Em reunião tensa, Maia diz que pode aceitar pedido de impeachment
Conecte-se conosco

Política

Em reunião tensa, Maia diz que pode aceitar pedido de impeachment

Fala do presidente da Câmara foi depois do anúncio de que o DEM deixaria Baleia Rossi para apoiar Arthur Lira.

Publicado

em

Atualizado há

Rodrigo Maia, presidência da Câmara
Foto: Reprodução/ Agência Câmara

Neste domingo (31), durante uma reunião tensa na casa do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), líderes e presidentes de partidos receberam à informação de que o partido Democratas deixaria Baleia Rossi (MDB) para apoiar o candidato Arthur Lira (PP-AL), na disputa pela presidência da Casa.

De acordo com relatos de pessoas presentes, o presidente do DEM, ACM Neto, informou a Maia e aos 16 deputados do partido que decidiram votar em Lira, candidato do presidente Jair Bolsonaro. Dessa forma, Baleia teria apenas 15 deputados do partido, e sua candidatura sofreria uma espécie de “tiro de misericórdia” sem o apoio do DEM. A reação sobre o anúncio foi energética.

Assim, Maia disse que, com esse golpe provocado pelo grupo de Bolsonaro, não teria outra alternativa a não ser aceitar um dos pedidos de impeachment contra o presidente. A solicitação de impeachment pode tramitar apenas após a aprovação do presidente da Câmara. Ou seja, a decisão é apenas dele. Nesta segunda-feira (1º), Maia deixa o comando da Casa.

Dividido

Alguns políticos que estiveram na reunião sugeriram que Maia autorizasse não apenas um, mas todos os pedidos de impeachment contra Jair Bolsonaro, que hoje estão “na gaveta”.

No entanto, outro grupo de Maia defende que ele não aceite, e que a decisão seria “casuísmo” aprovar o impeachment em sua saída como presidente da Câmara. “Não fez em dois anos, vai fazer agora no último minuto”, afirmam amigos do deputado.

De acordo com políticos experientes de Brasília, mesmo que os pedidos não fossem para frente, o processo para derrotar cada um seria muito desgastante. Além disso, caberia recurso ao plenário contra uma eventual aprovação de Maia.

As chances de a base bolsonarista derrubar os pedidos ainda no começo são grandes. Mas, ainda assim, o tema tomaria conta da pauta política.

Reação da esquerda

Representantes da esquerda que estavam presentes na reunião, entre eles o PT, também prometeram reagir. Segundo eles, se o DEM desembarcasse, retirariam o apoio ao candidato Rodrigo Pacheco, candidato do DEM, do comando do senado.

Sem os partidos da esquerda, a candidatura de Pacheco sairia da “zona de conforto” e correria algum risco. ACM Neto ouviu as reações e deixou a casa de Maia para reunir o comando do partido. Assim, os integrantes da cúpula optaram pela neutralidade, o que o grupo de Maia disse que não aceitaria.

Política

Maio Furta-Cor: encontro em Jundiaí reúne poder público e sociedade pela saúde mental materna

O vereador Faouaz Taha tem trabalhado a temática com um projeto de lei que será votado na próxima terça

Publicado

em

Por

Vereador Faouaz Taha tem trabalhado a temática com um projeto de lei a ser votado. Foto: Arquivo Pessoal

Em encontro realizado na Câmara de Jundiaí, nesta quinta-feira (9), representantes do poder público e profissionais da sociedade civil discutiram os cuidados necessários com a saúde mental materna. O tema é pilar da campanha Maio Furta-Cor, que já existe nacionalmente, e tem sido trabalhada pelo vereador Faouaz Taha. Um projeto de lei de sua autoria, que cria a campanha na…

Continuar lendo

Política

Autoridades apoiam proposta de liberdade religiosa em Jundiaí

Proposta de Emenda à Lei Orgânica garante livre manifestação religiosa em Jundiaí e recebe amplo apoio. Saiba mais.

Publicado

em

Por

Foto: Arquivo Pessoal

Na noite desta quarta-feira (8), Jundiaí deu um passo importante na defesa da liberdade religiosa, durante audiência pública realizada na Câmara Municipal. A proposta de emenda à Lei Orgânica que assegura o direito à livre manifestação religiosa no município recebeu amplo apoio de autoridades religiosas e da população em geral. O autor da iniciativa, vereador Cristiano Lopes, celebrou a grande…

Continuar lendo

Política

Pesquisa Quaest: 50% dos brasileiros aprovam trabalho de Lula; 47% desaprovam

Publicado

em

Por

Presidente Lula falando ao microfone a frente da bandeira do Brasil
Aprovação do trabalho de Lula caiu um ponto percentual em relação ao último levantamento em fevereiro (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

O trabalho realizado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é aprovado por 50% dos brasileiros, conforme indica a pesquisa realizada pela Genial/Quaest e divulgada nesta quarta-feira (8). Por outro lado, 47% dos entrevistados desaprovam sua gestão, enquanto 3% dos participantes não sabem ou optaram por não responder. A aprovação do trabalho de Lula oscilou um ponto percentual para…

Continuar lendo

Política

Audiência pública vai tratar da livre manifestação religiosa em Jundiaí

Publicado

em

Por

Vereador Cristino Lopes de Jundiaí
Vereador Cristiano Lopes propõe emenda para proteger direitos religiosos frente a restrições administrativas. (Foto: Arquivo pessoal)

Lideranças religiosas do município participam, no próximo dia 8 (quarta-feira), às 19h, de audiência pública na Câmara Municipal de Jundiaí, para discutir a Proposta de Emenda à Lei Orgânica que assegura a livre manifestação religiosa. De autoria do vereador Cristiano Lopes, a iniciativa tem objetivo de garantir este direito e evitar que “pretextos de ordem administrativa” violem o que já…

Continuar lendo

Política

Mauro Cid volta para casa após ser solto por Moraes e deixar prisão

Publicado

em

Por

Mauro Cid
Mauro Cid deixa a prisão após decisão do STF, sujeito a rigorosas medidas de monitoramento (Foto: Lula Marques/ Agência Brasil)

Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro, foi solto na tarde desta sexta-feira (3), após decisão do ministro Alexandre de Moraes do Supremo Tribunal Federal (STF). Cid havia sido preso em março por desrespeitar regras da delação premiada, após vazamento de áudios com críticas à Polícia Federal e ao STF. Apesar da soltura, Cid terá que continuar cumprindo…

Continuar lendo