Movimentos sociais repudiam falas preconceituosas na Câmara Municipal de Jundiaí
Conecte-se conosco

Política

Movimentos sociais repudiam falas preconceituosas na Câmara Municipal de Jundiaí

Cinco movimentos assinam o documento, que deve ser encaminhado ao Legislativo

Publicado

em

Atualizado há

Madson Henrique, Val Freitas e Douglas Medeiros estão envolvidos em nova polêmica na Câmara (Foto: Arquivo/TV Câmara)

Cinco grupos de movimentos sociais jundiaienses assinaram uma nota de repúdio às atitudes dos vereadores Douglas Medeiros (PSDB), Madson Henrique e Enivaldo Ramos de Freitas, o Val (ambos do PSC), que causaram polêmica após falas preconceituosas na sessão da Câmara Municipal, realizada ontem (29). Ouvidos pelo Tribuna de Jundiaí, os parlamentares defenderam a posição e negaram ter cometido qualquer desrespeito.

A nota não cita o pastor Roberto Conde Andrade (REP), que também participou da estratégia traçada pela chamada “Bancada da Bíblia” – em alusão ao termo criado no Congresso Nacional para definir a união de parlamentares que pregam a defesa dos valores cristãos e da família.

Assinam o documento, que deve ser entregue ao Legislativo, responsáveis pelos movimentos Rede Valentes, Coletivo Valérias, Aliados, Promotoras Legais Populares – Jundiaí e Região e CEMP (Centro de Estudos Maria Padilha), além de Helena Alves.

“Apresentamos nosso total repúdio às atitudes dos vereadores acima citados, em razão de mais um ardil utilizado para terem a oportunidade de atacar as famílias homotransafetivas, como têm feito sistematicamente. Também repudiamos o desrespeito às funções que exercem e que lhes foram outorgadas pela população que exige, desses vereadores, o cumprimento das obrigações atinentes à vereança e ao decoro parlamentar”, destacaram os movimentos, em um dos trechos da nota.

Preconceito

As falas foram feitas na sessão após um pedido de urgência, feito por Madson, ter sido negado no Plenário. A intenção era discutir e votar uma moção de repúdio contra a divulgação de vídeo da rede de fast food Burger King, sobre ideologia de gênero (a proposta não estava na relação de projetos aptos para discussão naquele dia). A maioria votou contrária ao pedido, o que impediu a discussão do tema na sessão – que prosseguiu com a execução da pauta do dia.

Como represália, Douglas, Madson, Val e Roberto Conde usaram a discussão sobre a moção de Quézia de Lucca (PL), que tratava de apoio ao combate à violência contra a mulher, para recriminar a atitude do Burger King. “Nós não somos homofóbicos, mas tem de respeitar o padrão da Bíblia, que é homem e mulher”, disse Roberto Conde (REP).

Em outro trecho da nota, os movimentos citam perseguição dos parlamentares. “… desvirtuaram completamente um importante debate sobre o tema, para tratar de assunto alheio à moção, mas que interessa aos ditos vereadores, porque mantêm uma constante cruzada de perseguição às famílias LGBT, ao arrepio da Constituição Federal e da Lei do Racismo, que criminaliza atitudes homofóbicas”.

O presidente da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar, Cícero Camargo da Silva (PL), disse ontem que até o momento nenhuma denúncia relacionada ao episódio chegou ao conhecimento da comissão.

Outro lado

Procurados pelo Tribuna de Jundiaí, os vereadores se pronunciaram a respeito. “Votei favorável à moção (da Quézia) porque o texto converge com o que acredito, que é a pauta da família. Todo mundo sabe que a gente carrega essa bandeira. Fiz a defesa pertinente, dentro do contexto e daquilo que acredito. Não vi falta de respeito nenhuma”, comentou Madson Henrique.

“Essa campanha propagandística está bombardeando a família brasileira, para tentar moldá-la segundo as suas depravações. As apelações a que recorrem os perversores revelam o quão pouco vantajosa é a sua posição e, por isso, não podemos permitir que nos intimidem! Vamos continuar defendendo os nossos valores, a nossa moral, a nossa tradição cristã, falando sem nenhuma vergonha sobre toda essa imposição indevida. Não nos calaremos diante da ditadura do politicamente correto nem deixaremos amordaçarem as nossas bocas. Podem gastar milhões com propaganda e publicidade, podem mobilizar toda a mídia nacional e local, nada disso pode deter a força avassaladora da verdade, nem mudar aquilo que é correto”, discursou Douglas Medeiros – que é integrante da Comissão de Ética da Câmara.

Val Freitas disse que respeita a diversidade de pensamentos. “Nós não desvirtuamos a moção apresentada pela Quézia, porque é um assunto correlato e a discussão foi negada para que entrasse na pauta. Os vereadores não aprovaram a emergência e alguns cristãos votaram contra, foi isso que reclamei. Mas nós nunca desrespeitaremos o direito da pessoa de ser o que quiser, isso é homofobia. Apoiamos a moção da Quézia e aprovamos com louvor porque entendemos que a ideologia de gênero não deve ser propagada por crianças. A ação do Burger King é uma afronta à mulher, desde a criança, e tinha tudo a ver com o tema que estava sendo discutido naquele momento. Aprendemos, dentro dos valores cristãos, que devemos respeitar o outro como a nós mesmos. Não houve desrespeito”.

Política

Prefeitura de Jundiaí mantém proposta de reajuste e reforça que não haverá perdas aos servidores

Proposta inclui aumento no auxílio-alimentação e ajuste retroativo a partir de janeiro.

Publicado

em

Por

Reunião com sindicato dos servidores públicos na prefeitura de Jundiaí
Encontro reuniu integrantes da administração, servidores e o Sindicato dos Funcionários Públicos (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Em compromisso com a valorização dos servidores municipais, a Prefeitura de Jundiaí mantém a proposta de reajuste salarial para 2024, que garante um aumento de 7,39% aos funcionários. A proposta, que já foi discutida com representantes do Sindicato dos Servidores Públicos de Jundiaí (SISPMUJ), será encaminhada à Câmara Municipal para votação. Reajuste acima da inflação e medidas adicionais de valorização…

Continuar lendo

Política

Governo de São Paulo se compromete a usar mais câmeras corporais na polícia

Cronograma prevê a implementação do sistema até setembro, após compromisso feito com o STF

Publicado

em

Por

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

O governo de São Paulo comprometeu-se junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) a adotar câmeras corporais em operações policiais no estado e delineou um cronograma que prevê a implementação do sistema até setembro. Para tanto, o estado planeja realizar novas licitações, incluindo uma para a aquisição de mais de três mil equipamentos. Este compromisso foi assumido durante uma conversa com…

Continuar lendo

Política

Google proíbe publicidade política para as eleições municipais de 2024

A nova regra, prevista para entrar em vigor em maio, foi criada devido à resolução do Tribunal Superior Eleitoral sobre publicidade de candidatos e partidos nas eleições municipais deste ano.

Publicado

em

Por

Celular com Google
A mudança será feita nas regras de conteúdo político do Google Ads, ferramenta em que anunciantes podem pagar para impulsionar conteúdos (Foto: Freepik)

Nesta quarta-feira (24), o Google informou que proibirá a veiculação de anúncios políticos para as eleições municipais deste ano em suas plataformas. A nova regra entra em vigor em maio. De acordo com o anúncio, o Google tomou a decisão após a nova resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre publicidade de candidatos e partidos. A empresa considerou o texto muito…

Continuar lendo

Política

PGR pede mais investigação sobre cartão de vacina de Bolsonaro

Gonet investiga possível uso de certificado falso de vacina por Bolsonaro nos EUA.

Publicado

em

Por

Paulo Gonet solicita à PF aprofundamento na investigação sobre certificado de vacinação de Bolsonaro (Foto: Alan Santos/PR)

Solicitação de investigação detalhada O procurador-geral da República, Paulo Gonet, emitiu um pedido formal à Polícia Federal nesta terça-feira (23) para que seja intensificada a investigação do caso envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro. O foco é determinar se houve fraude nos certificados de vacinação contra a COVID-19. Essa solicitação surge após a revelação de que, no mês passado, Bolsonaro, junto…

Continuar lendo

Política

Alexandre de Moraes diz que soberania brasileira está sob ataque

Publicado

em

Por

Foto de Alexandre Moraes durante coletiva de imprensa
Ministro Alexandre de Moraes discursa sobre a defesa da soberania nacional e os desafios enfrentados pela democracia brasileira. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Em um pronunciamento feito nesta sexta-feira (19), Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), destacou uma preocupante situação envolvendo a soberania do Brasil. Segundo ele, existe um ataque coordenado envolvendo mercantilistas estrangeiros, atrelados às redes sociais, e políticos brasileiros de inclinações extremistas. Declarações do ministro no evento Durante a cerimônia de…

Continuar lendo
Publicidade