Em reunião tensa, Maia diz que pode aceitar pedido de impeachment
Connect with us

Política

Em reunião tensa, Maia diz que pode aceitar pedido de impeachment

Fala do presidente da Câmara foi depois do anúncio de que o DEM deixaria Baleia Rossi para apoiar Arthur Lira.

Published

on

Atualizado há

Rodrigo Maia, presidência da Câmara
Foto: Reprodução/ Agência Câmara

Neste domingo (31), durante uma reunião tensa na casa do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), líderes e presidentes de partidos receberam à informação de que o partido Democratas deixaria Baleia Rossi (MDB) para apoiar o candidato Arthur Lira (PP-AL), na disputa pela presidência da Casa.

De acordo com relatos de pessoas presentes, o presidente do DEM, ACM Neto, informou a Maia e aos 16 deputados do partido que decidiram votar em Lira, candidato do presidente Jair Bolsonaro. Dessa forma, Baleia teria apenas 15 deputados do partido, e sua candidatura sofreria uma espécie de “tiro de misericórdia” sem o apoio do DEM. A reação sobre o anúncio foi energética.

Assim, Maia disse que, com esse golpe provocado pelo grupo de Bolsonaro, não teria outra alternativa a não ser aceitar um dos pedidos de impeachment contra o presidente. A solicitação de impeachment pode tramitar apenas após a aprovação do presidente da Câmara. Ou seja, a decisão é apenas dele. Nesta segunda-feira (1º), Maia deixa o comando da Casa.

Dividido

Alguns políticos que estiveram na reunião sugeriram que Maia autorizasse não apenas um, mas todos os pedidos de impeachment contra Jair Bolsonaro, que hoje estão “na gaveta”.

No entanto, outro grupo de Maia defende que ele não aceite, e que a decisão seria “casuísmo” aprovar o impeachment em sua saída como presidente da Câmara. “Não fez em dois anos, vai fazer agora no último minuto”, afirmam amigos do deputado.

De acordo com políticos experientes de Brasília, mesmo que os pedidos não fossem para frente, o processo para derrotar cada um seria muito desgastante. Além disso, caberia recurso ao plenário contra uma eventual aprovação de Maia.

As chances de a base bolsonarista derrubar os pedidos ainda no começo são grandes. Mas, ainda assim, o tema tomaria conta da pauta política.

Reação da esquerda

Representantes da esquerda que estavam presentes na reunião, entre eles o PT, também prometeram reagir. Segundo eles, se o DEM desembarcasse, retirariam o apoio ao candidato Rodrigo Pacheco, candidato do DEM, do comando do senado.

Sem os partidos da esquerda, a candidatura de Pacheco sairia da “zona de conforto” e correria algum risco. ACM Neto ouviu as reações e deixou a casa de Maia para reunir o comando do partido. Assim, os integrantes da cúpula optaram pela neutralidade, o que o grupo de Maia disse que não aceitaria.

Política

PEC pelo fim da escala 6×1 chega a 171 assinaturas e já pode tramitar

Número de parlamentares que assinaram a proposta ultrapassou a quantidade necessária na manhã desta quarta-feira (13).

Published

on

Foto de carteira de trabalho sendo preenchida por mão feminina; escala 6x1
A PEC começará a ser discutida na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara (Foto: Marcello Casal/ Agência Brasil)

A proposta apresentada na Câmara dos Deputados pela deputada Erika Hilton (PSOL-SP) que sugere o fim da jornada de trabalho 6x1, obteve 104 assinaturas para ser protocolada e começará a prosseguir.  Na manhã desta quarta-feira (13), o número de parlamentares que assinaram a proposta ultrapassou a quantidade necessária, alcançado 171 assinaturas. E neste momento, a PEC começará a ser discutida…

Continue Reading

Política

Gustavo Martinelli reafirma compromisso com um governo transparente e de eficiência financeira

Nesta terça-feira (12), a equipe de transição se reunirá com a atual gestão para alinhar o repasse das demandas.

Published

on

Gustavo Martinelli e Ricardo Benassi
Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

A equipe de transição de Gustavo Martinelli e Ricardo Benassi iniciou um estudo detalhado da situação financeira atual da Prefeitura de Jundiaí e, com base nessa análise, informaram que revisarão os contratos vigentes para avaliar sua real necessidade e benefício para a cidade. “Nossa prioridade é garantir que todos os recursos sejam utilizados de maneira responsável, pensando sempre no melhor…

Continue Reading

Política

Equipe de transição de Gustavo Martinelli se encontra com atual gestão na terça-feira (12)

Published

on

Gustavo Martinelli e Ricardo Benassi
Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal

A equipe de transição de Gustavo Martinelli informou que se reunirá com a atual gestão da Prefeitura de Jundiaí nesta terça-feira (12), no Paço Municipal. O encontro foi previamente definido em comum acordo entre ambas as partes, que concordaram com o dia e horário da reunião. Transição para governo de Gustavo Martinelli “Gustavo e Ricardo estão comprometidos com uma transição…

Continue Reading

Eleições 2024

Mudança de votos a favor de Gustavo Martinelli no TRE-SP resulta em empate

Em nota, a equipe de Gustavo Martinelli diz confiar na Justiça e acreditar que a vontade popular será respeitada.

Published

on

Gustavo Martinelli vice-prefeito de Jundiaí
Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal

O julgamento de impugnação da candidatura de Gustavo Martinelli a prefeito de Jundiaí foi novamente adiado, agora em razão de um empate após mudanças de voto entre os juízes do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP). O presidente do TRE, que não estava acompanhando o processo desde o início, pediu vistas para melhor entendimento do caso, o que resultou…

Continue Reading

Política

Lula parabeniza Trump por vitória nos EUA e defende diálogo internacional

Nos bastidores, diplomatas brasileiros avaliam que o governo Lula deve priorizar a eficácia e a manutenção de uma boa relação com o governo Trump.

Published

on

Lula e Trump
Fotos: Ricardo Stuckert/PR | Reprodução/NBC News

Nesta quarta-feira (6), o presidente do Brasil, Luiz Inácio "Lula" da Silva (PT), parabenizou Donald Trump por sua vitória na eleição presidencial dos Estados Unidos. Em sua rede social, Lula expressou o desejo de sorte para o novo governo americano e defendeu o diálogo e a cooperação internacional em prol da paz. "Meus parabéns ao presidente Donald Trump pela vitória…

Continue Reading
Advertisement