa, veterinários destacam que cachorros não podem comer chocolate (Foto: wirestock/Freepik)

A Páscoa está chegando, e podemos dizer que é a época do ano em que mais consumimos chocolate. O doce com certeza é uma paixão nacional. Mas, será que eu posso dividir essa delícia com meu animal de estimação? Não, a resposta é não!

Nesta época do ano, os veterinários reforçam que os cães e gatos não podem comer chocolate. E não vale “só um pedacinho”, ou “só uma vez”, o chocolate não é um dos alimentos que possamos compartilhar com nossos pets.

“O ponto principal é chamado teobromina, um componente presente na composição do cacau e da família da cafeína. O nosso organismo e os organismos dos animais de estimação são bem diferentes. Portanto, os animais não conseguem absolver, ou “quebrar” a teobromina, que acaba se acumulando no corpinho dos pets. Além disso, a teobromina pode ainda circular no sangue do bichinho por até 6 dias”, explicou o Dr. Matheus, da Clínica Dr. PetZoo, de Jundiaí.

Como consequência, grandes quantidades desse componente pode causar problemas neurológicos e cardíacos, como taquicardia, convulsões, crises alérgicas, tremores, vômitos e acabar levando o animalzinho a óbito.

Fique de olho

Pronto, agora que você já sabe que não pode dar chocolate para seu animal de estimação, vale uma dica: não perca seu pet de vista. Eles podem ser bem ligeiros em subir nas mesas, armários, e acabar roubando alguns pedacinhos de chocolate.

Por isso, guarde seus doces em lugares onde eles não alcancem ou não tenham acesso, como dentro da geladeira, por exemplo.

Além disso, fique atento à saúde de seu pet. Caso presencie qualquer um dos sintomas mencionados acima, procure o veterinário imediatamente. O atendimento rápido pode reverter casos de intoxicação e salvar a vida de seu amado bichinho.

Para aproveitar a Páscoa com seu melhor amigo, existem opções de chocolates próprios para consumo animal.

Mundo Pet

Gato que ‘brotou’ de bueiro conhece o bom da vida graças a socorristas

Quando Wally era apenas um filhote, ele se viu assustado e sozinho, preso dentro de um bueiro.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Jenifer Lepow/The Dodo

Conheça Wally, um gato felpudo marrom e branco, cuja história começou em circunstâncias chocantes. Quando Wally era apenas um filhote, ele se viu assustado e sozinho, preso dentro de um bueiro nos arredores do Vale do Silício, na Califórnia. Quando um policial notou o gato encolhido dentro do ralo, o defensor dos animais, preocupado, rapidamente entrou em contato com a…

Continuar lendo

Mundo Pet

Furacão Reginald: como um gato adotado trouxe alegria e caos à vida de sua tutora

“Ter o Reg tornou tudo 50% mais caótico e 100% mais divertido”, disse a tutora do gatinho bagunceiro.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/X

Quando a Dra. Fiona Bowler decidiu adotar um segundo gato, ela estava animada para ter outro companheiro como o seu primeiro felino, Smudge. Ela esperava que seu novo gato adotivo, Reginald, se adaptasse bem e aproveitasse a tranquilidade aconchegante de seu lar. Mas Reginald tinha outros planos. Quase imediatamente depois que o gato frajolinha entrou na casa, ele começou a…

Continuar lendo

Mundo Pet

Mata Ciliar de Jundiaí recebe ‘gaviãozinho’, a menor espécie de rapinante do Brasil

O animal foi entregue à associação jundiaiense pela Prefeitura de Paulínia, após ser encontrado caído em via pública.

Publicado

em

Por

Foto: Mata Ciliar

Na quinta-feira (2), um gaviãozinho foi encontrado caído em via pública em Paulínia e entregue ao Cras da Mata Ciliar de Jundiaí.  O "gaviãozinho", a menor espécie de gavião do Brasil, desempenha um papel crucial no equilíbrio ecológico de diversos habitats. Infelizmente, a devastação ambiental coloca em risco a sobrevivência dessa ave. Após passar por exames clínicos, o gaviãozinho está…

Continuar lendo

Mundo Pet

‘Trilheiros’ encontram sete filhotes de cachorro deixados para morrer em trilha na montanha

Essa história reforça a importância de lares temporários para animais resgatados.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Facebook/Lake Lowell Animal Rescue

Em uma recente caminhada pelas Montanhas Owyhee, em Idaho, duas pessoas notaram uma grande sacola de plástico perto da trilha à frente. Confusos, se aproximaram da caixa e perceberam que ela estava cheia de sete filhotes de cachorro magros, deixados sozinhos na floresta. "Eles ficaram horrorizados ao encontrá-los abandonados lá fora", disse Melissa Blackmer, diretora da ONG de resgate Lake…

Continuar lendo

Mundo Pet

Cachorro São Bernardo 35kg abaixo do peso é salvo de casa abandonada

Um homem tinha acabado de encontrar o cachorro vivendo sozinho em uma casa vazia. E o pobre cão não estava indo bem.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Stray Rescue of St. Louis/The Dodo

Alguns dias antes do Natal do ano passado, a equipe do resgate de animais Stray Rescue of St. Louis (SRSL) recebeu uma ligação devastadora. Um homem tinha acabado de encontrar um cachorro São Bernardo vivendo sozinho em uma casa vazia. E o pobre cão não estava indo bem. Foto: Reprodução/Facebook/Stray Rescue of St. Louis "Fomos informados de que ele foi…

Continuar lendo
Publicidade