Caminhoneiros começam a sair da Esplanada, em Brasília, depois de carta de Bolsonaro
Connect with us

Política

Caminhoneiros começam a sair da Esplanada, em Brasília, depois de carta de Bolsonaro

Depois de incitar a greve, o presidente recuou os ataques contra as instituições democráticas, declarados no 7 de setembro.

Published

on

Atualizado há

Caminhoneiro ao lado de caminhão
A Polícia Militar e a Polícia Civil do Distrito Federal acompanham a desocupação dos manifestantes (Foto: Marcelo Casal/Agência Brasil)

Na manhã desta sexta-feira (10), os manifestantes da greve dos caminhoneiros que foram até Brasília começam a deixar a Esplanada dos Ministérios.

Os apoiadores de Jair Bolsonaro deixam a manifestação que começou depois do 7 de setembro, após a “Declaração à Nação” divulgada pelo presidente, em que ele recua as ações de intervenção que ele mesmo incitou durante discurso do Dia da Independência.

Agora, autoridades locais, como Policiais Militares e Civis, acompanham a liberação das vias que levam à Praça dos Três Poderes.

A carta divulgada nesta quinta-feira (9) foi emitida após um almoço entre Jair Bolsonaro e Michel Temer, quando o presidente ligou para o ministro Alexandre de Moraes – um dos principais alvos dos ataques de Bolsonaro ao STF.

Depois da divulgação da carta, apoiadores de Bolsonaro criticaram o tom de conciliação do documento. Para isso, o Presidente da República falou em ser exemplo, e destacou que é preciso ter calma.

“Nós temos que dar exemplo aqui em Brasília. Por mais que eu ache que você está fazendo a coisa errada ou ele esteja fazendo a coisa errada, dá um tempo, deixa acalmar um pouquinho. Não tem nada demais ali. O que eu dei ali, a resposta é o seguinte: estou pronto para conversar”, explicou.

Política

Bolsonaro tenta reaver passaporte para ir à posse de Trump; Moraes cobra comprovação de convite

O passaporte de Jair Bolsonaro foi apreendido em fevereiro de 2024, no âmbito da Operação Tempus Veritatis, conduzida pela Polícia Federal (PF).

Published

on

Jair Bolsonaro e Alexandre de Moraes
Fotos: Alan Santos/PR | Lula Marques/ Agência Brasil

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou que a defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro apresente um documento oficial do governo dos Estados Unidos comprovando que ele foi formalmente convidado para a cerimônia de posse do presidente estadunidense Donald Trump. A decisão foi proferida neste sábado (11), de acordo com o que estabelece o artigo 236 do…

Continue Reading

Política

Lula deve assinar lei que proíbe uso de celular nas escolas nesta segunda-feira (13)

A expectativa é que a nova lei entre em vigor já no início do próximo ano letivo, em fevereiro.

Published

on

Presidente Lula
Foto: José Cruz/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está programado para sancionar, a lei que proíbe o uso de celulares nas escolas nesta segunda-feira, às 15h. A cerimônia contará com a presença de figuras importantes como o deputado Alceu Moreira (MDB-RS), autor do projeto, e Renan Ferreirinha (PSD-RJ), secretário municipal de Educação do Rio de Janeiro, que implementou a medida na…

Continue Reading

Política

Lula faz analogia polêmica sobre amantes em discurso e Bolsonaro rebate com críticas

A fala sobre os homens serem “mais apaixonados” pelas amantes retratava sua paixão pela democracia.

Published

on

Presidente Lula
Presidente Lula durante discurso feito nesta quarta-feira, 8 de janeiro (Foto: Reprodução/ Canal Gov)

Nesta quarta-feira (8), o presidente Lula (PT) disse que os homens seriam “mais apaixonados” pelas amantes do que pelas suas mulheres. A analogia surgiu quando ele se descreveu como “um homem amante da democracia” em cerimônia feita em alusão aos dois anos das invasões de 8 de janeiro de 2023. Assista o momento da fala do presidente Lula: Ver esta…

Continue Reading
Pular para o conteúdo