Câmara aprova reforma da Previdência em segundo turno
Connect with us

Política

Câmara aprova reforma da Previdência em segundo turno

Após votação dos destaques nesta quarta-feira, proposta será enviada ao Senado

Published

on

Câmara aprova reforma da Previdência em segundo turno
Câmara aprova reforma da Previdência em segundo turno (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Por 370 votos a favor, 124 contra e 1 abstenção, o Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, em segundo turno, após cinco horas, o texto-base da proposta de emenda à Constituição da reforma da Previdência. 

A sessão foi encerrada logo após o anúncio do placar. Segundo o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), os deputados começarão a discutir os destaques. No segundo turno, só podem ser votados destaques e emendas supressivas, que retiram pontos do texto. Propostas que alteram ou acrescentam pontos não podem ser mais apresentadas. 

A sessão teve início às 19h15, depois de Rodrigo Maia passar o dia esperando a formação de quórum no Plenário da Casa. Por volta das 19h50, os deputados rejeitaram um requerimento do PSOL para retirar a proposta de pauta, por 306 votos a 18.

Por volta das 20h55, os parlamentares votaram um requerimento dos líderes para encerrar as discussões depois de dois deputados terem falado contra e dois a favor. Aprovado com 350 votos favoráveis e 18 contrários, o requerimento ajudou a acelerar a sessão. 

Em seguida, deputados do centrão e do governo esvaziaram o Plenário para forçar Rodrigo Maia a encerrar e reabrir a sessão, reduzindo o número de requisições da oposição para alongar o debate. 

No início da noite, os parlamentares aprovaram, em votação simbólica, a quebra do prazo de cinco sessões entre as votações em primeiro turno e em segundo turno para que a PEC pudesse ser votada ainda nesta madrugada. 

Nas últimas horas, o Plenário aprovou requerimentos para acelerar a sessão, como que rejeitou em bloco todos os destaques individuais e o que impediu o fatiamento da votação do texto principal. 

O primeiro turno da proposta foi concluído no dia 13 de julho. Na ocasião, o texto principal foi aprovado por 379 votos a 131. Em segundo turno, são necessários também 308 votos para aprovar a PEC e os partidos podem apresentar somente destaques supressivos, ou seja, para retirar partes do texto. 

Concluída a tramitação na Câmara, a matéria segue para análise do Senado onde também será analisada em dois turnos de votação. 

Confira as novas regras para se aposentar:

Novas regras para se aposentar previstas pela reforma da Previdência (Foto: Reprodução/Infografia G1)

Novas regras para se aposentar previstas pela reforma da Previdência (Foto: Reprodução/Infografia G1)

Fonte: Agência Brasil/G1

Política

Bolsonaro tenta reaver passaporte para ir à posse de Trump; Moraes cobra comprovação de convite

O passaporte de Jair Bolsonaro foi apreendido em fevereiro de 2024, no âmbito da Operação Tempus Veritatis, conduzida pela Polícia Federal (PF).

Published

on

Jair Bolsonaro e Alexandre de Moraes
Fotos: Alan Santos/PR | Lula Marques/ Agência Brasil

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou que a defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro apresente um documento oficial do governo dos Estados Unidos comprovando que ele foi formalmente convidado para a cerimônia de posse do presidente estadunidense Donald Trump. A decisão foi proferida neste sábado (11), de acordo com o que estabelece o artigo 236 do…

Continue Reading

Política

Lula deve assinar lei que proíbe uso de celular nas escolas nesta segunda-feira (13)

A expectativa é que a nova lei entre em vigor já no início do próximo ano letivo, em fevereiro.

Published

on

Presidente Lula
Foto: José Cruz/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está programado para sancionar, a lei que proíbe o uso de celulares nas escolas nesta segunda-feira, às 15h. A cerimônia contará com a presença de figuras importantes como o deputado Alceu Moreira (MDB-RS), autor do projeto, e Renan Ferreirinha (PSD-RJ), secretário municipal de Educação do Rio de Janeiro, que implementou a medida na…

Continue Reading

Política

Lula faz analogia polêmica sobre amantes em discurso e Bolsonaro rebate com críticas

A fala sobre os homens serem “mais apaixonados” pelas amantes retratava sua paixão pela democracia.

Published

on

Presidente Lula
Presidente Lula durante discurso feito nesta quarta-feira, 8 de janeiro (Foto: Reprodução/ Canal Gov)

Nesta quarta-feira (8), o presidente Lula (PT) disse que os homens seriam “mais apaixonados” pelas amantes do que pelas suas mulheres. A analogia surgiu quando ele se descreveu como “um homem amante da democracia” em cerimônia feita em alusão aos dois anos das invasões de 8 de janeiro de 2023. Assista o momento da fala do presidente Lula: Ver esta…

Continue Reading
Pular para o conteúdo