Caso Lara: Principal suspeito teria mandado áudio para a namorada após o crime
Conecte-se conosco

Polícia

Caso Lara: Principal suspeito teria mandado áudio para a namorada após o crime

A Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Jundiaí concluiu inquérito e o encaminhou ao Ministério Público, ainda nesta semana.

Publicado

em

Atualizado há

caso-lara
Lara desapareceu em 16 de março, seu corpo foi encontrado três dias depois. Foto: Arquivo pessoal.

O relatório final da investigação sobre a morte de Lara Oliveira de Nascimento, de 12 anos, aponta que Wellington Galindo de Queiroz, principal suspeito de matar a jovem, enviou um áudio para a namorada depois de cometer o crime.

Ó, fia. Minha bateria tá acabando, fia. Vou dizer pro cê, fia. É,  muito perigoso pra mim se apresentar, fia. Não vou me apresentar não, viu fia? Qualquer coisa, você diga que eu terminei com você e fui embora de casa ontem, entendeu? E, assim, eu  indo pra Agrestina,  bom?”, disse Welington no áudio.

A Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Jundiaí concluiu o inquérito e, ainda nesta semana, o encaminhou ao Ministério Público. O relatório final da investigação contêm cerca de 50 páginas. O documento será avaliado pelo MP, que pode pedir a mudança de prisão temporária para preventiva, bem como, solicitar novas investigações.

Ao todo foram quatro meses de investigações, e, com bases em depoimentos de testemunhas, parentes e do suspeito, além de análises de áudios e câmeras de monitoramento, a polícia concluiu que Wellington Galindo de Queiroz é, até o momento, o principal suspeito do crime.

No fim de julho, policiais da DIG de Jundiaí e de São Paulo foram até o interior de Pernambuco (PE) após receberem a informação de que o suspeito estaria escondido lá, mas ele não foi encontrado.

O caso

A adolescente Lara desapareceu no dia 16 de março, após sair para comprar um refrigerante em uma mercearia a cerca de 600 metros de sua casa. O corpo dela foi encontrado três dias depois, 19 de março, com marcas de violência.

O laudo do Instituto Médico Legal (IML) indicou que Lara morreu por traumatismo craniano causado por ao menos quatro golpes na cabeça. O relatório da DIG, entregue ao MP, apontou que a jovem teria negado qualquer contato com o homem, que aplicou os golpes na cabeça da adolescente para que ela não o denunciasse.

O legista citou a presença de sinais de crueldade e afirmou que provavelmente foi utilizado uma picareta ou um martelo. Além disso o laudo também confirmou que cal foi encontrada no corpo da adolescente.

Em 29 de março, funcionários da mercearia prestaram depoimentos à polícia. As equipes percorreram bairros de Francisco Morato para ouvir mais moradores.

Laudos

No dia 19 de maio, laudos descartaram abuso sexual e uso de entorpecentes na morte de Lara. De acordo com a Polícia Civil, os laudos também deram negativo para testes toxicológico e sexológico. Outro laudo, anteriormente divulgado, apontou que a adolescente morreu devido a um traumatismo craniano causado por ao menos quatro golpes na cabeça.

Suspeito foragido

Wellington Galindo de Queiroz, de 42 anos, é considerado o principal suspeito do crime e ainda continua foragido. De acordo com o delegado, o suspeito havia sido ouvido informalmente por telefone e foi intimado a se dirigir à delegacia e prestar esclarecimentos, mas negou. Após a intimação, a polícia não conseguiu mais contato com o suspeito.

O carro que aparece nas imagens foi encontrado em outra cidade e apreendido. A proprietária do veículo afirmou, em depoimento, que teve um relacionamento com o suspeito, mas que eles não estão mais juntos.

Wellington tem passagens por tráfico de drogas na polícia, além de crime contra o patrimônio, associação criminosa e receptação. O suspeito está foragido desde 28 de março, quando a Justiça decretou a prisão temporária dele por 30 dias pelo assassinato da adolescente.

De acordo com a delegada responsável pela Divisão de Capturas do Dope, Ivalda Aleixo, ele teria passado por São Paulo (SP) no dia 23 de março, na região do Jabaquara. Ainda segundo a delegada, o suspeito possui família em São Bernardo do Campo (SP) e pode ter recebido ajuda para continuar escondido.

Investigação

Mais de cinco mil imagens de câmeras de segurança foram analisadas pela Polícia Civil a fim de identificar e localizar o suspeito de matar adolescente. Em imagens, Wellington aparece dirigindo um carro prata. Elas mostram o momento em que veículo para perto do lugar onde Lara desapareceu, no mesmo dia e próximo ao horário.

Em determinado momento, o suspeito sai do veículo e olha ao redor, em seguida entra novamente no carro e segue caminho. No dia 8 de abril, o delegado responsável pelo caso, Rafael Diório, informou que a perícia descobriu um material suspeito no mesmo carro prata.

Um mandado de busca e apreensão foi cumprido no endereço em que o suspeito morava, em 31 de março. A casa, localizada em Francisco Morato (SP), fica a aproximadamente 800 metros do local onde o corpo da menina foi encontrado.

De acordo com a polícia, a casa parecia ter sido abandonada de forma recente e alguns objetos foram apreendidos para perícia. Outros cinco mandados de averiguação foram cumpridos em endereços possivelmente ligados à ele.

Carta do tio

O tio da vítima chegou a ser apontado como suspeito. Entretanto, através de uma carta, ele negou envolvimento. O parente está preso em Bauru (SP) e diz que estava com a esposa e uma amiga no dia e horário em que a adolescente desapareceu.

“Estou preso por tráfico de drogas e tenho passagem por roubo, mas assassino de criança, não”, escreveu.

‘”No dia da minha saidinha, eu saí de Bauru às 8h e cheguei em casa era 13h. Depois fui até o centro de Campo Limpo com a minha esposa e minha cunhada Renata para comer esfiha e, por chamada de vídeo com a Luana, eu vi a Lara e as irmãs dela. Foi a última vez que vi a Lara’, afirmou em um trecho da carta.

O tio da adolescente foi ouvido em depoimento feito de forma online em 6 de abril. O laudo completo da perícia ainda não foi divulgado pelo Instituto de Criminalística de São Paulo (SP). O carro tinha sinais de limpeza recente por dentro e por fora, segundo a polícia.

Polícia

Polícia prende suspeito de assaltar casa e render família em Jundiaí

Segundo as autoridades, as vítimas do crime que aconteceu no começo de abril reconheceram o suspeito. A polícia continua as buscas por outros dois criminosos.

Publicado

em

Por

Três suspeitos invadiram a casa da família, amarraram as vítimas e as trancaram dentro de dois banheiros (Foto: Reprodução/Câmeras de segurança)

Nesta terça-feira (23), a polícia prendeu um dos suspeitos de roubar uma casa em Jundiaí. O caso aconteceu no dia 7 de abril. De acordo com o boletim de ocorrência, três suspeitos invadiram a casa da família, amarraram as vítimas e as trancaram dentro de dois banheiros. Uma câmera de segurança flagrou a ação o momento em que os criminosos vasculham…

Continuar lendo

Polícia

Polícia Militar prende mulher suspeita de matar mãe em Jundiaí

Segundo a polícia, a vítima tinha diversos ferimentos pelo corpo e já estava morta quando os policiais chegaram no local.

Publicado

em

Por

A suspeita confessou o crime e foi presa (Foto: Divulgação/Polícia Militar)

Na madrugada deste domingo (21), a Polícia Militar prendeu uma mulher suspeita de agredir e matar a mãe no bairro Morada das Vinhas, em Jundiaí. De acordo com as autoridades, um vizinho que ouviu gritos de socorro vindos do apartamento denunciou o crime. De acordo com o Boletim de Ocorrência, os policiais precisaram arrombar a porta para entrar no imóvel.…

Continuar lendo

Polícia

Jundiaí: homem só de cueca é suspeito de perseguir crianças em porta de igreja

O homem foi preso em flagrante; caso aconteceu no bairro Novo Horizonte. Saiba mais.

Publicado

em

Por

Viatura da Polícia Militar
Homem vestindo só cueca é preso suspeito de perseguir crianças na porta de igreja (Foto: Governo do Estado de São Paulo)

Um homem vestindo usando apenas uma cueca foi preso suspeito de perseguir crianças na porta de uma igreja em Jundiaí. O caso acontece no sábado, no bairro Novo Horizonte. De acordo com o boletim de ocorrência, uma mulher que trabalhava em uma ação social da igreja percebeu a atitude suspeita do homem. Ele estaria usando apenas uma cueca e, enquanto mexia…

Continuar lendo

Polícia

Perseguição policial termina com mais de 180 kg de droga apreendida em Campo Limpo Paulista

Publicado

em

Por

Veículo é apreendido com grande quantidade de droga em Campo Limpo Paulista (SP) — Foto: Divulgação

Uma perseguição policial na madrugada deste sábado (20) resultou na apreensão de mais de 180 kg de maconha em Campo Limpo Paulista. A droga estava escondida em um carro que foi abandonado pelo motorista após uma fuga de 25 km. Início da perseguição Tudo começou quando patrulheiros da força tática de Jundiaí avistaram um veículo em alta velocidade e com…

Continuar lendo

Polícia

Polícia prende dois em fábrica clandestina de bebidas em Jundiaí

A polícia fechou o local e apreendeu mais de 2,5 mil garrafas de whisky falso, 400 galões de bebidas e mais de 12 mil selos fiscais falsificados.

Publicado

em

Por

Polícia apreendeu centenas de galões que armazenavam as bebidas (Foto: Divulgação/Polícia Civil)

Nesta terça-feira (16), a Polícia Civil descobriu uma fábrica clandestina de bebidas alcoólicas que funcionava em Jundiaí. Durante a abordagem, as autoridades prenderam dois homens, de 31 e 25 anos. De acordo com o boletim de ocorrência, a polícia encontrou a fábrica, localizada na rua Palmeira Genesini Preteroti, Jardim São Vicente, em Jundiaí. A polícia cumpria um mandado de busca e…

Continuar lendo
Publicidade