Perder bichinho de estimação pode doer tanto quanto perder um ente querido
Conecte-se conosco

Mundo Pet

Perder bichinho de estimação pode doer tanto quanto perder um ente querido

A verdade é que quem tem um pet em casa ou já teve e enfrentou uma perda, sabe que essa pode ser uma das partidas mais angustiantes que você vai presenciar na vida

Publicado

em

Donos de cães estão dando mais beijos nos pets do que nos parceiros, segundo pesquisa
Tudo muda: costumes que desenvolvemos durante anos, desaparecem de forma brusca de um dia para o outro. (Foto: Divulgação)

Perder um animal de estimação pode causar uma dor imensa no dono – e que poucas pessoas conseguem compreender. É comum ouvir comentários como: “Mas era só um animal”. A verdade é que quem tem um pet em casa ou já teve e enfrentou uma perda, sabe que essa pode ser uma das partidas mais angustiantes que você vai presenciar na vida.

Além de todo amor que você nutriu pelo animalzinho, há toda uma nova rotina para enfrentar sem ele ao lado. E isso pode doer bastante, tanto quanto a perda de um familiar ou ente querido. Em alguns casos, pode doer até mais!

O amor que você sente pelo seu animalzinho pode ser comparado ao amor de mãe e filho, segundo estudo publicado na revista Plos One. Os cientistas responsáveis pela pesquisa, que são da Universidade de Medicina Veterinária de Viena (Vetmeduni Vienna), investigaram o vínculo entre cães e seus donos e encontraram semelhanças impressionantes com a relação materna e paterna.

Para chegar à conclusão, os pesquisadores fizeram uma série de testes com cãezinhos em dois momentos diferentes: com os donos presentes, e depois com eles ausentes.

A partir de algumas dinâmicas oferecendo recompensa alimentar, os bichinhos ficavam muito mais interessados em realizar a tarefa e pegar o biscoito quando os donos estavam ao lado deles. E isso, segundo os especialistas, mostra que o dono transmite mais confiança para o animal – exatamente como acontece com um filho.

Além disso, os pesquisadores afirmaram que cães adultos se comportam como crianças humanas. Mais uma justificativa para que você também se preocupe com seu cãozinho como se ele necessitasse dos cuidados que uma criança demanda – claro, com proporções bem diferentes, mas é possível que com o mesmo nível de apego.

Com tudo isso, fica impossível duvidar que a perda de um pet pode ser imensamente dolorosa para o dono, não é mesmo?

Perda sem comparação

Quando nosso mascote nos abandona, o vazio que sentimos é enorme. Isso acontece porque o bichinho, seja gato ou cachorro, realmente se torna um companheiro no dia a dia. E quando ele não está mais lá, é natural que a ausência doa.

Sabemos também que a relação com os animais é bem mais simples do que com humanos – mesmo aqueles que mais amamos. Afinal, um pet não se queixa de nada, não briga com você, e somente te dá amor e afeto. Eles ocupam um espaço que nenhum humano consegue ocupar.

Falta de compreensão

Quem não vive uma relação tão próxima com um pet dificilmente entende e respeita a dor de quem perdeu seu animalzinho. Por isso muitas vezes essa perda é angustiante, uma vez que você não se sente acolhido e nem mesmo compreendido.

Por isso, nesses momentos, priorize conversar com quem já passou pela mesma situação que você. Isso, com certeza, será reconfortante e ajudará a amenizar a sua dor.

Mudanças em detalhes mínimos

Perder um animalzinho é muito mais do que aprender a lidar com sua ausência. Isso geralmente implica em uma mudança radical na rotina do dono, desde chegar em casa e ser recebido por ele, até ter que adequar sua vida para passeios, horários de comida ou outras demandas que os bichinhos podem exigir.

Tudo muda: costumes que desenvolvemos durante anos, desaparecem de forma brusca de um dia para o outro.

É preciso guardar as boas lembranças

Mesmo que em um primeiro momento pareça impossível apagar a dor da ausência, aos poucos ela vai sendo trocada pelas boas recordações. Ainda que você sinta que não há consolo para o que sente, é importante fazer tudo o possível para conservar na memória tudo de bom que seu pet te deixou.

Os animais chegam em nossas vidas para nos transformar em pessoas melhores, para alegrar nossos dias. Podemos ter um péssimo dia, mas quando chegamos em casa, sabemos que alguém estará feliz em nos ver e mudará nosso humor de forma instantânea. Por isso dói tanto perder estes seres especiais, porque ninguém pode substituis o que nos fazia sentir.

Por Paulo Nobuo para VIX.

 

Mundo Pet

Gato herói corre em direção a acidente determinado a ajudar socorristas

O gato de rua passeou pela cena do acidente, procurando maneiras de ajudar.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Facebook/Corpo de Bombeiros do Colorado

Recentemente, o Corpo de Bombeiros do Colorado respondeu a um grave acidente de carro em uma rodovia movimentada. Os socorristas correram para o local e imediatamente começaram a trabalhar para ajudar as vítimas. Mas, enquanto os bombeiros trabalhavam nos veículos e os paramédicos atendiam os pacientes, um gato herói apareceu - e ele estava ansioso para ajudar. “Um gato ajudante…

Continuar lendo

Mundo Pet

Cachorro abandonado amarrado à placa de abrigo espera 11 horas por ajuda

As imagens de segurança mostraram que o cão foi amarrado à placa por volta das 21h e só o encontraram às 7h30 da manhã seguinte.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/ONG Harbor Humane Society/The Dodo

Na porta da frente da ONG de resgate de cachorros abandonados Harbor Humane Society há uma placa que diz “Não abandone um animal aqui. Espere até o horário comercial. Não há taxa para trazer um animal. Para o bem do animal, por favor, seja humano.” Uma versão mais antiga da mesma placa fica na parte de trás do abrigo, perto…

Continuar lendo

Mundo Pet

Irmãs salvam as vidas de quatro gatinhos filhotes jogados na beira da estrada

Os filhotes ficavam mais famintos e assustados a cada minuto que se passava sem ninguém para encontrá-los.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Janet Murdock/The Dodo

Abandonada em um remoto campo de terra, uma família de gatinhos abandonada se amontoava dentro de uma caixa de transporte. Os filhotes ficavam mais famintos e assustados a cada minuto que se passava sem ninguém para encontrá-los. Mas, dirigindo peça estrada pouco povoada nas proximidades, duas irmãs viram a caixa de transporte dos gatos jogada. Preocupadas, pararam o carro e…

Continuar lendo

Mundo Pet

Por acaso, socorrista de animais salva vida de cachorro jogado em vala no meio da estrada

Com base em sua condição, a mulher presumiu que o cão estava ali há alguns dias.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/TikTok/Ruby & Laurel Animal Rescue

Maggie Hamilton, conhecida como Ma Mags na comunidade de resgate de animais, levava um filhote de cachorro resgatado para sua nova casa e decidiu pegar um atalho - que a levou a outra alma que precisava desesperadamente de sua ajuda. “Aproximadamente um quilômetro e meio adiante naquela estrada, vi o que pensei ser um saco de lixo branco na vala,…

Continuar lendo

Mundo Pet

Cachorrinhos vira-latas vagueiam por terreno de escola na esperança de serem salvos

O coração de Suzette ficou apertado quando ela viu as fotos dos cachorrinhos pedindo socorro aos funcionários da escola.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Suzette Hall/The Dodo

Recentemente, Suzette Hall, fundadora da ONG de resgate de cães Logan's Legacy, recebeu uma mensagem comovente de uma amiga que trabalha em uma escola local. Dois filhotes de cachorro muito maltratados estavam se abrigando no terreno da escola e, aparentemente, não tinham para onde ir. “Ela e alguns outros professores os encontraram amontoados… Eles estavam muito assustados", disse Suzette ao…

Continuar lendo
Publicidade