Para ministros do STF, fala de Moro mostra crimes de Bolsonaro
Connect with us

Política

Para ministros do STF, fala de Moro mostra crimes de Bolsonaro

Moro fez revelações sobre atitudes do presidente durante coletiva de imprensa nesta sexta (24)

Published

on

Moro presta continência na saída da coletiva
Moro pediu demissão nesta sexta-feira (24) e revelou bastidores do governo. (Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) entendem que o presidente Jair Bolsonaro pode ter cometidos diversos crimes ligados à demissão do diretor-geral da Polícia Federal. As revelações foram feitas nesta sexta-feira (24) pelo ex-ministro da Justiça, Sergio Moro.

Segundo Moro, Maurício Valeixo não foi demitido a pedidos, como tratado na exoneração; portanto, Bolsonaro mentiu e pode responder pelo artigo 299 do Código Penal que determina como crime “omitir, em documento público ou particular, declaração que dele devia constar, ou nele inserir ou fazer inserir declaração falsa ou diversa da que devia ser escrita, com o fim de prejudicar direito, criar obrigação ou alterar a verdade sobre fato juridicamente relevante”.

Ainda segundo Moro, o presidente queria acionar relatórios de inteligência de investigações da Polícia Federal.

Com isso, segundo divulgou a Folha de S. Paulo, ele pode ter incorrido no artigo 321 do Código Penal, que prevê até três meses de prisão para quem “patrocinar, direta ou indiretamente, interesse privado perante a administração pública, valendo-se da qualidade de funcionário”.

Para um dos ministros do STF, é claro que o Executivo jamais deve supervisionar o trabalho da PF. A isso, cabe a atuação do Ministério Público Federal e do poder Judiciário.

Por fim, outras autoridades pontam o crime de prevaricação.

“Retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa da lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal”. A pena é de detenção de até um ano, e multa, previstos no artigo 319.

A OAB informou que uma comissão de estudos constitucionais vai elaborar um relatório para saber se Bolsonaro cometeu algum crime de responsabilidade, o que poderia sustentar um pedido de impeachment.

 

Política

Lula sanciona projeto que limita uso de celulares nas escolas

A sanção foi oficializada no Palácio do Planalto, com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana, e outros representantes da educação.

Published

on

Presidente Lula.
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou, nesta segunda-feira (13), o projeto de lei que limita o uso de celulares nas escolas públicas e privadas do Brasil. A medida, aprovada sem vetos, busca regulamentar o uso de smartphones no ambiente escolar, abrangendo desde a pré-escola até o ensino médio. A legislação proíbe o uso de celulares em sala…

Continue Reading

Política

Bolsonaro tenta reaver passaporte para ir à posse de Trump; Moraes cobra comprovação de convite

O passaporte de Jair Bolsonaro foi apreendido em fevereiro de 2024, no âmbito da Operação Tempus Veritatis, conduzida pela Polícia Federal (PF).

Published

on

Jair Bolsonaro e Alexandre de Moraes
Fotos: Alan Santos/PR | Lula Marques/ Agência Brasil

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou que a defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro apresente um documento oficial do governo dos Estados Unidos comprovando que ele foi formalmente convidado para a cerimônia de posse do presidente estadunidense Donald Trump. A decisão foi proferida neste sábado (11), de acordo com o que estabelece o artigo 236 do…

Continue Reading

Política

Lula deve assinar lei que proíbe uso de celular nas escolas nesta segunda-feira (13)

A expectativa é que a nova lei entre em vigor já no início do próximo ano letivo, em fevereiro.

Published

on

Presidente Lula
Foto: José Cruz/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está programado para sancionar, a lei que proíbe o uso de celulares nas escolas nesta segunda-feira, às 15h. A cerimônia contará com a presença de figuras importantes como o deputado Alceu Moreira (MDB-RS), autor do projeto, e Renan Ferreirinha (PSD-RJ), secretário municipal de Educação do Rio de Janeiro, que implementou a medida na…

Continue Reading
Advertisement
Pular para o conteúdo