Connect with us

Política

Celso de Mello diz que bolsonaristas querem ditadura e compara Brasil à Alemanha de Hitler

Mensagens foram publicadas na coluna da jornalista Mônica Bergano, do Grupo Folha, no domingo (31)

Published

on

Celso de Mello
Ministro do STF, Celso de Mello (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

O ministro Celso de Mello, do STF (Supremo Tribunal Federal), enviou mensagem a ministros da corte comparando o momento atual vivido pelo Brasil com o da Alemanha sob Adolf Hitler.

Celso ainda alertou que a “intervenção militar, como pretendia por bolsonaristas e outras lideranças autocráticas que desprezam a liberdade e odeiam a democracia”.

“É preciso resistir à destruição da ordem democrática, para evitar o que ocorreu na República de Weimar quando Hitler, após eleito pelo voto popular e posteriormente nomeado pelo presidente Paul von Hindenburg como chanceler da Alemanha, não hesitou em romper e em nulificar a progressista democrática e inovadora Constituição de Weimar, impondo ao país um sistema totalitária de Poder”, diz trecho da mensagem.

As mensagens foram publicadas na coluna da jornalista Mônica Bergano, do Grupo Folha, no domingo (31).

Leia a cópia da mensagem na íntegra:

“GUARDADAS as devidas proporções, O “OVO DA SERPENTE”, à semelhança do que ocorreu na República de Weimar (1919-1933) , PARECE estar prestes a eclodir NO BRASIL ! É PRECISO RESISTIR À DESTRUIÇÃO DA ORDEM DEMOCRÁTICA, PARA EVITAR O QUE OCORREU NA REPÚBLICA DE WEIMAR QUANDO HITLER, após eleito por voto popular e posteriormente nomeado pelo Presidente Paul von Hindenburg , em 30/01/1933 , COMO CHANCELER (Primeiro Ministro) DA ALEMANHA (“REICHSKANZLER”), NÃO HESITOU EM ROMPER E EM NULIFICAR A PROGRESSISTA , DEMOCRÁTICA E INOVADORA CONSTITUIÇÃO DE WEIMAR, de 11/08/1919, impondo ao País um sistema totalitário de poder viabilizado pela edição , em março de 1933 , da LEI (nazista) DE CONCESSÃO DE PLENOS PODERES (ou LEI HABILITANTE) que lhe permitiu legislar SEM a intervenção do Parlamento germânico!!!! “INTERVENÇÃO MILITAR”, como pretendida por bolsonaristas e outras lideranças autocráticas que desprezam a liberdade e odeiam a democracia, NADA MAIS SIGNIFICA, na NOVILÍNGUA bolsonarista, SENÃO A INSTAURAÇÃO , no Brasil, DE UMA DESPREZÍVEL E ABJETA DITADURA MILITAR !!!!”

Ataques contra o STF

Na semana passada, Bolsonaro compartilhou o vídeo de uma entrevista do jurista Ives Gandra Martins defende que as Forças Armadas podem intervir quando houver impasse entre autoridades.

Este foi um dos vários ataques que o presidente e seus apoiadores vem fazendo contra o STF.

O presidente é investigado pelo STF por tentar interferir politicamente no comando da Polícia Federal que foi aberto após acusações de Sergio Moro.

Além disso, há outro inquérito que investiga militares e parlamentares na disseminação de fake news e ameaças contra autoridades.

Com informações da ‘Folha de S. Paulo’.

Política

Presidentes das Câmaras da RMJ cobram Estado por soluções em saúde, educação, mobilidade e moradia

Published

on

Na segunda-feira (24), foi realizada em Louveira a terceira reunião entre os presidentes das Câmaras Municipais da Região Metropolitana de Jundiaí (RMJ), que representam mais de 1 milhão de habitantes. A RMJ é composta por oito municípios: Jundiaí, Itupeva, Louveira, Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista, Jarinu, Cabreúva e Itatiba. O grupo reforçou a união dos legislativos para buscar soluções junto…

Continue Reading

Política

STF inicia julgamento que pode tornar Bolsonaro réu nesta terça-feira (25)

Às 9h30, Primeira Turma do STF analisa denúncia da PGR sobre tentativa de golpe de Estado.

Published

on

Nesta terça-feira (25), o Supremo Tribunal Federal (STF) começa a análise do caso envolvendo oito denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR), acusados de tentativa de golpe de Estado em 2022, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro. Os denunciados foram indiciados pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado por violência…

Continue Reading
Advertisement
Pular para o conteúdo