Construções do futuro: a urgência do retrofit
Connect with us

Opinião

Construções do futuro: a urgência do retrofit

Artigo escrito por Miguel Haddad

Published

on

Atualizado há

Foto: Canva Pro

Você sabe o que é retrofit? É a modernização requerida daquilo que vai ficando obsoleto. E daqui a pouco pode estar batendo na sua porta: para ingressarmos na nova Economia Verde, de zero emissões de carbono, é necessário modernizar as edificações atuais e mudar os processos de construção vigentes.

Até pouco tempo ainda havia espaço para aqueles que negavam as mudanças climáticas. Hoje, quando já estamos sentindo os seus efeitos nas ondas de calor que assolam o Brasil nos últimos dias, nas tempestades, nos ciclones e inundações que têm afetado todo o Planeta, não há mais como duvidar dessa tremenda ameaça à vida, assim como não podemos adiar a tomada de providências urgentes para fazer frente a esse desafio.

Em seu artigo “Setor imobiliário emite 42% do carbono do mundo e se mexe para financiar virada verde” (Folha 05/11/2023), o jornalista Thiago Bethônico deixa claro que para implementar as mudanças necessárias para tornar a economia atual a nova Economia Verde, de neutralidade de emissão de CO2, é essencial mudar a forma de construir residências, uma das maiores fontes de emissão de CO2 (42%), mais do que a indústria e quase o dobro das emissões do setor de transporte.

Para se ter uma ideia da magnitude do que está sendo tratado, até 2060 é esperado que o mundo adicione 241 bilhões de metros quadrados à atual área construída, uma Nova Iorque inteira por mês pelos próximos 37 anos. Para isso, segundo a empresa Architecture 2030, especializada nesse setor, é necessário atingir a meta de neutralidade na emissão de carbono até o início da próxima década.

Os três parágrafos a seguir compõem o início do artigo de Bethônico:

“Olhando de fora, um prédio não parece poluente. Não solta fumaça, não faz barulho, não se movimenta. Mas, considerando que boa parte dos edifícios é basicamente um enorme bloco de concreto consumindo energia 24 horas por dia, dá para entender a pegada ambiental.

A escala do impacto é que assusta. O setor imobiliário, considerando todo o ecossistema que o envolve, é responsável por 42% das emissões de carbono relacionadas à energia. É mais do que a indústria emite e quase o dobro dos gases de efeito estufa dos transportes.

Parte considerável do carbono (cerca de 70%) vem da própria operação dos prédios, principalmente da energia que abastece elevadores, aquecedores e sistemas de ar-condicionado. O restante das emissões vem da construção, com peso desproporcional para cimento e aço.”

A proximidade das eleições para prefeito é, de fato, o momento ideal para o eleitor – ou seja,a cidadania – cobrar dos candidatos um comprometimento com as medidas necessárias para atingirmos as metas estabelecidas no setor da construção civil e na modernização do funcionamento das moradias atuais.

Para isso é necessário que seja definido um novo código de edificações a ser implementado e um programa que dê acesso às atuais residências a medidas necessárias para a diminuição doméstica de emissões do carbono.

Isso exposto, principalmente em um país como o nosso, deficiente de tantas medidas urgentes, no qual a fome e a desnutrição, assim como o saneamento básico, são carências reais, essa perspectiva parece longe da nossa realidade. 

Não há como dourar a pílula. E para enfrentar esse tremendo desafio a primeira medida é encará-lo de frente.

Artigo escrito por Miguel Haddad. Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam necessariamente as ideias ou opiniões do Tribuna de Jundiaí.

Opinião

Um novo tempo para eleições: a revolução da IA no cenário político

Artigo por Elton Monteiro, empreendedor, mentor, investidor e especialista em IA

Published

on

Elton Monteiro, especialista em IA
Foto: Arquivo Pessoal

Estamos entrando em uma nova era para as eleições, impulsionada pela ascensão da Inteligência Artificial (IA). As eleições atuais e as que estão por vir já demonstram sinais dessa transformação. A IA está mudando a forma como campanhas políticas são conduzidas, oferecendo novas ferramentas para análise de tendências e dados, mas também apresentando desafios éticos e práticos que nunca enfrentamos…

Continue Reading

Opinião

Por onde começar meus projetos de IA?

Artigo por Vlamir Ienne CEO do Grupo iv2

Published

on

Ilustração de um profissional com headset e óculos de realidade aumentada, interagindo com IA em um ambiente de trabalho moderno.
Imagem gerada por IA / Dall-e

Uma das perguntas que mais escuto nas minhas conversas sobre IA, são as dúvidas dos gestores de empresas, querendo saber por onde começar os projetos de IA nas empresas. E realmente acho que deve ser a dúvida de muitos. Pois a IA generativa chegou forte em nossas vidas, mas ficou bastante conectada com tarefas ligadas aos CPFs e não aos…

Continue Reading

Opinião

A Era da Decisão Automatizada

Artigo por Elton Monteiro, empreendedor, mentor, investidor e especialista em IA

Published

on

Elton Monteiro, especialista em IA
Foto: Arquivo Pessoal

Estamos entrando em uma nova era na qual a tomada de decisões empresariais está sendo revolucionada pela Inteligência Artificial (IA). O que antes dependia de longas análises, reuniões e deliberações humanas, agora pode ser automatizado e otimizado por algoritmos avançados, capazes de processar volumes gigantescos de dados em tempo recorde. O impacto disso está apenas começando a ser sentido, mas…

Continue Reading

Opinião

O ideal olímpico da indústria

Artigo escrito por Rafael Cervone, presidente do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)

Published

on

Artigo escrito por Rafael Cervone, presidente do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)
Foto: CIESP/Divulgação

A indústria paulista correu, lutou, anotou cestas, cortou e bloqueou na rede, pedalou e fez emocionantes aces na Olimpíada de Paris. E repetirá os feitos na Paralimpíada, que será disputada entre 28 de agosto e 8 de setembro. Onze atletas do Sesi-SP participaram dos jogos, em modalidades como atletismo, vôlei masculino, vôlei feminino, basquete masculino, triathlon, ciclismo, judô, goalball e…

Continue Reading

Opinião

O impacto dos impostos na competitividade da indústria

Artigo escrito por Rafael Cervone, presidente do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)

Published

on

Rafael Cervone, presidente do CIESP, escreve sobre O impacto dos impostos na competitividade da indústria
Foto: CIESP/Divulgação

A indústria, embora seja fundamental para que o Brasil tenha crescimento sustentado mais substantivo do PIB e ingresse no rol das economias de renda alta, tem enfrentado numerosas barreiras e recebido poucos estímulos ao longo das últimas quatro décadas. Um dos principais problemas é o excesso de impostos, pois paga mais do que os demais ramos de atividade. A questão…

Continue Reading
Advertisement