Bolsonaro diz que Araújo vai a Israel avaliar spray sem eficácia comprovada
Conecte-se conosco

Política

Bolsonaro diz que Araújo vai a Israel avaliar spray sem eficácia comprovada

O presidente afirmou que uma comitiva do governo com 10 pessoas viajará para Israel no sábado. A intenção, segundo o chefe do Executivo é que a terceira fase da medicação seja testada no Brasi

Publicado

em

Atualizado há

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou, nesta terça-feira (2), que uma comitiva do governo com 10 pessoas, chefiada pelo ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, viajará no sábado (6) a Israel para negociar a possível vinda do spray EXO-CD24. Segundo Bolsonaro, o dispositivo poderá auxiliar no combate à Covid19. A droga não possui eficácia comprovada contra o vírus. A intenção, segundo o chefe do Executivo é que a terceira fase da medicação seja testada no país. A declaração foi feita a apoiadores na entrada do Palácio da Alvorada.

“Nossa equipe, no total são 10 pessoas que decolam sábado à noite para Israel. Todas as tratativas foram feitas, acordos, memorandos. O pessoal nosso que vai sendo chefiado pelo nosso ministro Ernesto Araújo, vai ter encontro com o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, vai para um hospital, vai num laboratório e qual a nossa intenção? Está tudo acertado para isso, não quer dizer que vai acontecer, mas está tudo acertado. O pessoal virá para cá, dar entrada na documentação da Anvisa para que a fase 3 venha a ser feita de forma experimental no Brasil”, apontou.

Segundo o presidente, o spray deverá ser utilizado em pacientes hospitalizados ou em tratamento na UTI e disse “achar que não há problema nenhum usar isso no nariz do cara”. Bolsonaro reconheceu ignorar a composição do produto e emendou que o mesmo foi utilizado em um universo de 30 pessoas. Ele comparou o EXO-CD24 a um “produto milagroso”.

“E como é para ser usada? Em quem está hospitalizado, quem está em UTI, eu acho que não tem problema nenhum usar esse spray no nariz do cara. O que é esse spray? Não sei. Mas o que acontece. Esse produto há 10 anos estava sendo estudado para outro tipo de vírus. E usou-se lá em 30 e em 29 deu certo em poucos dias. O último demorou um pouco mais, mas também se curou. Então parece até que é um produto milagroso, parece. Mas nós vamos atrás disso”, completou.

“É outro IDH”

O mandatário disse que vê no spray uma possibilidade de tratamento, apesar da ausência de estudos mais aprofundados e em maior número de pacientes. “Onde tiver possibilidade de nós salvarmos vidas, nós não deixaremos passar essa oportunidade. Como eu sempre disse, uma vez aprovado pela Anvisa, nós compramos a vacina. O Brasil, se não me engano, é o sexto país que mais vacina. Devemos receber no mínimo 22 milhões de vacinas neste mês de março”, estimou Bolsonaro.

O presidente voltou a citar a vacinação em Israel, comparando com o número de habitantes do Brasil.

“Alguns querem nos comparar com Israel. Lá são 9 milhões de habitantes, poder aquisitivo enorme, outro IDH. Outra educação, não é essa que a gente tem aqui, né”. Por fim, Bolsonaro disse que a nova geração será pior em relação à cultura por conta da pandemia.

“Infelizmente, parece que os nossos filhos vão ser piores do que nós no tocante à cultura, parece. Só Deus sabe o que vai acontecer quando acabar a pandemia, essa garotada aí que ficou um ano sem ir na sala de aula. Não basta apenas ter os meios, não. Não basta o pai apenas ter uma escola particular se o filho em casa não estudou. A minha estuda direto aqui. Tenho meio? Tenho sim. Graças a Deus, tenho meios. Mas se não tivesse meios, se fosse apenas um capitão do exército da reserva, também faria isso por ela”, emendou, referindo-se à filha Laura.

No dia 1º, Bolsonaro disse que um paciente hospitalizado ou mesmo intubado “não tem o que perder” ao aderir ao spray.

Com informações do Correio Braziliense.

Política

Maio Furta-Cor: encontro em Jundiaí reúne poder público e sociedade pela saúde mental materna

O vereador Faouaz Taha tem trabalhado a temática com um projeto de lei que será votado na próxima terça

Publicado

em

Por

Vereador Faouaz Taha tem trabalhado a temática com um projeto de lei a ser votado. Foto: Arquivo Pessoal

Em encontro realizado na Câmara de Jundiaí, nesta quinta-feira (9), representantes do poder público e profissionais da sociedade civil discutiram os cuidados necessários com a saúde mental materna. O tema é pilar da campanha Maio Furta-Cor, que já existe nacionalmente, e tem sido trabalhada pelo vereador Faouaz Taha. Um projeto de lei de sua autoria, que cria a campanha na…

Continuar lendo

Política

Autoridades apoiam proposta de liberdade religiosa em Jundiaí

Proposta de Emenda à Lei Orgânica garante livre manifestação religiosa em Jundiaí e recebe amplo apoio. Saiba mais.

Publicado

em

Por

Foto: Arquivo Pessoal

Na noite desta quarta-feira (8), Jundiaí deu um passo importante na defesa da liberdade religiosa, durante audiência pública realizada na Câmara Municipal. A proposta de emenda à Lei Orgânica que assegura o direito à livre manifestação religiosa no município recebeu amplo apoio de autoridades religiosas e da população em geral. O autor da iniciativa, vereador Cristiano Lopes, celebrou a grande…

Continuar lendo

Política

Pesquisa Quaest: 50% dos brasileiros aprovam trabalho de Lula; 47% desaprovam

Publicado

em

Por

Presidente Lula falando ao microfone a frente da bandeira do Brasil
Aprovação do trabalho de Lula caiu um ponto percentual em relação ao último levantamento em fevereiro (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

O trabalho realizado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é aprovado por 50% dos brasileiros, conforme indica a pesquisa realizada pela Genial/Quaest e divulgada nesta quarta-feira (8). Por outro lado, 47% dos entrevistados desaprovam sua gestão, enquanto 3% dos participantes não sabem ou optaram por não responder. A aprovação do trabalho de Lula oscilou um ponto percentual para…

Continuar lendo

Política

Audiência pública vai tratar da livre manifestação religiosa em Jundiaí

Publicado

em

Por

Vereador Cristino Lopes de Jundiaí
Vereador Cristiano Lopes propõe emenda para proteger direitos religiosos frente a restrições administrativas. (Foto: Arquivo pessoal)

Lideranças religiosas do município participam, no próximo dia 8 (quarta-feira), às 19h, de audiência pública na Câmara Municipal de Jundiaí, para discutir a Proposta de Emenda à Lei Orgânica que assegura a livre manifestação religiosa. De autoria do vereador Cristiano Lopes, a iniciativa tem objetivo de garantir este direito e evitar que “pretextos de ordem administrativa” violem o que já…

Continuar lendo

Política

Mauro Cid volta para casa após ser solto por Moraes e deixar prisão

Publicado

em

Por

Mauro Cid
Mauro Cid deixa a prisão após decisão do STF, sujeito a rigorosas medidas de monitoramento (Foto: Lula Marques/ Agência Brasil)

Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro, foi solto na tarde desta sexta-feira (3), após decisão do ministro Alexandre de Moraes do Supremo Tribunal Federal (STF). Cid havia sido preso em março por desrespeitar regras da delação premiada, após vazamento de áudios com críticas à Polícia Federal e ao STF. Apesar da soltura, Cid terá que continuar cumprindo…

Continuar lendo
Publicidade