Presidente do Chile se manifesta após fala de Bolsonaro sobre morto em ditadura chilena
Conecte-se conosco

Política

Presidente do Chile se manifesta após fala de Bolsonaro sobre morto em ditadura chilena

Ele afirmou que ‘diferentes visões’ sobre a ditadura chilena devem ser sempre expressadas “com respeito às pessoas”

Publicado

em

Atualizado há

Presidente do Chile se manifesta após fala de Bolsonaro sobre morto em ditadura chilena
O presidente do Chile, Sebatián Piñera (Foto: François Mori/Pool/AFP)

O presidente do Chile, Sebastián Piñera, afirmou nesta quarta-feira (4) que “não compartilha” das recentes declarações do presidente Jair Bolsonaro sobre o pai de Michelle Bachelet, alta comissária da ONU para Direitos Humanos, que foi morto durante a ditadura chilena.

Nesta manhã, Bolsonaro disse que se o general Augusto Pinochet, ditador chileno nas décadas de 70 e 80, não houvesse derrotado esquerdistas, entre eles Alberto, o pai de Bachelet, o Chile hoje seria “uma Cuba”.

“Ela critica dizendo que o Brasil está perdendo o seu espaço democrático. Senhora Michelle Bachelet, se não fosse o pessoal do Pinochet derrotar a esquerda em 73, entre eles o seu pai, hoje o Chile seria uma Cuba. Acho que não preciso falar mais nada para ela”, afirmou Bolsonaro.

Alberto morreu em 12 de março de 1974 na Prisão Pública de Santiago, possivelmente em decorrência das torturas sofridas na prisão.

Nesta tarde, em entrevista coletiva no Palácio La Moneda, em Santiago, Piñera afirmou:

“É de conhecimento público meu permanente compromisso com a democracia, a liberdade, o respeito aos direitos humanos, em todo o tempo, em todo o lugar e todas as circunstâncias”, disse Piñera.

“Sem prejuízo aos diferentes olhares que podem existir sobre os nossos governos da década de 1970 e 1980, sempre essas visões devem ser expressadas com respeito às pessoas”, afirmou o presidente chileno.

“Por isso, não compartilho, de jeito nenhum, da alusão feita pelo presidente [Jair] Bolsonaro sobre uma ex-presidente do Chile [Michelle Bachelet], e especialmente em um tema tão doloroso como a morte de seu pai.”

O presidente do Senado do Chile, Jaime Quintana, afirmou que as declarações de Bolsonaro “são tremendamente graves não só para a ex-presidenta [Bachelet] como para a memória dos chilenos”:

“Este é um tema sensível no Chile. Parece-nos que o presidente Bolsonaro, de tempos em tempos, está acostumando a região e ao mundo a esse tipo de declarações. Estamos diante de uma pessoa que, no fundo, é um ditador vestido de democrata”, afirmou Quintana.

Com informações do G1.

Política

Estado de SP aprova criação de escolas cívico-militares

Com protesto durante a votação, oito pessoas foram detidas, mas já liberadas após audiência de custódia

Publicado

em

Policial militar acompanha alunos em atividade na quadra de uma escola, promovendo segurança e interação na comunidade escolar.
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Na terça-feira (21), a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) aprovou, em meio a protestos e detenções, a criação das escolas cívico-militares. Sob autoria do governo Tarcísio de Freitas, com 54 votos a favor e 31 contra, o projeto prevê a implementação de escolas com gestão compartilhada entre corporações militares e secretarias estaduais ou municipais de educação. Confronto…

Continuar lendo

Política

2ª Turma do STF extingue pena de José Dirceu na Lava Jato

Por 3 votos a 2, ministros avaliaram que pena ‘prescreveu’, ou seja, prazo para punir foi ultrapassado

Publicado

em

Por

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Na mais recente sessão da Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), realizada nesta terça-feira (21), uma decisão majoritária resultou na extinção da pena do ex-ministro José Dirceu, em uma condenação por corrupção passiva relacionada à operação Lava Jato. Revisão do caso José Dirceu havia sido condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro pela 13ª Vara Federal de Curitiba,…

Continuar lendo

Política

Conheça os pré-candidatos à Prefeitura de Jundiaí nas eleições 2024

Com mais de 310 mil eleitores, Jundiaí se prepara para as eleições municipais de 2024

Publicado

em

Eleitores de Jundiaí se preparam para escolher entre seis pré-candidatos à prefeitura nas eleições municipais de 2024 (Foto: Divulgação)

O cenário político em Jundiaí, cidade com mais de 310 mil eleitores, apresenta seis pré-candidatos à prefeitura para as eleições de 2024. O primeiro turno das eleições municipais está marcado para o dia 6 de outubro, e as negociações por alianças e o lançamento de pré-candidaturas já estão em andamento. Segundo a Justiça Eleitoral, os partidos têm de 20 de…

Continuar lendo

Política

Maio Furta-Cor: encontro em Jundiaí reúne poder público e sociedade pela saúde mental materna

O vereador Faouaz Taha tem trabalhado a temática com um projeto de lei que será votado na próxima terça

Publicado

em

Por

Vereador Faouaz Taha tem trabalhado a temática com um projeto de lei a ser votado. Foto: Arquivo Pessoal

Em encontro realizado na Câmara de Jundiaí, nesta quinta-feira (9), representantes do poder público e profissionais da sociedade civil discutiram os cuidados necessários com a saúde mental materna. O tema é pilar da campanha Maio Furta-Cor, que já existe nacionalmente, e tem sido trabalhada pelo vereador Faouaz Taha. Um projeto de lei de sua autoria, que cria a campanha na…

Continuar lendo

Política

Autoridades apoiam proposta de liberdade religiosa em Jundiaí

Proposta de Emenda à Lei Orgânica garante livre manifestação religiosa em Jundiaí e recebe amplo apoio. Saiba mais.

Publicado

em

Por

Foto: Arquivo Pessoal

Na noite desta quarta-feira (8), Jundiaí deu um passo importante na defesa da liberdade religiosa, durante audiência pública realizada na Câmara Municipal. A proposta de emenda à Lei Orgânica que assegura o direito à livre manifestação religiosa no município recebeu amplo apoio de autoridades religiosas e da população em geral. O autor da iniciativa, vereador Cristiano Lopes, celebrou a grande…

Continuar lendo