Tatu resgatado ganha ‘cadeira de rodas’ após perder movimentos das patas traseiras
Conecte-se conosco

Mundo Pet

Tatu resgatado ganha ‘cadeira de rodas’ após perder movimentos das patas traseiras

Animal chegou desnutrido e com problemas crônicos ao Iema

Publicado

em

Atualizado há

Bolinha com seu 'presente' (Foto: Paulo Sena/IEMA)

Já viram um tatu cadeirante? Isso mesmo, Bolinha como foi nomeado pelos veterinários, chegou paraplégico ao Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), onde se recupera de uma forte desnutrição e trata problemas crônicos.

O animal ganhou este “presente” para conquistar mais independência após quase morrer em dezembro de 2018 quando foi encontrado em uma rodovia do município.

Quando a equipe do Centro de Reabilitação e Triagem de Animais Silvestres (Cetras) encontrou o Bolinha notaram-se que ele era um filhote manso, estava fraco, mas não estava ferido. Para os profissionais o tatu era mantido em cativeiro.

Após exames foi constatado que o animal estava anêmico, desnutrido, com várias doenças e com sinais de maus-tratos. O veterinário, Luis Felipe Mayorga ainda contou ao G1 que Bolinha ficou paraplégico em decorrência da desnutrição e doenças.

“Nossa equipe ficou muito comovida. O animal estava fraquinho, indefeso, magro e se não recebesse os cuidados necessários ele iria morrer logo. Começamos a dar a alimentação adequada e os medicamentos, e a cada semana que passava era uma vitória. Toda semana nós vibrávamos ao ver que ele tinha ganhado mais peso, que estava mais forte”, afirmou ao G1.

Recuperação

Bolinha vive com outros animais vítimas de maus-tratos, abandonados ou que necessitam de algum atendimento especial. Como ele não se locomove muito bem, não consegue cavar, comportamento comum na espécie, os profissionais decidiram dar uma “cadeira de rodas” para sustentar as patas traseiras do animal.

Ele está sob cuidados veterinários e faz tratamento intensivo, o veterinário revelou ao G1 que ainda é incerto dizer que o tatu poderá andar normalmente um dia.

“Independente de ele voltar a andar ou não, ele vai precisar ficar em cativeiro pelo resto da vida. Isso porque ele não teve tempo para aprender como é ser um tatu. Por não saber comer, se esconder direito e lidar na natureza, se ele for solto vai vir a óbito. Estamos acompanhando o caso para ver se ele melhora, mas isso é incerto”, explicou ao G1.

Punições

Luis ainda destacou ao G1 que a espécie de tatu-galinha, mesma do Bolinha, tem sido alvo de caçadores e de pessoas que capturam o animal para comê-lo. O veterinário ainda ressaltou que o animal é portador de uma bactéria que causa a hanseníase, colocando em risco quem ingere a carne do tatu.

Ele ainda informa que manter o animal de forma ilegal em cativeiro é crime e pode ocasionar multa e processo judicial.

Fonte: G1

Mundo Pet

Cachorro abandonado amarrado à placa de abrigo espera 11 horas por ajuda

As imagens de segurança mostraram que o cão foi amarrado à placa por volta das 21h e só o encontraram às 7h30 da manhã seguinte.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/ONG Harbor Humane Society/The Dodo

Na porta da frente da ONG de resgate de cachorros abandonados Harbor Humane Society há uma placa que diz “Não abandone um animal aqui. Espere até o horário comercial. Não há taxa para trazer um animal. Para o bem do animal, por favor, seja humano.” Uma versão mais antiga da mesma placa fica na parte de trás do abrigo, perto…

Continuar lendo

Mundo Pet

Irmãs salvam as vidas de quatro gatinhos filhotes jogados na beira da estrada

Os filhotes ficavam mais famintos e assustados a cada minuto que se passava sem ninguém para encontrá-los.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Janet Murdock/The Dodo

Abandonada em um remoto campo de terra, uma família de gatinhos abandonada se amontoava dentro de uma caixa de transporte. Os filhotes ficavam mais famintos e assustados a cada minuto que se passava sem ninguém para encontrá-los. Mas, dirigindo peça estrada pouco povoada nas proximidades, duas irmãs viram a caixa de transporte dos gatos jogada. Preocupadas, pararam o carro e…

Continuar lendo

Mundo Pet

Por acaso, socorrista de animais salva vida de cachorro jogado em vala no meio da estrada

Com base em sua condição, a mulher presumiu que o cão estava ali há alguns dias.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/TikTok/Ruby & Laurel Animal Rescue

Maggie Hamilton, conhecida como Ma Mags na comunidade de resgate de animais, levava um filhote de cachorro resgatado para sua nova casa e decidiu pegar um atalho - que a levou a outra alma que precisava desesperadamente de sua ajuda. “Aproximadamente um quilômetro e meio adiante naquela estrada, vi o que pensei ser um saco de lixo branco na vala,…

Continuar lendo

Mundo Pet

Cachorrinhos vira-latas vagueiam por terreno de escola na esperança de serem salvos

O coração de Suzette ficou apertado quando ela viu as fotos dos cachorrinhos pedindo socorro aos funcionários da escola.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Suzette Hall/The Dodo

Recentemente, Suzette Hall, fundadora da ONG de resgate de cães Logan's Legacy, recebeu uma mensagem comovente de uma amiga que trabalha em uma escola local. Dois filhotes de cachorro muito maltratados estavam se abrigando no terreno da escola e, aparentemente, não tinham para onde ir. “Ela e alguns outros professores os encontraram amontoados… Eles estavam muito assustados", disse Suzette ao…

Continuar lendo

Mundo Pet

Filhotes abandonados se recusam a sair do lado um do outro enquanto esperavam por ajuda

Um homem relatou ter encontrado cachorrinhos abandonados – e eles se recusaram a sair do lado um do outro enquanto esperavam por ajuda.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Suzette Hall/The Dodo

Suzette Hall, fundadora da ONG de resgate de cachorros Logan's Legacy, está acostumada a receber ligações sobre cães de rua que precisam de ajuda. Mas recentemente, ela atendeu a uma chamada que era mais preocupante do que a maioria. Um homem relatou ter encontrado não um, não dois, mas três cachorrinhos abandonados em uma propriedade vazia - e eles se…

Continuar lendo
Publicidade